A cidade de São Paulo, mais precisamente o kartódromo de Interlagos na zona sul da capital, recebe durante esta semana aquele que pode ser considerado o futuro do automobilismo nacional. O Campeonato Brasileiro de Kart de 2011 será disputado no mesmo circuito que revelou para o mundo nomes como Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Hélio Castroneves e vários outros que fizeram sucesso nas principais categorias do automobilismo.
Entre as jovens estrelas que entram na pista nesta semana está o mato-grossense Gabriel Sereia. Atualmente com 12 anos de idade, ele detém um recorde na modalidade. Em 2006, então com sete anos, se tornou o mais jovem campeão brasileiro de kart da história ao vencer o nacional disputado na cidade de Florianópolis (SC) pela categoria Mirim.
É a primeira vez nos últimos sete anos que o Estado recebe o Campeonato Brasileiro. A última vez que o certame passou por São Paulo foi em 2004, um ano antes da estreia de Gabriel Sereia no esporte, quando foi realizado no Kartódromo Aldeia da Serra.
Correndo em casa, já que, apesar de mato-grossense, Gabriel Sereia concentra sua carreira em São Paulo, o piloto destaca a expectativa de tentar um título nacional no circuito de Interlagos.
"O Brasileiro de Kart sempre representou uma viagem a uma pista menos conhecida e, por isso, sempre é um grande desafio para todos os pilotos. Esse ano a dificuldade é outra: a pista é bem conhecida de todos e o título vai ser decidido por detalhes", avalia o piloto, que tem apoio da fabricante de chassis Kart Mini, da linha de macacões e acessórios Ciao e da Geomare.
Outro fator que aumenta a ansiedade de Gabriel Sereia é sua ausência no Brasileiro de Kart de 2010, quando um incidente na preparação para a competição o impediu de estar na pista. "No ano passado acabei machucando o joelho numa brincadeira fora da pista, e não pude correr. Esse ano quero compensar o tempo perdido e estar na briga pelas vitórias", ressaltou.
O Brasileiro de Kart começou nesta terça-feira com os primeiros treinos livres e prossegue até o sábado, dia 16. Os treinos de classificação serão realizados na quinta-feira, enquanto as corridas acontecem na sexta-feira e no sábado. Pelo regulamento da competição, são quatro baterias e a última delas é que determina o campeão brasileiro de kart com seu vencedor - independente dos resultados anteriores.
"É um campeonato de estratégia para estar bem posicionado na largada da última corrida, que vale toda a semana. Claro que quero brigar pela vitória nas quatro corridas, mas a última é a mais importante de todas e é nela que deve estar o foco", comentou Sereia a respeito do método, que é o mesmo usado em competições como o Mundial de Kart, por exemplo.
Além da Júnior Menor, outras sete categorias estão em disputa em Interlagos: Mirim, Cadete, Super Cadete, Júnior, Sudam, Shifter Kart, Super F4.