O Campeonato Brasileiro é uma competição que movimenta o comércio local, onde é realizado, com ênfase para as redes hoteleira e gastronômica, e o comércio em geral atrai de três a cinco mil pessoas por aproximadamente 10 dias à cidade sede da competição.
Para organizar tudo isso se exige um batalhão de pessoas. Clube, Federação e CBA começam a trabalhar com um ano de antecedência. Depois de ajustes e reformas no kartódromo, que empregam muita gente da construção civil e de diversos outros segmentos, chega-se a àqueles que trabalham na organização da corrida. Este grupo, na maioria das vezes, passa desapercebido e quando isso ocorre é porque a competição foi um sucesso, sem incidentes e erros.
A primeira fase da 47ª edição do Campeonato Brasileiro, que será disputada até sábado no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), tem um grande número de pessoas trabalhando na sua organização.
A lista de autoridades tem Cleyton Pinteiro, presidente da CBA; Almir Petris, presidente da Fauesc; Rubens Gatti, presidente do CNK; órgão da CBA; Alex Murad, presidente do Beto Carrero World; Bento Tino Cesca, Jakson Hohara Mendes, Luiz Bernardo Mann, Raimundo Júnior, Américo Larozzi, João Luiz Miguel e Lauro César Santos, comissários desportivos; Ricardo Bignoto e Luiz Fernando Machado Esmeraldo, comissários técnicos; Rui Gatti e Nelson Fernandes, comissários técnicos auxiliares; Salete Stein Elger, secretária da prova; Juliano Rodrigues Michelatto, cronometrista; Dr. Leandro Schimmelpfeng, médico-chefe; Bruno Baronio, diretor de provas; e Manoel de Fino, diretor de prova-adjunto.
Diretor de prova
O diretor de prova é uma das peças mais importantes de uma corrida de kart. Ele precisa ser pai, psicólogo e algumas vezes até carrasco. No Beto Carrero esta tarefa está a cargo de Bruno Baronio.
Com vários anos de experiência, Bruno diz que o diretor de prova precisa ter muita sensibilidade para trabalhar com categorias menores porque está atuando com crianças. “Você precisa ser pai e psicólogo com estes meninos. Orientá-los e explicar bem os procedimentos porque eles serão os grandes pilotos do futuro. Já nas categorias maiores, quando você está trabalhado com pilotos experientes, muitas vezes você precisa ser carrasco para não perder as rédeas. Mas de um moto geral, você tem mais que orientar”, afirma Bruno.
O 47º Campeonato Brasileiro tem Kart é promovido pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), por intermédio da CNK (Comissão Nacional de Kart), com apoio da FAUESC (Federação de Automobilismo de Santa Catarina) e Beto Carrero World. A competição termina sábado, no fim da tarde, quando serão conhecidos os campeões da primeira fase do 47º Campeonato Brasileiro de Kart. A segunda fase será de 23 a 28 deste mês, em Cascavel, no Paraná.