O piloto Philipe Pinheiro (Pará Competições/ Kart Mini/ Real Cargas/ MotorBiz), da categoria Júnior, viu se esvaírem as chances de fazer um bom Campeonato Brasileiro, em função de uma série de problemas que enfrentou durante toda a semana.
Nos primeiros treinos livres Pinheiro andou sempre entre os três melhores, posição que esperava manter até a prova final, quando lutaria pelo título. Na tomada de tempos para as provas classificatórias, o sexto posto obtido pelo brasiliense dava-lhe condições de fazer boas corridas e posicionar-se bem para as provas finais.
Entretanto, os problemas começaram na sexta-feira (10), quando foram realizadas as duas baterias classificatórias. A primeira prova não poderia ser pior. Após fazer boa largada, Philipe foi “atropelado” pelo kart de um competidor, que chegou a decolar durante a manobra desastrada. Fim de prova para o brasiliense, que sequer completou a primeira curva.
A segunda bateria parecia complicada para Pinheiro, que largaria da 13ª colocação. Mas ele fez boa corrida, chegando em sexto lugar. Entretanto, um erro no posicionamento de largada, cometido pelos comissários desportivos do evento, anulou a bateria. Com isso, passou a valer a posição final da primeira bateria para a formação do grid da pré-final, e Pinheiro voltou a ser o 13º colocado.
No último dia de competições, Philipe fez o que pôde, mas continuou com problemas. Após chegar em 10º na bateria pré-final e largar desta posição na prova final, o motor do kart do piloto apresentou problemas e ele abandonou a corrida a 11 voltas do final.
“Foi uma pena, eu tinha boas expectativas para esse campeonato, pois conheço bem a pista e estava bem preparado. O Pará fez um ótimo trabalho, estou muito feliz com a equipe. Infelizmente ninguém pode evitar uma quebra como a que aconteceu no meu motor, são coisas de corrida”, lamentou o piloto.
Philipe Pinheiro, campeão brasiliense e da Copa Centro-Oeste em 2008, ainda estuda a participação no GP Brasil e Copa Brasil deste ano, além da possibilidade de disputar provas no exterior.