publicidade
29/06/2011 09:55

RNK recebeu adendo e modificações já valem para o Brasileiro

Fonte: Portal Kart Motor | Erno Drehmer



Datado em 7 de junho, está divulgado pela CNK um adendo ao Regulamento Nacional de Kart, que trata de algumas modificações importantes a serem usadas já neste Campeonato Brasileiro.

Entre outros assuntos, o adendo regulamenta a idade da Sudam Júnior, intercâmbio de peças entre motores homologados em 2009, escapamento das categorias Júnior Menor, Júnior e Super Cadete, tubos de chassi da Cadete, além de diversos outros.

O componente mais citado neste adendo é o carburador e algumas categorias receberam alguns ajustes em suas medidas. E, de uma forma mais genérica, já que se aplica a todas as categorias, o adendo regulamenta o Artigo 34 do RNK, item I, aplicando a frase “somente poderão ser utilizados carburadores homologados pela CBA, ou da marca Tillotson”.

O novo adendo já está disponível no Kart Motor.

  • 29/06/2011 16:14 Ruben Carrapatoso

    Muito Bom !!!
    Voce se mata para fabricar um produto, desenvolver alem de pagar a homologação, ai no meio do ano sem mais nem menos liberam um produto IMPORTADOOOOOOOOOO.
    Não estou nem um pouco satisfeito com isso.
    Cade a janela de homologação ???
    Se prezam tanto os produtos nacionais, vide a nova homologação de chassis, então porque no meio do ano liberar os CARBURADORES ???
    Se é assim libera o CRG e o TONY tambem esse ano, que tal agora antes do brasileiro.
    Coerencia nota 0. Desentendimento nota 10.
    Parabens a todos que organizam o kart no brasil !!
    Ruben Carrapatoso

  • 30/06/2011 12:12 Roberto Farid

    Pois é, alguém deve ter "pago" pela liberação dele. Só gostaria de saber qual a procedência desse tal TILOTSOM... Eu conheço o TILLOTSON, que parece até ter fábrica no Brasil (Canoas/RS).
    Este é o respeito que a CNK/CBA tem com os kartistas e a postura ética com quem se submeteu ao processo de homologação pelos meios legais (e ainda não obteve resposta como no caso da CRG).
    E o mais bacana datado do dia 07 e divulgado à duas semanas do Brasileiro, estranho não?

  • 01/07/2011 08:57 Rogério Naspolini

    Caro Carrapatoso,
    Primeiramente quero de público dizer da minha admiração por você, brasileiro, CAMPEÃO MUNDIAL DE KART. Todos nós que amamos este esporte temos que reconhecer e enaltecer este título que você ostenta com tanta propriedade. Você é um dos ícones do kartismo brasileiro.
    Mas, neste momento quero também de público, respeitosamente discordar do teu desabafo acima expressado. Você não tem razão!
    Acho que você foi profundamente injusto com a CNK/CBA ao fazer o comentário acima, muito provavelmente por desconhecer a realidade dos fatos, embora eu mesmo em janeiro próximo passado tenha tido a oportunidade de, muito rapidamente te afirmar que os carburadores TILLOTSON continuavam homologados, embora não tivessem participado do mais recente processo de homologações do produto. Faço isto por achar que temos que reconhecer e mesmo enaltecer a atitude dos dirigentes do esporte que honram as regras estabelecidas, mesmo que por seus antecessores.
    Os carburadores Tillotson estão homologados até 31 de dezembro de 2015 e isto está documentado em CD e arquivo eletrônico divulgado pela CNK/CBA, datado de dezembro de 2009, PRODUTOS HOMOLOGADOS 2009 CARBURADORES. Eu mesmo tenho cópia do original, endereçado a nós fabricantes, pelo Presidente da CNK-CBA, Sr. Pedro Sereno.
    A atitude expressada no ADENDO 01 ao REGULAMENTO NACIONAL DE KART 2011, nada mais é do que o reconhecimento por parte da atual direção do órgão regulador do kartismo brasileiro de que a Empresa fabricante do referido carburador tem razão em reivindicar o direito de ter seus produtos liberados nas competições, por estarem legalmente homologados.
    Quero também prestar um testemunho que esta não é a primeira vez que o atual Presidente da CNK/CBA toma este tipo de atitude, reconhecer e validar as regras do jogo. No final do ano de 2010, quando tudo levava a crer que os motores PARILLA, KTT, PPK e Vortex seriam liberados para as demais categorias, e isto já estava decidido, o Mário Sérgio/Riomar, em reunião que eu presenciei juntamente com os demais fabricantes brasileiros de kart, apresentou os termos de um acordo havido entre a sua Empresa e a CNK/CBA (gestão anterior à atual) em que o MOTOR MRA teria reserva de mercado até o final de 2011. Um dos Comissários da entidade (LÚ) presente na reunião, e membro da entidade nas duas gestões, descreveu e concordou que isto realmente havia sido estabelecido. A atitude imediata do atual Presidente foi validar a regra: se isto foi pactuado, será honrado pela nossa gestão. E ponto final, não se discutiu mais o assunto.
    Estes são os fatos!
    Teria sido muito cômodo ficar quieto e deixar de explicitá-los, mas não teria sido justo com os meus princípios muito menos com o bem do nosso esporte.
    Um abraço Carrapatoso e a todos nos lêem.
    Rogério W. Naspolini, TECHSPEED

