Seguindo o modelo de sucesso adotado em 2018, a Comissão
Nacional de Kart seguirá adotando as indicações das Federações para oferecer as
vagas subsidiadas do Campeonato Brasileiro para as categorias CODASUR Junior,
CODASUR e OK Internacional.
Algumas mudanças foram feitas em relação à distribuição de
vagas por federação, levando-se em conta, sempre, o número de pilotos filiados
no ano anterior. De acordo com o levantamento feito pela CBA, as vagas para
cada uma das três categorias serão assim distribuídas:
Federação Paulista e Federação Paranaense – 4
Federação Gaúcha, Federação Catarinense e Federação Mineira – 3
Federação do Rio de Janeiro, Federação do Distrito Federal, Federação de Pernambuco,
Federação do Maranhão, Federação Goiana, Federação da Paraíba, Federação do
Mato Grosso e Federação Cearense – 2
Federação do Espírito Santo, Federação Baiana e Federação do Rio Grande do
Norte – 1.
BENEFÍCIOS – Os importantes benefícios para os competidores
destas classes seguirão sendo ofertados. O grupo de empresas formado pela IAME
(Itália), MG Pneus e RBC Motorsport irá fornecer os motores para CODASUR e
CODASUR JR., de forma GRATUITA. As vantagens incluem também o fornecimento
GRATUITO de dois jogos de pneus do tipo slick para as corridas e, ainda, um
jogo de pneus de chuva (este último, caso não seja utilizado, deverá ser
devolvido para o representante MG Pneus nos eventos).
Já na categoria OK os pilotos deverão desembolsar pelo
aluguel dos motores o valor subsidiado de R$ 1.300,00. Também nesta classe os
pilotos irão receber de forma gratuita dois jogos de pneus do tipo slick para
as corridas.
Levando-se em conta essas três classes, os campeões
brasileiros receberão como prêmio a participação gratuita no Campeonato Mundial
CIK/FIA, que será realizado entre os dias 5 e 8 de setembro na Finlândia, ou se
preferirem, no IAME International Finals, a ser disputado em Le Mans (França),
no mês de outubro.
Todas as federações deverão informar à CNK os seus pilotos
classificados, obrigatoriamente, até o dia 24 de maio de 2019. Caso esta
indicação não aconteça até esta data, as vagas remanescentes serão direcionadas
às federações estaduais que não tiveram direito às vagas regulares, como, por
exemplo, FAT, FAMS, FSA, FEPAUTO, FAEPI e FAA.
“O grande sucesso que
conseguimos no ano passado com as novas categorias internacionais praticamente
nos obrigam a manter o mesmo procedimento de distribuição de vagas para
participação do Brasileiro nas classes subsidiadas. Naturalmente entendemos que
o interesse em 2019 tende a ser ainda maior, encaminhando os pilotos a
disputarem com muito afinco as competições regionais que irão oferecer estas
vagas. Nos próximos dias estou certo que cada uma das Federações irá anunciar
quais os campeonatos que irão oferecer as vagas e, desta forma, os pilotos e
equipes poderão se programar para buscar o seu lugar no Brasileiro”,
comentou Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart.