Está marcado para hoje (quinta-feira, 12), o julgamento do recurso do brasiliense Pedro Cardoso (Sabiá Racing/ Omnicom/ MotorBiz) contra a punição sofrida na prova final do 44º Campeonato Brasileiro de Kart, realizado em julho deste ano, em Goiânia (GO).
Pedro, que compete pela categoria Cadete, completou a prova na quarta colocação, mas foi beneficiado pela punição de dois competidores que chegaram à frente – estas sim, punições já confirmadas – o que resultaria no vice-campeonato para o piloto.
Entretanto, antes da largada, um problema no kart de Cardoso fez com que ele ficasse para trás, mas o piloto recuperou as posições e reposicionou-se a tempo para largar. O problema residiu exatamente aí, visto que a antiga regra dos Campeonatos Brasileiros não permitia tal recuperação de posições, devendo o piloto largar do final do grid.
Entretanto, em Goiânia, já vigorava a regra atual, seguidora das normas CIK/FIA, onde a manobra é permitida, desde que realizada antes de um limite demarcado na pista.
A manobra de Pedro foi correta, o que está comprovado por filmagens nítidas sobre o fato. Entretanto, o desconhecimento da regra por parte dos comissários desportivos que conduziram a prova gerou a errônea punição.
O processo corre desde então, e o julgamento acontece hoje, na sede do STJD no Rio de Janeiro. “Os comissários que conduziram a prova de Goiânia sequer apresentaram defesa. Para nós, isso deixa claro o erro, é como uma confissão do equívoco. Esperamos que o resultado do julgamento seja justo”, afirmou Sérgio Cardoso, pai do piloto.
Em caso de um resultado positivo, além do título de vice-campeão do 44º Campeonato Brasileiro de Kart, Pedro Cardoso deve reaver também a vaga para o II GP RBC de Kart, competição que venceu em 2008, quando competia pela categoria Mirim.