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03/05/2011 10:43

Pilotos da Sênior A entregam documento à CNK e pedem pneus amarelos

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


O documento assinado pelos pilotos


No último final de semana, durante a realização da 2ª etapa do Sul-Brasileiro no Velopark, pilotos e equipes que competem na categoria Sênior A nos mais diversos campeonatos espalhados pelo Brasil entregaram, via Alexandre Lagana, comissário desportivo, um importante documento para a Comissão Nacional de Kart, presidida por Rubens Gatti.

Este documento, assinado por 17 pilotos e 17 chefes de equipes, pede que a CNK adote o uso de pneus de tarja amarela para o próximo Campeonato Brasileiro e também para as demais competições do kartismo brasileiro. Atualmente a Sênior A corre com pneus de tarja vermelha.

E esta é, seguramente, uma aspiração de muitos outros pilotos, conforme e-mails que nossa redação tem recebido nas últimas semanas. E é, também, uma aspiração de muitos pilotos de outra categoria, a Júnior.

“A Sênior A é uma categoria de Graduados com mais idade e não há motivos para que andemos com pneus de tarja vermelha. E a Júnior, com pneus amarelos, se aproxima da Graduados e se distancia da Júnior Menor”, é o que se retira da maioria dos pedidos, inclusive de fabricantes de chassi.

Outra pergunta, também no campo dos pneus, é se os pilotos – agora de todas as categorias – terão que comprar pneus de chuva no próximo Brasileiro ou se poderão depositar no Parque Fechado um jogo usado.

Além da questão dos pneus, outra também está em aberto e aguarda resposta de muitos pilotos, já que o Campeonato Brasileiro se aproxima rapidamente.

“A centralina será utilizada ou não na Super Sênior?” Segundo algumas consultas que nos têm feito, os pilotos não confiam na centralina e são contra seu uso. O equipamento, segundo eles, não é confiável e pode “muito bem ser manipulado com finalidade anti-desportiva”, dizem alguns competidores da Super Sênior.

A reivindicação dos pilotos da Super Sênior passa, portanto, pela definição do uso ou não da centralina, para que eles possam definir se competirão em sua categoria ou migrarão para a Sênior A, que não usa o equipamento e que se assemelhará em muito – caso o pneu amarelo seja liberado – a Graduados. A diferença ficaria por conta do peso e idade.

  • 03/05/2011 13:42 Vicente Borges

    De fato, a centralina pode ser manipulada e, com isso, alguém sair levando vantagem. Deveria, portanto, ser facultativa (ou até banida) o seu uso na categoria SUPER SÊNIOR.
    Corro, também, na categoria SÊNIOR A. Gostaria de voltar a correr com o pneu amarelo. Todavia, pode ser roxo, azul, preto, etc. DESDE QUE SEJA IGUAL PARA TODOS OS PILOTOS, NÃO VEJO PROBLEMA ALGUM.
    Quanto a depositar pneus de chuva, para o campeonato brasileiro, do jeito que anda as coisas, acho temeroso... Ficará mais fácil para um piloto desonesto passar algum produto e, com isso, levar uma vantagem indevida.
    Abraços.
    Vicente Borges.

  • 03/05/2011 14:31 Neco

    Parabens pela iniciativa dos pilotos que se mostraram unidos por uma justa causa...PNEUS AMARELOS !!! Acho tambem que TODAS as categorias gostariam e deveriam andar de pneus amarelos. Pneus vermelhos so sao usados aqui no Brasil. Proximo passo para a categoria...baixar o peso...kart nao foi feito para carregar tanto peso...!!! Grande abraco a todos e vamos em frente !!

  • 03/05/2011 14:32 Sérgio Guerra

    Pneu vermelho é lixo para quem sabe andar de kart.
    Senior A tem que ser de amarelo.
    Para o ano que vem deveria mudar tudo para amarelo.
    Vermelho é para amador.

  • 03/05/2011 14:39 André Freitas

    Grande iniciativa rapaziada!!!
    Certamente a CBA vai atender estes pilotos.
    AMARELOOOOOOOOO !!!

  • 03/05/2011 14:44 Marcos Augusto

    O pneu vermelho piorou muito escorrega sem parar. Tem que mudar para amarelo mesmo. Muito boa estadecisão.
    Sou Super Senior e tambem gostaria de correr de amarelo.

