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16/07/2012 11:19

Kart Motor faz o balanço da 1ª fase do Brasileiro: da água para o vinho

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Erno Drehmer

Se antes escrevemos um artigo com o título “Nem tudo que reluz é ouro”, quando nos referimos ao Open do Brasileiro no Beto Carrero, hoje o título da avaliação da 1ª fase do nacional certamente pode ser “Da água para o vinho”. Pois foi exatamente esta transformação que vimos no Kartódromo Beto Carrero no intervalo entre o Open e o Brasileiro, operada pelos administradores do complexo e pela Comissão Nacional de Kart, comandada por Rubens Gatti.

Sempre é bom salientar que, efetivamente, NÃO EXISTE evento 100% perfeito, nem na Fórmula 1, que sempre tem seus erros varridos para baixo do tapete de uma forma muito discreta. E se o Open esteve longe dos 100%, a 1ª fase do Brasileiro ficou muito próxima.

Pode-se dizer que praticamente tudo correu de uma forma perfeita. Os itens reclamados em nossa matéria foram atendidos e melhorados, dentro e fora da pista. Muitos Comissários Desportivos atuaram dentro da pista, em um número nunca visto em Brasileiros. E muitas punições foram aplicadas, técnica e desportivamente, apesar de que apenas uma bandeira preta foi apresentada na pista. Alguns foram desclassificados da tomada de tempos e corridas por irregularidades técnicas e outros sofreram punições por atitudes antidesportivas, quase sempre com o acréscimo de tempo na cronometragem.

Alguns poderão dizer: “eles não puniram fulano ou sicrano, que bateu no meu filho, no meu piloto”. Fato. Eu mesmo vi algumas atitudes não punidas, mas muitas que foram punidas eu não vi. Ou seja, é difícil ver tudo. Mas cabe uma sugestão à CNK para a fase de Cascavel na próxima semana: divida a pista em setores e cada Comissário Desportivo olhe para seu setor apenas – e assim verão todas as disputas – e não para a pista toda, porque as más atitudes acontecem em toda a pista e não apenas no primeiro pelotão. É natural que a briga pela ponta, ainda mais quando envolve vários pilotos, atraia todas as atenções. Notem bem, não é uma crítica ao trabalho dos Comissários, a quem fui parabenizar no final do evento. É uma sugestão, que busca um kartismo ainda melhor, nosso objetivo primordial.

Outra sugestão, que talvez não possa ser aplicada de imediato para Cascavel, é levar à pista mais profissionais da área técnica. Luis Fernando Esmeraldo, Ricardo Bignotto e Nelsinho são ótimos, mas agora, com a nova regra que prevê vistorias nos equipamentos até mesmo nos treinos, é necessário ter mais pessoas nesta área. De qualquer forma, enquanto acompanhamos os trabalhos de Parque Fechado – aí sim, temos um problema estrutural no Beto Carrero, já que os dois parques, de saída e de chegada, são distantes um do outro – tudo nos pareceu transcorrer em ordem, sem reclamações posteriores. Faltou um toldo ou uma barraca na área de manutenção durante os treinos e, quando chovia, os mecânicos se molhavam.

Fora da pista, quando se fala da estrutura, mesmo que não tenhamos visto ao vivo os problemas do Open, sabemos que tudo foi melhorado. Os banheiros masculinos estavam sempre limpos e a cada ida minha vi pessoas limpando. Em momento algum em nossas idas faltou papel para secar as mãos, por exemplo. O restaurante não recebeu reclamações, pelo contrário, foi ampliado em tamanho e em pessoal de atendimento. Além disso, era cobrado um preço bastante razoável pelo almoço, pelo que soubemos.

O estacionamento, alvo maior das reclamações, foi resolvido a contento, bastando apenas aplicar o regulamento. Um carro e um caminhão por piloto inscrito tinham acesso livre, os demais pagavam. Justo, justíssimo, regulamento escrito, regulamento aplicado.

Credenciamento e sala de imprensa, itens reclamados antes, funcionaram muito bem, comandados por Paulo da Mata e Luiz Aparecido, respectivamente. A sala de imprensa, item que de forma egoísta sempre abordamos, estava bem organizada, a internet caiu apenas uma vez, e tínhamos um ótimo atendimento. Nosso segurança, Nei, merece elogios em cachoeira. Educado, prestativo, atencioso, estávamos seguros e tranquilos.

