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28/06/2012 14:30

Por um Campeonato Brasileiro limpo e com campeões verdadeiros

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


Bandeira preta aos


O Campeonato Brasileiro de Kart, que este ano terá sua 47ª edição, poderá ter um dos maiores grids de sua história, dedução lógica se analisarmos a quantidade de pilotos que participou dos “opens” para as duas fases, no Beto Carrero e em Cascavel, em junho.

Seguindo uma linha de crescimento em termos de participantes, é chegada a hora de o Brasileiro crescer também fora da pista. Temos tido boa organização nos últimos anos, mas vemos e/ou ficamos sabendo “a boca pequena” de campeões que, de alguma forma, burlaram o regulamento, seja ele técnico ou desportivo, e não foram descobertos ou vistos e simplesmente não foram punidos.

A área técnica, sempre muito bem comandada por Luis Fernando Esmeraldo e Ricardo Bignotto, recebeu uma “ajuda” do RNK este ano, que em seu artigo 20 estipula que um kart poderá ser vistoriado a qualquer momento do evento, antes, durante e depois de treinos livres e da tomada de tempo e/ou da prova.

Isto significa dizer que, caso os comissários técnicos suspeitem que um piloto esteja fora do regulamento em um treino, eles poderão vistoriar o equipamento deste concorrente. E, comprovada a irregularidade técnica, o piloto poderá sofrer as sanções previstas no artigo 18, que trata exatamente das penalizações que cada concorrente poderá sofrer, além de ter seu nome retirado dos resultados. Ou seja, não existe mais “treino é treino, jogo é jogo”. Agora “treino já é jogo”.

“Treinar fora do regulamento implica em diversas situações, como por exemplo, sugestionar os outros concorrentes a ‘correr atrás’ daquele tempo obtido por um piloto irregular. Ou, em uma categoria com motores sorteados, um ‘temporal’ desestabiliza todos os competidores. Eles vão achar que seu motor é ruim e assim começam as trocas de motores, desnecessárias, claro”, explica Rubens Gatti, presidente da CNK. “Teremos vistorias mais rígidas”, avisa.

Vistorias técnicas ainda mais apuradas após a tomada de tempos e as baterias, principalmente na Final, ajudariam a flagrar os “espertos de plantão”, aqueles que burlam o regulamento técnico e podem tranquilamente ser chamados de (do dicionário) pessoa que leva vantagem ou favorece outra pessoa usando de artifícios avessos ou quebrando as regras, já que graças a suas artimanhas tomaram o título de alguém que cumpriu o regulamento.

Ah, uma bela multa e uma suspensão - ao preparador, claro - ajudariam-no a repensar se seu trabalho está correto, não acham?

Na área desportiva logicamente a responsabilidade recai sobre os Comissários Desportivos, aqueles que estão dentro da pista para flagrar o “esperto de plantão” da vez, agora o próprio piloto. Inúmeras e inúmeras atitudes antidesportivas são vistas a cada corrida – e também no Campeonato Brasileiro. Já vimos títulos serem decididos a favor dos malandros na última volta de uma Final ou, pelo menos, alguém ver o título cair na mão de um terceiro por causa de uma atitude antidesportiva.

Bastou para isso um simples toque, às vezes não visto por um Comissário Desportivo. Ainda mais atenção da parte destes e uma equipe de filmagens oficial, contratada pela CBA, poderia ajudar a resolver este problema, já que é impossível aos Comissários Desportivos – seres humanos, lembremos – ver tudo o que acontece em grids às vezes superiores a 30 pilotos. Não tem filmagem oficial? Aceitem a que o piloto trouxer em suas alegações e reclamações, afinal ele certamente não terá tido tempo de manipular qualquer imagem contida no vídeo.

A própria CBA, como organizadora, por sua vez poderia ter na sala dos Comissários Desportivos equipamentos que permitam a estes assistir as imagens trazidas pelos pilotos, ou seja, uma boa televisão, um aparelho de DVD e um videocassete. Já vimos imagens não serem analisadas simplesmente porque estes equipamentos não estavam disponíveis e, na pequenina tela de uma câmera fica impossível de analisar uma atitude antidesportiva. E, assim, Comissários, assistam, por favor. Ah, e pilotos reclamantes, providenciem desde cedo uma cópia das imagens levadas aos Comissários, pois elas farão parte de todo o processo e ficarão retidas.

Por fim, outra regra nova, que se bem aplicada evitará que um piloto perca o título pela “falta de habilidade ou inteligência” de um retardatário. A partir deste ano, em qualquer uma das quatro corridas do Brasileiro (classificatórias, Pré-Final e Final), o retardatário será obrigado a deixar a pista antes que atrapalhe o líder.

Para isto ele será avisado pelo Diretor de Prova com uma bandeira azul cortada por um “x” vermelho. Recebida a bandeira, senhor retardatário, por favor, não atrapalhe ninguém e dirija-se ao Parque Fechado.

Só assim, cumprindo estas e outras premissas básicas, teremos um kartismo verdadeiramente em crescimento.

  • 28/06/2012 15:23 Geovane Diniz Gonçalves

    QUE DEUS ILUMINE TODOS COMISSÁRIOS E O SR.DIRETOR DE PROVA,ESPERAMOS UM GRANDE BRASILEIRO,OS INSTRUMENTOS A SEREM USADOS ESTÃO, ME PARECE,A DISPOSIÇÃO!

