O Kartódromo Delci Damian, em Cascavel (PR), está sendo o palco de um grande espetáculo, composto por exatos 212 pilotos de todo o Brasil. Trata-se do 47º Campeonato Brasileiro de Kart, que em sua segunda fase reúne sete categorias, dentre as quais a Sudam Júnior, onde o piloto carioca Renato Júnior (Assim Saúde) busca conquistar seu terceiro título na competição.
Campeão brasileiro em 2009 e 2010, pela Cadete e Júnior Menor, Renato Júnior fez dois treinos na tarde desta terça-feira em Cascavel. No primeiro, ainda ambientando-se à pista, ele terminou em 12º. No treino seguinte, já com melhor conhecimento do traçado – no qual estreava hoje – os tempos melhoraram e ele ficou com a 6ª posição, cerca de um décimo de segundo mais lento que o primeiro colocado.
“Hoje foi mais um dia de adaptação ao traçado, mas mesmo assim ‘passamos’ alguns carburadores no primeiro treino”, conta Renato Júnior (Assim Saúde). “No segundo eu já ‘peguei a mão da pista’ e tudo se encaixou melhor, também na parte técnica”, emendou o piloto carioca, que utiliza chassis Techspeed e recentemente passou a competir na equipe Leme Competições, do ex-piloto Fernando Leme.
O crescimento, ainda no primeiro dia, deixou o representante Assim Saúde ainda mais animado em relação a suas chances de conquistar o título. “A categoria está muito equilibrada e, dos 21 pilotos na pista, seguramente a metade tem chances de ser campeão. Estamos muito otimistas”, admite Renatinho, como também é conhecido nos kartódromos. “Nesta quarta-feira vamos trabalhar em outros itens de acerto e certamente estaremos competitivos para a tomada de tempos e a primeira bateria, na quinta”, finaliza.
O Campeonato Brasileiro é composto por duas provas classificatórias, que formam o grid de largada da Pré-Final, que por sua vez define a ordem de largada da Final. O campeão será o piloto que vencer a Final, marcada para o sábado (28).