Voltando à pista, horários foram rigorosamente cumpridos, sugestões foram humildemente aceitas pelos Comissários Desportivos – como, por exemplo, da Shifter, que pediu a diminuição do número de voltas em suas provas – e estes, sempre que necessário analisavam imagens que pilotos reclamantes ofereciam como prova. Mais do que isso, a CBA tinha uma equipe de filmagem e várias vezes seus Comissários delas se socorreram para aplicar ou não as punições.

A organização do Parque Fechado, no que diz respeito ao seu funcionamento no desenrolar da programação, também foi perfeita. Enquanto uma categoria corria, outra estava se aprontando em uma área específica e uma terceira já esperava que a segunda fosse liberada para entrar no Parque Fechado. Sincronia perfeita, como deve ser sempre, com lugares pré-determinados e bem separados.

A bandeira azul com o “x” vermelho, aquela que tira o retardatário da frente e o obriga a abandonar a prova, gerou dúvidas entre aqueles que foram ao briefing e não prestaram atenção. Sempre tem pilotos que não prestam atenção. “Vale só na Final ou em todas?”, perguntavam depois. Valia para todas as provas e o diretor de prova Bruno Barônio a aplicou muito bem, sempre, assim como competentemente fez todo seu trabalho. Em apenas um caso um piloto não a obedeceu de imediato, mas felizmente ele não atrapalhou ninguém.

A equipe médica, no início um pouco lenta, logo se achou. Atuou muito bem em todo o evento, mas foi traída pelo grande número de acidentes na Final da Júnior. De um lado Sérgio Sette Câmara bateu forte em uma área de certa forma desprotegida e de outro Yurik Carvalho “estampara” os pneus, também muito forte. Ao mesmo tempo, no meio da pista, três ou quatro karts e seus pilotos também mereciam atenção. Faltou gente? Não, a equipe médica estava em bom número em pessoas e ambulâncias e a Final da Júnior foi daqueles momentos únicos, em termos de qualidade técnica dos pilotos e de acidentes, em grande número e no mesmo momento. De resto, médicos, paramédicos, enfermeiros e pessoal de apoio sempre competentes e atenciosos.

E, claro, não podemos esquecer aqueles que são os donos do espetáculo, os pilotos. Foi muito raro termos uma corrida fria ou morna. Quase todas, desde a Mirim até a Super F4, foram extremamente disputadas, com qualidade. Foram shows e mais shows de competência, dos pilotos e de suas equipes. Pilotos consagrados no kartismo e pilotos iniciantes no esporte, tivemos vários enquadrados nos dois casos, mas com ambos os tipos vibramos de forma igual. Temos, sim, pilotos sensacionais. Parabéns, primeiro aos oito campeões, depois a todos os outros, que não foram campeões, mas que deram espetáculo digno de verdadeiros campeões.

Parabéns Rubens Gatti, Comissários Desportivos e Técnicos, Diretor de Prova e adjuntos, Kartódromo Beto Carrero e Alex Murad, filho do lendário Beto Carrero e diretor de todo o complexo; Salete Elger, sempre competente na condução da secretaria, junto com suas ajudantes; Felipe Giaffone, arrendatário do Kartódromo; Cronoelo, cronometragem oficial; e todos que trabalharam pelo sucesso do evento. E parabéns Alexandre Lagana, administrador do Kartódromo, aqui representando Giaffone, Murad e integrantes de diversos setores do Beto Carrero, por terem recebido as críticas de uma maneira serena e positiva. Assim como eles, e todos citados neste parágrafo, queremos um kartismo para os kartistas.

Alguns itens poderão ter sido esquecidos, mas certamente os atentos internautas os citarão em seus comentários.

Por fim, sempre que fazemos a avaliação de uma primeira fase, - seja ela positiva ou negativa – a responsabilidade fica para a fase seguinte, lógico. Em alguns casos é necessário melhorar o que foi visto na primeira fase, como em 2009 em Goiânia. Mas, felizmente ao contrário, Cascavel fica com a responsabilidade de repetir ou até mesmo superar o Beto Carrero. Boa sorte a seus dirigentes e organizadores, porque sabemos que competência que não faltará.

