O piloto mineiro João Matos (KGS Computers | Tecsul | Mikronix | Gift | Academia Turner Prime) disputou na última semana, pela primeira vez em sua carreira, o Campeonato Brasileiro. No novo Circuito Internacional Paladino, na Paraíba, 140 pilotos participaram da primeira fase da competição nacional, que foi destinada aos pilotos com idades entre seis e 25 anos e contou com as disputas de sete categorias.
Competindo pela classe Júnior Menor e tendo iniciado no esporte apenas em outubro de 2015, o piloto teve uma grande participação na competição. Contando com o sempre atento suporte da equipe Center Kart Competições e um equipamento baseado nos chassis Techspeed e motores IAME Preparados pela RBC Preparações, de Belo Horizonte, o piloto se desenvolveu bastante ao longo das atividades.
Na terça e na quarta-feira foram realizadas quatro sessões de 30 minutos de treinos livres. Neste tempo o piloto e seu time utilizaram a pista para ajustar todo o kart e preparar as estratégias para as quatro corridas e a tomada de tempos que estava por vir.
Com tranquilidade e muita atenção, o piloto foi, naturalmente, melhorando suas marcas até que, com o tempo de 54s389, fixou-se com a décima posição no grid de largada das corridas classificatórias. Nestas provas classificatórias, por sua vez, João mostrou como tem evoluído e conseguiu terminar na quinta posição na primeira e em 12º na segunda. Pela soma dos resultados, ele garantiu a sétima posição para a largada da Pré-Final.
A bateria Pré-Final foi disputada no fim da manhã de sexta-feira e Matos, mais uma vez muito concentrado, fez outra grande corrida. Ele ganhou posições, foi ultrapassado, mas, sobretudo, esteve muito competitivo, terminando no nono lugar.
A grande final teve vez no sábado. Concentrado João largava da quinta fila e sabia que tinha chances de se classificar entre os cinco melhores do país. Com calma e muita garra ele fez boa largada e vinha em busca de ganhar posições. Acontece, porém, que após completar cinco voltas seu kart passou a perder rendimento, ele foi ultrapassado por vários adversários e, por fim, recebeu a bandeirada de chegada na 12ª posição.
"Fiquei muito chateado com o que aconteceu na corrida Final. Meu kart era bom durante todo o campeonato e, infelizmente, na hora da decisão, nossa equipe se equivocou com a calibragem dos pneus e meu kart saía muito de frente. Perdi muito tempo e terminar em 12º foi até bom porque, realmente, estava muito difícil de guiar. Achei o campeonato fantástico e tenho certeza que aprendi muito", comentou resignado o piloto de 13 anos.