publicidade
03/08/2010 13:06

Johilton Pavlak vence na Shifter Júnior e garante bi no Brasileiro

Fonte: Fácil Comunicação


O piloto potiguar Johilton Pavlak (Kart Mini/ Inpav/ Facex/ Banda RK) conquistou mais uma vez o título de campeão brasileiro de kart, agora pela categoria Shifter Júnior. A vitória aconteceu neste sábado (31), no 45º Campeonato Brasileiro de Kart, em Florianópolis (SC). O piloto chegou à Final com o direito de largar na pole position e confirmou sua superioridade, cruzando a linha de chegada apenas 44 milésimos a frente do segundo colocado. Johilton concederá entrevista coletiva à imprensa no mesmo dia que desembarca em Natal, nesta quarta-feira (4), às 15h, na Churrascaria Sal e Brasa.

O potiguar competiu em duas categorias, Shifter Júnior e Graduados. Pela Shifter Júnior, categoria que o consagrou bi-campeão, Johilton estava entre os dois pilotos mais rápidos nos treinos livres. Na tomada de tempo, ele fez o segundo melhor tempo, mas foi penalizado por motivos técnicos e acabou largando em último na primeira classificatória. Com uma ótima largada, ele ganhou três posições. O potiguar acelerou forte para manter o ritmo e cruzar a linha em 2º lugar na primeira bateria. Já na pré-final, Johilton, que largou na 2ª posição, assumiu a ponta logo na largada e terminou como vencedor.

Otimista com os bons resultados das provas anteriores, o piloto potiguar abriu boa distância dos demais kartistas na Final. Na metade da prova o paraense Jonathan Louis começou a encostar no líder, dando início a uma briga emocionante pelo título. Jonathan ainda tentou uma ultrapassagem arrojada na última curva, mas a experiência de Johilton fez com que ele retomasse a posição na sequência, numa ultrapassagem em “X”. Os pilotos entraram na reta final lado a lado, o que levantou a platéia. Johilton cruzou a linha de chegada 44 milésimos a frente do paranaense, comemorando muito o título de Bi-Campeão Brasileiro de Kart.

“Estou muito feliz com meus rendimentos e resultados. Tive mais dificuldades que outros pilotos porque corri em duas categorias. É complicado acertar dois equipamentos diferentes, saber diferenciar a tocada dos dois e até estar com um desgaste físico muito maior”, explicou Johilton.

Segundo Johilton, na categoria Graduados as provas foram muito competitivas contando com um grid formado por 42 pilotos. Mesmo assim o potiguar venceu a primeira classificatória. Ele largou em 4º, ganhou uma posição, manteve o ritmo e ultrapassou em uma única manobra o líder e vice-líder, assumindo a ponta até a bandeirada final. Largando do meio do pelotão da segunda bateria, Johilton conseguiu escapar de um acidente entre 12 karts logo na largada e de cara assumiu a liderança. Durante grande parte da prova Pavlak se defendeu dos ataques de Alain Sisdeli, mas na décima volta enfrentou problemas no kart e abandonou a prova. Na final, largou em 12º, sofreu com muitas batidas e não conseguiu uma posição no pódio.

“Sei que tinha condições de brigar pelo também pelo campeonato na Graduados, mas competição é assim mesmo. Estou muito feliz com meu Bi-Campeonato e só tenho a agradecer a todos que vem me acompanhando e me apoiando, a minha família e a Deus por tudo que vem acontecendo na minha carreira”, declarou Johilton.

Johilton ainda tem dois importantes desafios no kartismo em 2010: a final da Copa São Paulo Granja Viana e a Seletiva Petrobrás, que será realizada no fim do ano e contará com os 12 melhores pilotos do Brasil correndo em busca do prêmio de R$ 105 mil reais. Porém, o foco principal do piloto agora é a terceira etapa da Fórmula Future Fiat que acontecerá em São Paulo no dia 21 de agosto.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!