Uma nova programação para a 1ª fase do Brasileiro foi divulgada ontem pela CBA, onde a principal modificação diz respeito à ordem de ida das categorias à pista.
Pelo novo formato, os treinos seguirão a sequência Novatos, Júnior, Júnior Menor, Mirim e Cadete (estes divididos em dois grupos), privilegiando os pequeninos, que não precisarão acordar tão cedo.
Os treinos começarão na terça, a partir das 13 horas, com duração de 40 minutos. Neste dia, uma novidade: ao contrário das edições anteriores, a manhã estará reservada para sorteio e controle de pneus e lacração de motores e chassis.Na quarta a sequência é a mesma, mas desta vez as categorias terão dois treinos, cada um com 30 minutos.
Na quinta (9) a programação se repete pela manhã, quando os pilotos farão seu quarto treino, novamente com 30 minutos, desta vez com a participação da F400 Show, que irá à pista pela primeira vez. No final da manhã de quinta os pilotos terão o tradicional “briefing” com a Direção de Prova e após o almoço serão definidos os pole positions, momento de mais uma novidade: cada categoria terá duas tomadas de tempo, cada uma com duração de 10 minutos. Após as tomadas os pilotos da F400 Show voltam a treinar e depois farão seu “briefing”.
Na sexta, o Brasileiro efetivamente começa a ter suas emoções mais fortes, já que logo após um breve aquecimento serão realizadas as duas primeiras baterias para cada categoria e também a tomada de tempos e a primeira bateria da F400 Show.
E o sábado (11) é dia de festa e encerramento, quando após mais duas baterias serão definidos os campeões da 1ª fase do Brasileiro.
Para fazer o download da nova programação do Brasileiro de Goiânia, clique em Regulamentos no menu ao lado e procure por HORÁRIOS BRASILEIRO 1ª FASE (GOIÂNIA - GO)
Como serão definidos os campeões – Mesmo sendo realizadas quatro baterias para cada categoria, a definição do campeão será de forma diferente da usual, quando se descartava o pior resultado e após se somava os pontos obtidos.
A disputa começa assim: a tomada de tempos servirá para definir a ordem de largada para as duas primeiras corridas, as classificatórias, a serem disputadas na sexta (10). A pontuação segue o formato internacional, ou seja, o vencedor perde zero pontos, o segundo perde dois, o terceiro perde três e assim sucessivamente. Somando os pontos das duas provas, define-se o pole da Pré-Final, a primeira corrida do sábado: o que menos perdeu pontos é o pole.
A ordem de chegada da Pré-Final é que definirá o grid de largada da Final, e o vencedor da Final será o novo campeão, não sendo, portanto, considerados os resultados anteriores, assim como no Pan, Europeu e Mundial.