Os kartistas brasileiros estão vivenciando algumas mudanças, tais como uma nova CNK e até mesmo um novo formato no Campeonato Brasileiro, que daqui a pouco terá os pilotos pela primeira vez na pista em Goiânia.
Outra mudança bastante radical é a chegada de um novo nome à Direção de Prova nas competições CBA/CNK. Novo na função, mas “velho” em termos de experiência.
Luiz Bernardo Mann, paranaense, chega à Goiânia com um desafio extra, o de substituir o gaúcho Bruno Barônio, que por cerca de 12 anos dirigiu as provas da CBA/CNK e firmou seu nome como “o mais dedicado e competente Diretor de Provas que conheci”, segundo as palavras de seu próprio substituto, Mann.
“Substituir o Bruno, meu grande amigo e com quem aprendi muito, será um desafio a mais”, diz o novo Diretor de Prova, que considera dirigir o Brasileiro por si só um grande desafio. Mann começou a acompanhar kart em 1972 e 17 anos depois ingressou na Federação Paranaense de Automobilismo como Diretor Adjunto. Mais tarde assumiu as funções de Comissário Desportivo, dirigiu o Brasileiro de Endurance em Curitiba em 2005 e o GP Brasil e a final do Centro-Oeste em 2008, ano em que também foi, pela CBA, Comissário Desportivo do Brasileiro no Velopark e da Copa Brasil e Itumbiara.
“Fui convidado pelo Rubens Gatti (novo presidente da CNK) para passar a ser Comissário Desportivo chefe nas provas da CNK e em maio, durante o Velopark, ele me pediu que assumisse a Direção de Provas”, explica. (Com a chegada da nova direção da CBA, a antiga CNK, da qual Bruno Barônio fazia parte, acabou desligada.)
Mann encara com naturalidade o novo desafio. “É bastante diferente do que atuar como Comissário Desportivo, onde temos um colegiado. Porém, não vejo maiores dificuldades”, garante Mann, que se define como um Diretor de Provas calmo e que gosta de ouvir as reclamações. Ele frisa, porém, que “é necessário respeitar para ser respeitado”.
Nesta nova fase do kartismo nacional, agora dirigido por Rubens Gatti, Felipe Giaffone e Binho Carcasci, o Brasileiro de Goiânia terá, além de Mann, Alexandre Lagana e Jackson Ohara como Comissários Desportivos da CBA e Américo Larozzi e Elídio Brandão como Comissários Desportivos da FAUGO, a federação local. Luis Fernando Esmeraldo e Ricardo Bignoto continuam como Comissários Técnicos.
“Desejo a todos os pilotos e equipes muita sorte neste Brasileiro, assim como confio plenamente em um ótimo trabalho da nova CNK”, encerra.