  • 03/05/2011 14:55 Edison Caliman

    Concordo com o Vicente Borges, pneus de chuva comprar sim, novo, já que existem produtos que dão aos pilotos espertos aquele tempinho a mais, usando da MELECA então comprar e depositar na diretoria da prova. Sobre a ignição já não é de agora que estão usando todo o esquema eletronico para melhorar o torque do motor em retomada de curva, agora o que deveria é usar realmente a máquina de leitura, mas corretamente, vai dar muita gente chorando, alem das ignições, tambem as coroas com raio alterado, e pinhão com raio alterado provocando uma relação bem próxima para maior, o que realmente falta é o que se diz, por a mão na massa, aos poucos mostrando que o kartismo tem que valer quem realmente anda no regulamento, pois ser campeão de certas formas dizem que é o que vale, SERÁ mesmo. então quem acha que é assim, é só analizar o buraco que temos no automobilismo, quanto tempo não temos pilotos indo para qualquer categoria que seja e se firmando como era antes.Exemplo Portugal com crise e tudo, foi só por em pratica categorias que não pode ser burlada em regulamento, dando igualdade a todos, pronto, aumentou o numero de participantes, então fica a pergunta, quem está errado na atitude?. Basta analizar. Edison Caliman

  • 03/05/2011 17:44 Guildner Carvalho (gmc Racing Kart)

    A INICIATIVA DOS PILOTOS QUE PARTICIPARAM DA 2ª ETAPA DO SUL-BRASILEIRO NO VELOPARK DEVE TER A ADESÃO DOS DEMAIS PILOTOS DAS CATEGORIAS SENIOR "A" E SUPER SENIOR. ACREDITO QUE A PARTIR DE UMA CONSULTA A NÍVEL NACIONAL AS COISAS VÃO CAMINHAR COM MAIS RAPIDEZ!!! O KARTGAUCHO PODERIA DISPONIBILIZAR O ESPAÇO QUE TEM NA MÍDIA E AVANÇAR NESSE SENTIDO.
    SOU CONTRA A CENTRALINA E O USO DOS PNEUS VERMELHOS. EM RELAÇÃO A AQUISIÇÃO DOS PNEUS DE CHUVA NOS CAMPEONATOS NACIONAIS SOU CONTRA. BASTA MAIOR RIGOR NA FISCALIZAÇÃO E PUNIÇÃO EXEMPLAR PARA AQUELE QUE BURLAR AS REGRAS DESPORTIVAS. E MAIS: OS PRÓPRIOS PILOTOS E TIMES JÁ FAZEM ESSA FISCALIZAÇÃO.
    NO MEU CASO, SE AS REGRAS IMPOSTAS PERMANECEREM, VOU CORRER NA CATEGORIA SENIOR "A", QUE NÃO UTILIZA A CENTRALINA.
    PREZADOS PILOTOS, AS QUESTÕES SUSCITADAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELO CNK O MAIS BREVE POSSÍVEL. SE ESTIVERMOS UNIDOS O NOSSO PLEITO HÁ DE SER ACATADO.
    ABRAÇOS.
    GUILDNER.

  • 03/05/2011 19:22 Yuri Carvalho

    SOU PILOTO SENIOR A E TAMBÉM GOSTARIA DE PARABENIZAR OS PILOTOS PARTICIPANTES DO CAMP. SUL BRASILEIRO PELA INICIATIVA. AS MUDANÇAS SUGERIDAS AGREGAM MELHOR PERFORMANCE E MAIOR SEGURANÇA AOS PILOTOS DA CATEGORIA. SOU CONTRA A OBRIGATORIEDADE QUANTO A COMPRA DE PNEUS DE CHUVA A CADA CAMP. BRASILEIRO. PENSO QUE FALTA SERIEDADE E FISCALIZAÇÃO POR PARTE DOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA PROVA QUE AO INVÉS DE APOIAR OS INTERESSES DOS PILOTOS QUE SÃO OS PROTAGONISTAS DO EVENTO, APOIAM AS EMPRESAS QUE MONOPOLIZAM O MERCADO E NOS EXPLORAM COBRANDO PREÇOS ABUSIVOS POR SEUS PRODUTOS! QUANTO A POLÉMICA DA CENTRALINA, ACREDITO QUE É UM EQUIPAMENTO MUITO ÚTIL QUE AUMENTA A VIDA ÚTIL DO MOTOR E NÃO PREJUDICA CONSIDERAVELMENTE A PERFORMANCE DO KART. ENTRETANTO, NÃO TEMOS UM EQUIPAMENTO DE QUALIDADE E CONFIABILIDADE NO MERCADO. A MINHA EXPERIÊNCIA É DE INÚMEROS PROBLEMAS COM O EQUIPAMENTO E, CONSEQUENTEMENTE, UMA DESPESA ALTA, POR SER UM PRODUTO CARO. ASSIM SENDO, COMPATIRLHO DA OPINIÃO DE QUE TODAS AS CATEGORIAS DEVERIAM CORRER SEM A CENTRALINA. NADA MAIS. YURI CARVALHO

