O brasiliense Rafael Rato (TPC/ Kart Mini/ Car Park/ A2 Motel/ MotorBiz), da categoria Graduado, enfrentou muitos problemas e sofreu uma grande decepção no 45º Campeonato Brasileiro de Kart, realizado em Florianópolis (SC) durante toda a semana passada.
Animado com os bons resultados nos treinos realizados no mês anterior à competição, e também com a possibilidade de ganhar descontos na temporada 2011 da Fórmula Future Fiat (premiação oferecida aos três primeiros colocados da categoria), Rato foi a Florianópolis disposto a brigar pelas primeiras posições.
Mas o que o piloto enfrentou na pista foram muitos problemas no acerto do chassi e também no conjunto propulsor, formado pelo motor e carburador do kart. “Eu não sei o que aconteceu, simplesmente eu era 1,2 segundos mais lento do que meus tempos nos treinos”, lamentou o piloto.
Rato foi para a prova pré-final largando da penúltima colocação entre os 34 karts que compuseram o grid, mas não terminou a prova e acabou com o 27º lugar. Para a prova final, o piloto decidiu arriscar tudo, trocando o chassi e o conjunto de força pelos equipamentos reserva. Embora ainda estivesse longe do ideal, o novo equipamento permitiu que o piloto, que partiu da 27ª posição no grid, terminasse a prova em 17º.
“Melhoramos um pouco com o equipamento reserva, mas já era tarde para tentar qualquer reação. Foi uma pena, mas pelo menos valeu pela experiência de competir com pilotos do nível de Sérgio Jimenez, André Nicastro, Ruben Carrapatoso, Nelsinho Piquet e tantos outros que enfrentei”, finalizou Rato.
O próximo desafio do brasiliense nas pistas é a sexta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, onde estarão em jogo duas vagas para a Seletiva Petrobrás de Kart. A expectativa do piloto é obter uma das vagas e lutar pelo prêmio de 105 mil reais que será entregue ao vencedor da prova final deste certame, que acontecerá no final do ano, em Itu, interior de São Paulo.