  • 16/07/2012 12:05 Jesus Prata

    Parabéns realmente à tudo o que foi comentado na matéria, não deixando de exaltar o magnífico trabalho que este autor (Erno) presta ao nosso Kartismo . Concordo até na divisão por trechos para que se observe melhor os maldosos da pista , apesar da grande melhora após o Open . Se vocês comissários observarem bem , e acredito que não é novidade , em todas as categorias os Dick Vigaristas são sempre os mesmos , digo isto muito baseado na Júnior da qual fazemos parte . Por esta razão é que mais uma vez concordo com a observação por trechos ,pois ainda deixaram de punir muitos que ainda insistem em não perder a posição quando a regra é clara nas ultrapassagens .
    Mas na contagem geral ficamos satisfeitos em participarmos em Santa Catarina e fica aqui nossa torcida para que cada vez mais vença o melhor e que os ESPERTOS sejam cada vez mais castigados .
    Jesus Prata .

  • 16/07/2012 12:58 Nair Moraes


    Parabens Erno pela matéria magnifica, e pelo profissional q vc é, procurando sempre com muita clareza, deixar todos a par dos acontecimentos nos bastidores do kart.
    Abraço Nair Cinegrafista..

  • 16/07/2012 15:44 Gustavo Ferreira

    Com base nas narrativas desta matéria, gostaria de parabenizar todos os envolvidos no Grandioso evento.
    Creio que as "mazelas" ocorridas em Goiania-GO , e a falta de estrutura básica com que nos deparamos em Salvador BA, serviram de lição positiva aos dirigentes. Parabéns mais uma vez pela organização e principalmente com o respeito dedicado ao público e a toda a familia do Kartismo.
    Abraço a todos,
    Gustavo Ferreira

  • 16/07/2012 17:11 Manuel Romaõ Alves ( Carioca )

    parabens Erno, pelo seu excelente trabalho!!

  • 16/07/2012 18:10 Waldibio

    Parabens a CNK/CBA e a todos

  • 16/07/2012 18:15 Waldibio

    Parabens a CNK/CBA e a todos que participaram e fizeram desta fase do Brasileiro um grande espetaculo esportivo. Parabens Waldibio-MegaKart

  • 16/07/2012 20:34 Claufer

    Muito boa matéria Erno, lembrando também que o evento foi "fechado" a pilotos e mecânicos que tinham credenciais, pois qualquer pessoa que fosse assistir tinha que pagar 60,00 para entrar além de 10,00 da foto ou seja R$ 70,00 para assistir .

  • 16/07/2012 20:47 Fabio Rimbano

    Erno, parabéns pela matéria, só queria registrar o alto número de acidentes na categoria júnior, sugiro para a CNK punições mais severas para pilotos que provocam acidentes e tiram as chances de melhores resultados para outros, punições que poderiam chegar a suspensões. Só com grandes punições conseguiremos diminuir os acidentes. Pilotos junior são quase graduados não podemos admitir que tenha mais acidentes que a cadete e. Jr menos esses sim são pilotos menos experientes. Abraço.

  • 16/07/2012 21:23 Mauricio Diegues

    Erno, parabéns pela análise.
    Concordo com o Claufer, o preço cobrado para assistir as corridas e a falta de divulgação foram pontos negativos para o evento.
    Descordo em parte do Fabio Rimbano, os pilotos da Junior Menor tem menos experiência, mas são pilotos aguerridos,fizeram grandes corridas e na final com 31karts participando tivemos apenas 7 que não completaram a prova, ou seja, apesar de menos experiência a garotada guiou muito bem e souberam respeitar as ultrapassagens recebidas na maioria das vezes, problemas e reclamações sempre teremos, mas parabéns aos pilotos da Jr Menor e principalmente ao campeão Pedro Cardoso, fez uma grande corrida final.

  • 16/07/2012 23:19 Stefano (felippealmeida777)

    Erno, fico realmente contente de ver uma coluna de texto como essa, assim dá vontade de estar no evento; tava mais que na hora de acontecerem campeonatos bem organizados, ainda mais com o grande número de inscritos que se tem visto ultimamente; certamente isso vai ser levado em conta por muitos para a participação em um evento de kart, afinal, quem participa é que investe nessa diversão e acho que, pelo menos, tem de haver uma boa organização pra que se tenha vontade de continuar participando. Erno, Parabéns pelo seu trabalho em prol da qualidade no kartismo.

