Depois de enfrentar problemas em três das quatro corridas que compuseram o Campeonato Brasileiro de Kart em Cascavel (PR), o carioca Renato Júnior (Assim Saúde) fez uma grande corrida de recuperação na prova Final da competição, disputada na última semana, de 24 a 28 de julho, no Kartódromo Delci Damian.
Renato Júnior, bicampeão brasileiro em 2009 e 2010, fez uma boa tomada de tempos na categoria Sudam Júnior e estava garantindo o primeiro lugar até os últimos momentos da atividade, quando foi superado por dois concorrentes. Assim, ele largou em terceiro na primeira corrida classificatória.
O primeiro problema aconteceu exatamente nesta classificatória, disputada sob chuva, quando o carioca lutava pela primeira posição. “Entrou água no motor e isto fez com que ele ‘travasse’. Tive que abandonar a prova”, lamenta o piloto. Na prova seguinte, novamente brigando pela liderança, a palheta de seu carburador quebrou e Renato Júnior terminou em 7º.
Pela somatória de pontos das duas classificatórias Renato Júnior (Assim Saúde) largou em 14º e já estava em plena recuperação, ocupando o 8º lugar, quando foi envolvido em um acidente que acontecera à sua frente. “Quando desviei acabei sendo atingido por outro concorrente, que também desviou, e tive que abandonar”, lembra o piloto do Rio de Janeiro.
O melhor momento de Renato Júnior aconteceu exatamente na prova que definiria o campeão da Sudam Júnior, a Final. Largando praticamente em último, da 18ª posição, ele teve uma atuação perfeita, que o levou ao 6º lugar, muito próximo do pódio. “Eu queria o título, é claro, e lutamos muito por isso”, afirma Renato Júnior (Assim Saúde). “Mas, dadas as circunstâncias, o 6º foi um excelente resultado. Consegui ser muito competitivo e recuperei muitas posições. Se eu tivesse tido uma Pré-Final melhor certamente teria lutado pelo título de campeão”, encerra.