O Kartódromo Delci Damian, em Cascavel, no Paraná, recebeu na última semana, entre os dias 24 e 28 de julho, a segunda e última fase do 47º Campeonato Brasileiro. A competição reuniu sete categorias e mais de 200 pilotos registrando o recorde de participantes no kartismo brasileiro.
A BF Racing (Usiminas | FIRB | Revista RI | IBRI | BH Run | Locarcity), mais bem estruturada equipe do kart de Minas Gerais, a exemplo do que fez na primeira fase levou parte de sua estrutura para a atender ao piloto Pedro Guilherme Gomes, que competiu na principal categoria da competição, a Graduado.
Com a experiência do título do GP Nacional de Kart, disputado em março, Pedro cresceu muito no desenrolar da competição. Sem nunca ter estado naquele kartódromo, o piloto se valeu de toda a experiência da equipe técnica da Center Kart Competições, comandada pelo preparador Davi de Oliveira, para poder se superar a cada entrada na pista.
A tomada de tempos foi disputada na tarde de quinta-feira e, com a 24ª marca, Pedro seguiu para as duas corridas classificatórias. Em duas provas muito convincentes o piloto conseguiu superar vários adversários e, com muito arrojo, terminou a primeira bateria na sexta posição e a segunda na oitava. Com estes resultados Pedro conseguiu se classificar na sétima posição para a corrida Pré-Final.
Na Pré-Final, para escapar de um acidente, Pedro acabou perdendo várias posições na primeira volta. Determinado em fazer um bom trabalho, o piloto da BF Racing conseguiu novamente se recuperar e finalizou a corrida na 15ª posição. Animado em buscar um lugar no pódio da Final, Pedro alinhou seu kart na oitava fila para a última bateria do Brasileiro. Após uma boa largada o piloto ganhou algumas posições e vinha se recuperando na corrida. Com cinco voltas completadas ele já ocupava a décima posição quando, em uma curva da parte mista do circuito, acabou sendo atingido em cheio por outro adversário. Neste momento, com o kart quebrado, Pedro acabou abandonando a competição.
“Infelizmente o resultado final do Brasileiro não refletiu todo o crescimento que a equipe teve nesta competição. Foram 46 pilotos inscritos na categoria e o Pedro, no segundo treino, esteve na 42ª posição. Com muito trabalho e dedicação ele se superou e foi para a Pré-Final largando do sétimo posto. Situações de corrida, infelizmente, lhe tiraram a possibilidade real de buscar um lugar no pódio. De todo o processo, realmente, é possível trazer para as competições regionais esta importante bagagem”, destacou Flávio Quick, diretor de comunicação da equipe.