publicidade
21/07/2010 09:22

João Pedro Guim finalizou entre os "top 10" da Cadete

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Na última semana, entre os dias 13 e 17 de julho, todas as atenções do kartismo nacional estiveram voltadas para o Kartódromo Internacional de Volta Redonda, interior do estado do Rio de Janeiro. Lá aconteceu a primeira fase do 45º Campeonato Brasileiro de Kart, competição que reuniu 151 pilotos das classes Mirim, Cadete, Super Cadete, Júnior Menor, Júnior e F-4.

A categoria que reuniu o maior número de competidores foi a Cadete, com 41 participantes. Dentre as várias feras de todas as partes do país o piloto João Pedro Guim (Camargo Racing) esteve na competição defendendo as cores do estado de Minas Gerais.

Guim, que atualmente está radicado em Cuiabá (MT), mas participa das disputas da Copa São Paulo Light e Granja Viana, é uma das grandes revelações do kartismo atual. Recém promovido da classe Mirim, o pequeno piloto de 10 anos já acumula várias vitórias e títulos e provou que já briga de igual para igual com os concorrentes mais experientes.

Nesta semana, porém, em Volta Redonda, o piloto parecia ter sido abandonado pela sorte. Sem ter conseguido um bom acerto para o seu kart Guim e a equipe Camargo Racing lutaram durante todos os treinos livres para conseguir um equipamento mais competitivo e que proporcionasse ao piloto condições de lutar pela vitória.

Como no Brasileiro os motores da Cadete são sorteados, João Pedro não se conformou com o baixo rendimento e, mesmo sob pena da perda de posições, trocou o propulsor por algumas vezes para ver se conseguiria um rendimento melhor. Nenhuma melhora significativa aconteceu e, após as duas tomadas de tempo, o piloto fez apenas o 36º tempo.

Herói nas corridas
Como o número de pilotos ultrapassou o máximo de 34 previsto para a corrida, apenas os 28 melhores classificados estariam confirmados na bateria Pré-Final. Os demais estariam sujeitos a uma prova de repescagem, de onde seriam classificados os seis pilotos restantes.

Assim, com o “fantasma” da repescagem rondando seu kart, Guim partiu para as corridas classificatórias. Com muita determinação e arrojo o piloto mostrou seu grande potencial e, mesmo com o kart longe do ideal, mostrou grande competência ao terminar a primeira corrida na 17ª posição e a segunda, na 13ª. Com os resultados ele somou 30 pontos e, deste modo, garantiu a 21ª posição no grid de largada da Pré-Final.

Em uma prova feita com o piso úmido e os karts com pneus de chuva, Guim fez mais uma grande corrida de recuperação. “Com a faca nos dentes”, ele não tomou conhecimento do piso escorregadio e com grande competência foi superando um a um seus adversários até receber a bandeirada na oitava posição.

A última e decisiva prova foi disputada na tarde de sábado. João Pedro, desta vez, não conseguiu uma boa largada e perdeu algumas posições. Sem desanimar, ele voltou a ultrapassar seus concorrentes, porém, quando chegou ao 12º lugar se viu envolvido em uma pelotão que brigava muito entre si e, deste modo, deixou o primeiro grupo escapar. Guim ainda conseguiu ultrapassar todos deste grupo em que estava e, por fim, recebeu a bandeirada na nona posição.

“Foi muito difícil. A pista estava naquela seca e molha e a gente nunca sabia que acerto ia usar no kart. Quero agradecer à equipe Camargo Racing e a minha família que me deram um grande apoio esta semana toda. Vou voltar para Cuiabá e continuar treinando para conseguir, ainda nesta temporada, a minha primeira vitória na Light e na Granja”, finalizou o garoto já pensando nos campeonatos regionais.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!