O paulista Pietro Rimbano (Hannover Veículos / Birel Sudam / KartPress Assessoria) disputou, no último sábado (6), duas corridas válidas pela Copa São Paulo Light de Kart, em Barueri (SP). Após a competição, o piloto anunciou que não disputará o Campeonato Brasileiro de Kart 2009, que será realizado no próximo mês, em Goiânia (GO), por não concordar com as condições do circuito.
Na primeira corrida da categoria Júnior Menor, Rimbano travou boas disputas com seus adversários e, em uma prova muito competitiva, cruzou a linha de chegada na oitava posição. Na segunda corrida, o paulista conseguiu se recuperar e garantiu a quinta posição. Após a prova, o vencedor João Archer Foi penalizado e, com isso, Rimbano garantiu o quarto lugar. “Foram duas etapas bem movimentadas. O motor não era muito bom de reta e isso prejudicou um pouco”, disse o piloto.
Campeonato Brasileiro
O Campeonato Brasileiro de Kart é a competição mais importante do calendário do kartismo nacional e, por isso, é a prova mais aguardada pelos pilotos e equipes. Pietro Rimbano, competidor da categoria Júnior Menor, disputa a primeira fase da competição que inicialmente estava marcada para ser realizada na cidade de Florianópolis (SC).
Logo após a mudança na direção da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), o local da competição foi modificado. Após muita expectativa e demora, o novo local foi definido. O Kartódromo Ricardo dos Santos, localizado em Goiânia (GO), foi o indicado para sediar o campeonato. A partir daí surgiram vários problemas em relação às condições da pista, que necessitariam de reformas para receber a principal competição do kartismo brasileiro, já que o circuito não atendia as especificações mínimas exigidas pelo regulamento, tanto em largura, quanto em extensão.
Faltando pouco mais de 1 mês para o início da competição, a Associação Nacional de Pilotos e Preparadores de Automobilismo (ANPPA) divulgou fotografias que revelavam as condições da pista. “A largura e a extensão da pista não foram modificados. Se seguir o regulamento, o Campeonato Brasileiro não poderá ser realizado naquele circuito”, disse Fábio Rimbano, ex-piloto e pai de Pietro.
Com isso, Pietro Rimbano não participará do Campeonato Brasileiro de Kart em 2009. “Decidimos não ir. Não podemos aceitar uma competição deste nível sendo disputada em um kartódromo que não atende as especificações mínimas exigidas. É a segurança de pilotos que está em jogo. Não estou nem tocando no assunto sobre as condições do asfalto, até porque não fui lá para ver”, disse Fábio Rimbano, que faz questão de deixar claro que não tem nada contra a cidade de Goiânia. “Não temos nada contra o estado de Goiás e a cidade de Goiânia. Só não concordamos com a realização da prova nesta pista. Se a pista atendesse as especificações, iríamos sem problemas”, finalizou.
As condições da pista são colocadas em questão até por praticantes do kartismo goiano. “Vemos nas notícias relacionadas a esse assunto vários comentários de pessoas, que utilizam o kartódromo de Goiânia, dizendo que a pista não tem condições de receber um campeonato desse porte”, disse Rimbano.
Pietro Rimbano, que faz sua primeira temporada na categoria Júnior Menor e que vinha se destacando nos campeonatos realizados em São Paulo, ficará de fora do Campeonato Brasileiro. “É uma pena, mas não podemos aceitar”, finalizou Fábio Rimbano.