A segunda fase do Campeonato Brasileiro de Kart está sendo disputada desde a última terça-feira em Nova Santa Rita, município próximo a Porto Alegre onde está localizado o Kartódromo Velopark, o mais novo do país.
Nesta semana, uma das categorias mais interessantes em disputa é a chamada Sudam Júnior. Aberta a pilotos com idade entre 13 e 15 anos, essa classe corre sob regulamento internacional, o que permite aos competidores usarem componentes importados em seus karts.
Os motores são de dois tempos de ciclo e 125 cilindradas, gerando algo próximo de 30 cavalos de potência sobre um bólido com pouco mais de 150 quilos. Isso torna a categoria uma das mais rápidas do kart brasileiro – que pode virar tempos muito próximos ao registrado pelos Graduados, considerados a elite do kart nacional.
“Esse kart é bem mais rápido que o Júnior usado nos regionais, sem contar que o motor exige mais cuidado do piloto com a carburação por ser a gasolina. No álcool a carburação é menos sensível, e essa mudança exige muito do piloto e da equipe”, comenta Eduardo Banzoli Filho (Oakley/H-Buster), que faz sua estréia na Sudam Júnior.
“Como o motor é mais rápido, exige outra técnica de pilotagem. Ele tem muita força nas saídas de curva, então o piloto precisa dosar melhor a aceleração para não perder tempo ‘destracionando’ o kart. Fora que o risco de uma rodada é bem maior”, explica Banzoli.
A tomada de tempos da Sudam Júnior e para as outras cinco categorias que disputam o Brasileiro de Kart será nesta quinta-feira no Velopark. Entre sexta-feira e sábado cada uma delas ainda realiza quatro baterias para decidir seus campeões.