O piloto paranaense Jonathan Louis (ULV / Birel / VSA / Nicrom / Vinícola Santa Augusta / Adsive / Tcd / Plascon / Cia Athletica / Bisa / Raceland) foi o quarto colocado na 46ª edição do Brasileiro de Kart, realizado na semana passada no kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (MG). Com o resultado, Jonathan recebeu R$ 66 mil reais para competir na etapa de 2012 da Fórmula Futuro.
Os melhores pilotos de kart do país se reuniram na semana passada em Vespasiano (MG) para participar do maior campeonato de kart do país, o Brasileiro. Entre as feras que marcaram presença estava o curitibano Jonathan Louis. “Eu cheguei com grandes expectativas, porém sabia que o nível deste ano era muito alto e a dificuldade, com certeza, seria grande. Mesmo assim eu cheguei com a intenção de trabalhar duro para lutar pela vitória, já que meu equipamento era muito bom”, comentou.
Jonathan mostrou talento já nos treinos livres. “Os resultados foram melhores do que eu esperava. Tinha muitos pilotos da casa que eram muitos rápidos. Apesar dos adversários mineiros eu consegui andar bem e ficar sempre entre os cinco primeiros”. Com um bom equipamento Louis foi confiante para a classificação. Antes de entrar na pista para a classificação, John teve problemas no aquecimento. “No warm-up, de pneu novo, eu não consegui acertar bem o kart e por isso não fui rápido. Na tomada de tempo a situação foi a mesma e eu só conseguir fazer apenas o 19º tempo. Ficou difícil lutar pelo título largando no fim do grid. Isso sim é um Brasileiro. Foram 39 pilotos com o nível e a competitividade muito alta, tanto que tiveram treinos que todos os pilotos ficaram no mesmo segundo. Isso é bom, mas ao mesmo tempo acaba sendo difícil. Eu queria isso, pois foi um bom teste para mim”, explicou.
Nas eliminatórias o paranaense teve que largar de uma posição nada favorável. “Como sempre, largar de trás é complicado. Graças a Deus junto com minha equipe consegui acertar o equipamento e consegui fazer muitas ultrapassagens e recuperar posições para a Pré-Final. Já na Pré-Final larguei de 13º. Eu sabia que estava muito rápido e o que eu queria era ficar entre os cinco primeiro para largar bem na corrida final. Após muitas disputas, incrivelmente consegui cruzar a linha de chegada na segunda posição”, vibrou.
Chegou o momento da grande decisão. Era a hora do tudo ou nada e Jonathan estava confiante e concentrado. “Infelizmente na final meu kart perdeu um pouco de rendimento e fui ficando para trás até cair para quinto. No final forcei a ultrapassagem e consegui terminar o Brasileiro em quarto”, disse o piloto, que buscava um prêmio para a temporada da Fórmula Futuro no ano que vem. “Maior que o título, a minha meta era o prêmio da Fórmula Futuro, então estou muito feliz pela 4ª posição, até por que corri com os maiores nomes do automobilismo nacional e isso me deixou orgulhoso de terminar nessa colocação”, falou o piloto que recebeu um incentivo extra. “Com a quarta posição eu ganhei 30% (R$ 66 mil reais) como incentivo para a temporada 2012 da Fórmula Futuro. É preciso de bons patrocinadores para me manter na Fórmula Futuro. E graças a esse prêmio, posso confirmar minha participação para o ano que vem”, comemorou Louis que também agradeceu a equipe, o mecânico Vanderlei, seu pai, a parceria com a Quake 2 (Zé Bolão), ao Tibola, a família e a todos que torceram por ele.
O próximo desafio de Jonathan Louis será exatamente a disputa da quarta etapa da Fórmula Futuro. Louis está em terceiro lugar e volta à pista nos dias 13 e 14 de agosto na pista de Interlagos, em São Paulo. “A expectativa é ótima. Venho de vitória e pole em Londrina, além de voltar a competir em Interlagos, aonde na primeira etapa venci e fiz a pole. Tenho tudo para andar bem e conquistar pontos importantes para assumir a liderança da competição”, finalizou o piloto.