  • 28/06/2012 17:05 Ivo José Scotti

    A CBA tem que fazer a sua parte, levando os seus equipamentos para verificação dos motores e demais itens do KART, os mecânicos devem fazer a sua parte oferecendo o que eles tem de melhor e os pilotos se prepararem para este Brasileiro e assim teremos como vencedores o melhor piloto com a melhor equipe.
    Parabéns ao Kart Motor pela matéria e alerta aos maus desportistas.

  • 29/06/2012 08:44 Albany

    Parabens a CBA, em especial ao RUBENS GATTI por sempre estar focado na busca da igualdade dos competidores, para que realmente o vencedor tenha orgulho em dizer eu sou o CAMPEAO....

  • 29/06/2012 08:58 Rosane

    Parabéns, KartMotor pela matéria.

  • 29/06/2012 11:05 Edison Caliman

    Erno, matéria bem na hora certa, e com recados diretos, agora não adianta pais e preparadores ficarem reclamando, se não fizerem o que é de fato, fazer a reclamação na secretaria e pedir vistoria de quem pode estar fora, só assim vamos poder ver quem são os espertinhos de plantão, pois se não for assim não adianta ficar depois falando blá blá blá, sem provar, fica chato principalmente para quem trabalha no campeonato, que são fiscais, diretores e outros. Temos que acabar com isso, principalmente quando as duas fases do campeonato Brasileiro acaba, aí vem as fofocas de fulano e siclano estava fora, motor do fulano girava mais que o meu, que era o bicho, sempre é assim, então quem achar que alguem esteja fora, faça a sua parte, e depois não reclama, que é falta de educação com os integrantes da CBA e CNK, envolvidos no trabalho exausto que é as duas fases de um campeonato Brasileiro. Érno parabéns pela matéria, e a todos que disputarão as duas fases do campeonato Brasileiro de kart, muita sorte e que todos sejam campeões, pois só o fato de estar na disputa já é um grande titulo a todos.
    Edison Caliman

  • 29/06/2012 15:52 Gilberto Vargas

    Parabéns pela matéria. Precisamos tornar estas idéias um verdadeiro MOVIMENTO em favor da ética no esporte.

  • 29/06/2012 19:01 Hemerson

    parabens pela iniciativa, concordo plenamente e acredito que o penalizado nao deveria nem continuar seus treinos, tanto o piloto como preparador ou os.

  • 30/06/2012 19:02 Fernando Sakzenian

    Concordo mais uma vez com as medidas da CBA peço mais duas medida para atual para atual diretoria da CBA que exija na filiaçoes do proximo ano a certidao de nascimento original dos pilotos e na carteira de piloto da CBA ter o ano de nascimento do piloto ( acaba-se assim os pais espertos de plantao) .A segunda é escolher melhor os comissarios desportivos para que hajam sem BAIRRISMO E SEM INFUENCIA EXTERNA. Como é bonito ver a categoria mirim sendo mirim e assim por diante.

  • 01/07/2012 11:48 Fabrizio Petecof

    Tem que moralizar mesmo e não pode ficar só no discurso!! Todos que trabalham sério na formação de seus filhos merecem isso!
    Tem atitudes que ficam evidentes e decepcionam aqueles que ainda acreditam no esporte puro.
    Como é triste ver alguns pais inseguros em relação ao talento de seus filhos (e alguns nem deveriam) e desesperados em busca de resultados, recorrendo a "mutretas" para botar o filho na frente de uma hora para outra.
    Basta analisar algumas ascenções suspeitas em categoria pautada pelo equilibrio e disputas das vitórias sempre nas últimas curvas! Aí aparece um esperto pra fazer o contrario e andar mais rápido que todos mesmo sozinho e cara pro vento!
    Esperamos que no Brasileiro e no segundo semestre os comissários técnicos estejam atentos.
    Boa sorte a todos e que vença o melhor na pista!

  • 01/07/2012 13:33 Izac Machado

    Esperamos que desta vez saia do papel e vá para a pista e parque fechado tudo o que foi relatado acima.

  • 01/07/2012 14:58 Oracel A Maciel De Oliveira

    PARABÉNS!!!...Salvei esta NOTÍCIA completamente, com Bandeira PRETA, tal como está aí. Só esperamos que na PRÁTICA as REGRAS e PUNIÇÕES sejam CUMPRIDAS, para o BEM de TODOS e PRINCIPALEMTNE aos PILOTOS e EQUIPES TÉCNICAS. O Kartismos Brasileiro e TODOS que fazem os EVENTOS acontecerem DESTRO e FORA das PISTAS, merecem o RESPEITO ao ESPORTE e sobre tudo a HONESTIDADE e ao PROFISSIONALISMO.
    Oracel (Pato Branco-Pr

  • 02/07/2012 16:10 Thais

    Erno, a seriedade deveria ser base em todos os campeonatos do país, pois muitas vezes pilotos param de competir neste esporte, pois a lei do mais esperto ou mais $$$ predomina!

  • 12/07/2012 12:50 Marco Antônio Rodrigues Da Cunha Jr.

    Parabéns ao RNK e à CNK pela disposição em tornar este esporte de base ainda melhor !!