publicidade
17/07/2009 09:16

Pilotos de Sérgio Jimenez conquistaram dois vice em Goiânia. Coach analisa o trabalho

Fonte: Sérgio Jimenez


Foto: Léo Wiebusch

Marco Túlio


Um dos principais “coach” do kartismo brasileiro, o multi-campeão Sérgio Jimenez teve três de seus pilotos na pista disputando a 1ª fase do Campeonato Brasileiro em Goiânia: Cayan Chianca, Marco Túlio e João Resegue.

Chianca competiu em uma das categorias mais disputadas, a Júnior Menor. “Venho trabalhando com o Cayan desde março deste ano e desde lá obtivemos excelentes melhoras”, explica Jimenez, que depois do Open viu que seu pupilo teria grandes chances de conquistar o título, uma vez que entendera bem a pista e assimilara bem os ensinamentos de seu professor.

Desde os primeiros treinos Cayan se posicionava entre os três primeiros, mas na tomada de tempos um pouco de tráfego atrapalhou e o pernambucano ficou em 7º, a apenas dois décimos do pole. Ao fim de duas baterias classificatórias Chianca garantiu o 17º lugar na Pré-Final, fruto de duas provas acidentadas. Novo enrosco na largada da Pré-Final atrapalhou Chianca, que ainda assim fez ótima prova, terminando em 9º, posição de largada na grande Final.

Cayan largou em 9º e, fazendo ótima corrida, estava em terceiro quando, a oito voltas para o final, acabou enroscado com outro piloto que forçou ultrapassagem e teve que abandonar. “Acho que independente do resultado, Cayan fez um bom campeonato e tenho certeza que amadureceu e aprendeu muito nesse Brasileiro. Agora vamos focar no Paulista até a chegada da Copa Brasil”, avaliou Jimenez.

Com Marco Túlio, na Júnior, a previsão de que outra disputa equilibrada se avizinhava. Novamente um piloto de Sérgio Jimenez ia bem e estava posicionado entre os primeiros nos treinos.

Uma estratégia errada, porém, fez com que o tocantinense terminasse em 5º na tomada de tempos. Porém, a constância quando utilizava pneus usados era um dos trunfos de Marco Túlio, que largaria e terminaria em 2º na Pré-Final.

Para não perder o segundo lugar na largada – algo comum em Goiânia – uma nova estratégia foi traçada. Marco Túlio conseguiu manter a posição, mas não teve condições de atacar o primeiro colocado, muito bem acertado e com excelente pilotagem. Marco Túlio sofreu pressão de quatro diferentes pilotos, mas manteve-se firme e garantiu o vice-campeonato no Brasileiro. “Guiou firme e errou muito pouco. Fomos Vice Campeoes! Acho que com um curto tempo de trabalho foi um excelente resultado. Tenho certeza que na Copa Brasil brigaremos pelo titulo”, vibrou o professor.

João Resegue, depois de um tempo parado, “sofreu um tratamento intensivo” de cerca de dois meses para voltar em condições de lutar pelo título no Brasileiro de Novatos. “Do dia em que ele voltou ate o primeiro treino para o Brasileiro, João era praticamente outro piloto”, afirma Serginho. “Muito mais firme, constante, consciente e com o preparo físico de volta”, completa.

Novamente um piloto de Jimenez se colocava bem nos treinos oficiais e a perspectiva de lutar pela pole era grande. Não deu outra e Resegue, em sua última volta, garantiu a pole.

A vitória na primeira classificatória (a segunda foi cancelada) garantiu a pole para Resegue na Pré-Final, quando finalizou em terceiro depois de “por uma roda na terra”. Na largada da Final ele pulou para segundo e na metade da prova conseguiu se aproximar do líder, Renan Papareli, já que seus pneus haviam chegado à libragem correta. Um erro em uma tomada de curva o fez perder um tempo precioso, que o impediu de atacar o líder e lutar pelo título. Resegue ficou com o vice. “Mesmo assim fomos Vice Campeões!! Um bom resultado”, elogia Jimenez.

Na avaliação geral e final, Sérgio Jimenez, que estará na pista a partir da próxima terça em busca do hepta brasileiro, disse: “Acho que o trabalho foi bem feito, sempre corrigindo os erros e tentando prever o que poderia acontecer. Junto com Quirino/ Mittag (Cayan), Neri/ Tibola (Marco Túlio) e Quirino/ Passoca (João Resegue) acertamos o kart e os motores para ficarem o mais perfeito possível”, avalia.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!