  • 17/07/2012 09:10 Rodrigo "balada" Maitan

    Erno Bom Dia!
    Matéria Show, como todas.
    Não estive no Open, mas li sua materia, e vi q realmente q as coisas mudaram por lá...
    Parabens a CBA e a todos envolvidos no evento...
    A volta dos campeões ofuscou um pouco o brilho das crianças....mas era mto legal.
    Parabens a todos os pilotos e aos Campeões!!!
    Logo posto um compacto....acidentes, largadas e etc...

  • 17/07/2012 16:33 Lagana

    Erno, quero neste momento e em nome da Granja Viana (Felipe), Beto Carrero (Alex), FAUESC (João) e CNK (Rubens), agradecer o apoio, a dedicação de todos para que esta 1ª Fase do Brasileiro de Kart 2012 acontecesse a contento de todos. O susto do OPEN valeu. Aprendemos mais um pouco. Esperamos a todos em nosso próximo evento. Obrigado.

  • 18/07/2012 11:10 Albany

    Parabens a voce ERNO, sua cobertura no 47 brasileiro de kart sem duvida merece elogios seu trabalho teve nota maxima, sem esquecer que realmente foi d agua para o vinho esperamos o mesmo sucesso em Cascavel. Ate la ......abraco.

  • 19/07/2012 11:23 Pedro F. Zimmermann

    Erno, parabéns pelo seu trabalho. Estive lá no sábado e realmente a organização estava ótima. Claro que nunca irá agradar a todos, e pelos poucos comentários postados, se percebe, que foi um grande sucesso, sim porque se não tivesse a organização acertado já teríamos vários e vários comentários, porque nós seres humanos gostamos de propagar mais as notícias ruins e fizemos poucos esforços para agradecer, cumprimentar, reverendar os que se esforçaram para que tudo ocorra em perfeita ordem. Desejo a todos sucesso igual na próxima fase. Pedro Zimmermann

  • 19/07/2012 19:47 Ivo José Scotti

    Erno, comentários como esste feitos por uma pessoa qualificada e isenta engrandece o KARTISMO BRASILEIRO
    Parabens ao KART MOTOR pelas suas contribuiçãoes .

  • 20/07/2012 21:18 Markenson Marques

    Parabens a todos pela organização e em especial a você Erno pela elegância do reconhecimento ao bom trabalho dos organizadores.

  • 23/07/2012 07:51 Geovane Diniz Gonçalves

    A EVOLUÇÃO ACONTECE CLARAMENTE!DEVEMOS PARABENIZAR O SR RUBENS GATTI E GRANDE PARTE DE SUA EQUIPE NO CNK.PROVAVELMENTE ESTE FOI O MELHOR BRASILEIRO QUE NOSSO FILHO PARTICIPOU,EM VARIOS QUESITOS!GOSTARIA DE APROVEITAR E FAZER TRES COLOCAÇÃES = CAMERAS HERO EM ALGUNS KARTS NAS PRIMEIRAS E NAS ULTIMAS FILAS AJUDARIAM BASTANTE,SINALIZAÇÂO LUMINOSA COM TORRINHAS DE LED SERIA IMPORTANTE, PARQUE FECHADO SOMENTE COM INTEGRANTES DO CNK SERIA DE SUMA IMPORTANCIA E AINDA DEVE SER FEITA UMA ANALISE DA FORMATAÇÃO DE GRUPOS EM PROVAS COM NUMERO MAIOR QUE O GRIDE POSSIVEL E AINDA NA FORMATAÇÃO DO GRIDE,NA MANEIRA COMO FOI EM INTERLAGOS E BETO CARRERO,TEVE GRUPO MUITO PREJUDICADO E SEUS INTEGRANTES FULMINADOS.ACREDITO QUE DEVE A FILA DO POLE FICAR COM UM GRUPO E A FILA DO SEGUNDO NO GRIDE FICAR COM O GRUPO MAIS LENTO.AGORA, O IMPORTANTE E SABERMOS QUE O CNK ESTA DE OLHO E EM OTIMAS MÃOS!