Conquistar um título nacional já é uma tarefa bastante difícil. Muitos fatores estão envolvidos neste objetivo e às vezes algo inesperado faz tudo ir por água abaixo. Tentar dois títulos no mesmo evento, no mesmo final de semana, é uma dificuldade multiplicada por dois.
E o difícil feito de conquistar dois títulos de Campeão Brasileiro no mesmo final de semana foi o objetivo conjunto da equipe By Chico e de seu piloto, o paulista
A competição iniciou de forma extremamente positiva para a equipe e seu piloto. Na tomada de tempos Pipo Derani garantiu o segundo lugar no grid de largada da Graduados B e o terceiro na Sudam Júnior. Ao longo das baterias de cada categoria, Derani enfrentou as dificuldades naturais de uma competição extremamente equilibrada como é o Campeonato Brasileiro, mas se manteve entre os favoritos ao título.
Na primeira bateria da Sudam Júnior o paulista não marcou pontos, mas a recuperação veio nas duas provas seguintes, quando Derani recebeu a bandeirada em 2º e 4º. O piloto da By Chico viveu situação semelhante na Graduados B e na primeira corrida ele finalizou em 4º, porém sem marcar pontos na segunda. Na terceira ele terminou em 7º, depois de receber um toque e cair para o 12º lugar.
Este toque, porém, foi o que acabou com todas as aspirações de Pipo
“Foi uma pena, pois certamente poderíamos ter brigado pelo título, já que a última bateria atribuía pontuação dobrada. Mas isto acontece”, lamentou