  • 03/05/2011 19:44 Jonas Kart

    Na verdade pessoal, essa história do tipo de pneus a serem utilizados e outros itens do RNK ja deveriam estar definidos a muito tempo atrás para que as equipes e pilotos tenham tempo de treinar com base no regulamento, ou seja, nao terem que perder tempo e dinheiro investindo em equipamentos que nao irão ser utilizados.
    Até quando vai isso!!!
    Parabens para os pilotos que tiveram essa iniciativa de mandar esse documento assinado pra CBA.
    Acho que já é tarde para exigirmos alguma mudança pois estamos em Maio e o Campeonato é em Julho mas vamos ver oque acontece.

  • 03/05/2011 20:02 Marcos Peli

    Sem discriminação com relação a Cor , raça , ou Credo ,...rs do Pneu (nisso concordo com o Vicente) , só acho que regulamento de regionais e Nacionais DEVERIAM OBRIGATORIAMENTE seguir um mesmo Parâmetro afim de que os pilotos pudessem usar o mesmo equipamento , e que os mesmos desta forma pudessem servir de Preparação um para o outro.
    Muito se falou a respeito de Diâmetro de Eixo e Pneus no inicio do Ano para os Seniors A , mas os regionais optaram por eixo de 40 e Pneu Vermelho para esta Categoria.
    Bom seria se todos falassem a mesma língua ,.. não é mesmo ?!?! , mas parece que isso tem sido meio difícil já a alguns anos.
    Abs.
    Massa

  • 03/05/2011 20:44 Flávio Damaceno

    Muito boa a iniciativa dos pilotos Sênior A e dos principais Chefes de Equipes. O pneu para eles tem que ser o amarelo no Brasileiro de Kart. Lá estarão os melhores pilotos do Brasil e eles tem o direito de andar com equipamento de primeira qualidade. Pneu vermelho é para VARZEA ou para piloto de INDOR. Marcos Peli, se nos regionais os clubes quizerem optar por vermelho, que o façam mas daí querer que os melhores pilotos do Brasil, reunidos para disputar o Brasileiro de Kart usem um pneu de baixa qualidade (GRIP) é demais. Brasileiro de Kart é para piloto "BALUDO" e não podemos nivelar por baixo. Pista emborrachada por si só abre espaço para separar os bons pilotos dos demais. Parabéns pela iniciativa " garotos" da Sênior A.

  • 03/05/2011 22:51 Dudu Dieter

    Grande Iniciativa!! Esperamos que os organizadores reflitam e tomem a decisão certa, nos permitindo competir com equipamento de ponta, com maior performance e satisfação da grande maioria dos pilotos Sênior A. Pneu vermelho deve ser utilizado em categorias de base como Cadet e Júnior menor.

  • 03/05/2011 23:49 Leonardo Nienkotter

    Parabéns por esta iniciativa! Concordo plenamente com o retorno do USO do amarelo.

  • 04/05/2011 00:18 Marcelo Solmucci

    Corro na Super Senior e o pneu tem que ser amarelo para todos...A centralina so serve para dar problema...Quanto ao pneu de chuva acho que tem que ser fornecido pela prova ... Nao sei porque insistem em colocar um pneu que todos sao contra...

