publicidade
11/07/2012 08:10

Pai, psicólogo e carrasco: assim trabalha um Diretor de Provas

Fonte: Luiz Aparecido - Assessoria de Imprensa CNK


Foto: Orlei Silva

Bruno e seus "filhos"


O Campeonato Brasileiro é uma competição que movimenta o comércio local, onde é realizado, com ênfase para as redes hoteleira e gastronômica, e o comércio em geral atrai de três a cinco mil pessoas por aproximadamente 10 dias à cidade sede da competição.

Para organizar tudo isso se exige um batalhão de pessoas. Clube, Federação e CBA começam a trabalhar com um ano de antecedência. Depois de ajustes e reformas no kartódromo, que empregam muita gente da construção civil e de diversos outros segmentos, chega-se a àqueles que trabalham na organização da corrida. Este grupo, na maioria das vezes, passa desapercebido e quando isso ocorre é porque a competição foi um sucesso, sem incidentes e erros.

A primeira fase da 47ª edição do Campeonato Brasileiro, que será disputada até sábado no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), tem um grande número de pessoas trabalhando na sua organização.

A lista de autoridades tem Cleyton Pinteiro, presidente da CBA; Almir Petris, presidente da Fauesc; Rubens Gatti, presidente do CNK; órgão da CBA; Alex Murad, presidente do Beto Carrero World; Bento Tino Cesca, Jakson Hohara Mendes, Luiz Bernardo Mann, Raimundo Júnior, Américo Larozzi, João Luiz Miguel e Lauro César Santos, comissários desportivos; Ricardo Bignoto e Luiz Fernando Machado Esmeraldo, comissários técnicos; Rui Gatti e Nelson Fernandes, comissários técnicos auxiliares; Salete Stein Elger, secretária da prova; Juliano Rodrigues Michelatto, cronometrista; Dr. Leandro Schimmelpfeng, médico-chefe; Bruno Baronio, diretor de provas; e Manoel de Fino, diretor de prova-adjunto.

Diretor de prova
O diretor de prova é uma das peças mais importantes de uma corrida de kart. Ele precisa ser pai, psicólogo e algumas vezes até carrasco. No Beto Carrero esta tarefa está a cargo de Bruno Baronio.

Com vários anos de experiência, Bruno diz que o diretor de prova precisa ter muita sensibilidade para trabalhar com categorias menores porque está atuando com crianças. “Você precisa ser pai e psicólogo com estes meninos. Orientá-los e explicar bem os procedimentos porque eles serão os grandes pilotos do futuro. Já nas categorias maiores, quando você está trabalhado com pilotos experientes, muitas vezes você precisa ser carrasco para não perder as rédeas. Mas de um moto geral, você tem mais que orientar”, afirma Bruno.

O 47º Campeonato Brasileiro tem Kart é promovido pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), por intermédio da CNK (Comissão Nacional de Kart), com apoio da FAUESC (Federação de Automobilismo de Santa Catarina) e Beto Carrero World. A competição termina sábado, no fim da tarde, quando serão conhecidos os campeões da primeira fase do 47º Campeonato Brasileiro de Kart. A segunda fase será de 23 a 28 deste mês, em Cascavel, no Paraná.

  • 12/07/2012 08:31 Edison Caliman

    Bruno Baronio:
    Bom acredito que em 7 anos de kart, pude ver e ouvir muitas coisas que me fariam a desistir do esporte, e não incentivar o meu filho ser um kartista. Não sei se em outros paises o kart é meio esquesito como no Brasil, em certas situações!!!, mas pude ver nesses 7 anos muitas coisas boas no kart Brasileiro, acompanhando meu filho pelo pais a fora, e foi onde percebi em algumas pessoas ligadas ao kart, um diferencial, mas foi no SENHOR BRUNO BARONIO, que aprendi a ser pai de um piloto, e respeitar o diretor de prova, digo pai de piloto sim, pois ser pai por genética e dentro de casa é uma situação, mas acompanhar seu filho nos kartódromos e ver seu filho na pista e achar que ele é o melhor, aí sim vem o perigo, e foi com o SENHOR BRUNO BARONIO, que tenho a certeza de que o exemplo dele na pista e atitudes como diretor de provas, ou como pai, carrasco ou psicólogo como diz a matéria, podemos ter confiança, e com poucos parabens que faço a CNK e CBA por atitudes que falham em relação ao kart e ao automóvel de competição no Brasil, faço questão de parabenizar a CNK, por manter o SENHOR BRUNO BARONIO no quadro de diretor de provas no kartismo Brasileiro, e mando um grande abraço a esse HOMEM que realmente faz acontecer nos campeonatos em que trabalha com dignidade no seu papel de representante do esporte que é a base e formação de um atleta, e mais tarde um cidadão com bons exemplos.
    Parabéns à CNK pela matéria, e ainda mais para quem tem todo o mérito em questão.
    Edison Caliman

  • 12/07/2012 11:14 Maria Célia Baronio

    Quero agradecer as palavras do sr. Caliman.Realmente, o Bruno é dedicado ao kartismo,esporte que aprendeu a gostar desde que nosso filho começou a participar,há muito tempo atrás!O kart foi uma escola e trouxe alegrias,tristezas e muitas lições de vida para nós.E muitos amigos.E o Bruno continua justamente porque gosta e muito!Faz tudo com carinho,respeito,procurando ser sempre correto,ético e justo...características da sua personalidade.
    Agradeço,em nome da nossa família.Muitas vezes sentimos sua ausência.Mas ele,onde estiver,estará fazendo o seu trabalho com dignidade ..e nos orgulhamos disso.

  • 13/07/2012 16:17 Pedro F. Zimmermann

    O SR. Edison foi perfeito em suas palavras, mesmo tendo pouco contato com o Sr. Bruno eu e meu filho Gustavo, aprendemos muito no tempo em que ele correu. Homem correto, dedicado e educado e acima de tudo um ser humano que também falha e é nestes momentos é que temos que louvar as suas virtudes, que sempre seja exemplo para todos e muita saúde a vc Bruno.
    Sds
    Pedro Zimmermann
    SC Racing

  • 16/07/2012 18:54 Elias Jose

    Edison você falou tudo sobre Bruno pessoa integra seguro e com muita competência no que faz fico seguro quando, o Mateus vai para a pista e ele é o diretor da prova. Bruno você é especial um grande abraço Elias e Mateus TS.

  • 16/07/2012 20:16 Renato A. Wolf

    A meu Grande Amigo Bruno Baronio... este foi um Grande Presente que Deus me deu...Nono tu merece estes depoimentos são exatamente a tua car , e tambem tua Grande parceira Celia. Abraço forte e te cuida Noninho.....Pastich ufffff Cristina e Ranato