  • 04/05/2011 12:47 Alessandro Xavier

    Pessoal... valeu pelo apoio sobre o assunto em pauta...minha opinião é a seguinte:
    Como nosso país é muito grande e temos diversos campeonatos em andamento, onde em vários deles a Sênior A e B andam juntas por falta de grid para andarem em separado a questão do pneu vermelho e amarelo causa tanta discórdia.
    Como pneu tem regulamento particular por prova os ajustes deveriam ser feitos caso a caso, mas nos campeonatos Nacionais como Brasileiro, Copa Brasil e Sul Brasileiro defendo um pneu de maior performance e segurança... em relação ao acerto do kart ou compra ou descarte de determinadas peças em função de um pneu ou outro, não vejo necessidade... é lógico que algumas variávies mudam, mas nada diferente do que já é feito... com relação em estar competindo de vermelho e em algumas provas competir de amarelo, não vejo problemas... a adaptação se dá em um ou dois treinos bem feitos.
    O ideal seria parametrizar em todas as competições, mas se não for possível, fica aí um meio termo.
    Mais uma vez obrigado a todos...
    Abraços
    Xavier

  • 04/05/2011 13:43 Flávio Damaceno

    Concordo com o Xavier. Nos regionais onde os Clubes juntam a Sênior B com a Sênior A e a Super Sênior, o pneu até pode ser o vermelho para equalizar as três categorias e nivelar por baixo. Mas isto não pode ser argumento para fazer com que a Sênior A ande no Brasileiro de Kart também com pneu vermelho. Como escreveu o Erno acima, ...?a Sênior A é uma categoria de Graduados com mais idade e não há motivos para que andem com pneus de tarja vermelha" ...

  • 04/05/2011 17:05 Rogevilson

    Também poderiam aproveitar e diminuir o peso mínimo, isso sim nivela por baixo. Não se justifica tanto peso para um kart sem marchas e sem freios dianteiros. Se o cara é gordo que vá praticar sumô.

  • 04/05/2011 17:31 Andre Nicastro

    Parabens aos pilotos da Senior A!! Senior A tem que ser pneu amarelo!

  • 04/05/2011 19:28 Flávio Damaceno

    Concordo com o Rogevilson. Trata-se de problema cultural do brasileiro. Sempre quer proteger o mais fraco e nivela tudo por baixo. Peso de 170 kg para Sênior A é uma vergonha. Acho que para 2012 tem que mudar isto também. Sênior A nâo é lugar de GORDO e sim de piloto GRADUADO com idade acima de 25 anos. Gente que GOSTA DE KART e busca uma competição de alta performance e se dedica muito para VENCER.

  • 05/05/2011 08:59 Rodrigo Piquet

    Minha opinião é que os pneus, sejam qual for, sejam decididos no mínimo no começo do ano para que os regionais sigam o mesmo modelo. Sobre o modelo dos mesmos, tanto faz, contudo é evidente que os pneus mais moles tornam a tocada mais prazerosa! Agora nao podemos é passar o ano treinando com um composto sem saber se é o correto. Em relaçao a custos, não acho viavel termos pneus diferentes entre nacionais e regionais.

  • 06/05/2011 13:10 Marcos Peli

    Flavio
    Se algum Senior A quiser andar em Uma Categoria com Peso abaixo dos 170 Kg , esta categoria já existe ,... é a GRADUADOS. Na minha opinião não ten necessidade de abaixar peso algum.
    Após os 25 anos e até os 40 Anos (senior) , normalmente as Pessoas Casam , tem Filhos , trabalham e adiquirem algum peso , e isso é perfeitamente norma a não ser que a pessoa seja homoafetiva (sem nenhuma discriminação , apenas que este termo novo e menos agressivo que Homosexual está mais na moda entre os nobres deputados,....rs ).
    Tem mais de 25 , e tá carregando muito Lastro ??? , vai de Graduado !!!
    Com relação a cor do Pneu , como eu disse antes , nada contra , mas um planejamento antecipado por parte de quem estipula as regras não mataria ninguém !!!.
    Eu mesmo no inicio do ano (estava sem equipamento) fiquei na P. dúvida sobre qual seria o eixo (de 40 ou 50) para os regionais , pois embora o RNK (que havia acabado de sair) não especificasse , os regionais ainda não haviam divulgado seus regulamentos, a Radio Box informava que seria de 50 , e com Pneu Amarelo em função de algumas entrevistas dadas pelos próprios dirigentes a sites especializados.
    Abs.