  • 01/07/2011 21:07 Russo

    Estou indo na 25 de março comprar um nariz de palhaço,vcs fazem o que querem e a hora que acham viável,só gostaria de saber quem esta levando vantagem nisso tudo,quer dizer que fazem varias exigências para homologações de carburadores e motores,agora vcs vêem com essa do Tillitson,já não basta a palhaçada dos cubos e outros componentes que tem que ter a marca do fabricante,como se isso fosse mudar alguma coisa no rendimento dos karts,é o único País que luta contra as fabricas Nacionais(motores e carburadores) e ISSO ME DA NOJO,por mim nunca mais participaria de provas Nacionais,mas infelizmente tem uma fabrica de TROXAS que me apóiam e vivo disso,todos vcs PILOTOS e PAIS de pilotos estão sendo feitos de idiotas,eles fazem o que bem querem e ninguém faz nada,por isso é essa bagunça!!!

  • 01/07/2011 23:35 Adones D'oliveira

    Quando os feras do kart não são ouvidos, devemos imaginar como considerados os garotos que ainda sonham em ser esses ídolos!

  • 02/07/2011 10:52 Mauro Rodeghiero

    Olá amantes do esporte kartismo!
    não vou entrar no mérito de quem está certo, errado, faturou $$$, perdeu $$$, foi enganado, se aventurou, foi iludido, e ainda está vivo e/ou respirando no dia de hoje.
    NOSSO ESPORTE PERDEU A ESSÊNCIA, assim como no futebol que 'pernas de pau' ganham fortunas, o kartismo brasileiro virou política pura , é a força de um, contra o desejo de outro, com o poder $$$ de mais outro envolvido no sistema produtivo.

    A Categoria CADETE já é a F1 pra muita gente!
    tá certo isso ??
    que todos precisam faturar é óbvio, as empresas automotivas alteram uma sinaleira justamente por isso ( VENDER a NOVIDADE )
    concordam ? e o povo compra, pagam o preço!(que pena!)
    O esporte KARTISMO pensado na base, deveria ser idealizado no montante de pilotos FEDERADOS (mais de 12mil) e não nos pilotos que PODEM PAGAR o PREÇO, eu sei, isso é sonho meu , o esporte é caro e quem não tem os $$$ que fique de arquibaldo. (pensamento cada vez mais latente no meio organizacional)
    O que me deixa por demais apreensivo, é que não conseguimos seguir simples regras, nem as básicas, nem aquela mais pura : a de dar bom dia ao concorrente, viramos máquinas de devorar oponentes, e isso fortalece quem não pensa no esporte como meio de interagir com pessoas.
    sim, estou sonhando !
    óbvio, pilotos não se mobilizam, não conseguem união, e quem se fortalece são os pensantes que muitas vezes não simplificam suas atitudes, seus regramentos e normas, e sofrem até na fiscalização disso tudo!
    onde quero chegar?
    INTERESSE é a palavra !
    O esporte só vai melhorar, se for pensado em lotar grid em tudo que for regional e/ou estadual ou ainda eventos dos clubes de kart, que esse regional ou evento extra seja a base do brasileiro, e por aí vai !
    é sonho, nem sem mais, pode ser um pesadelo até!
    vai ser realizado algum dia ???
    nem imagino !!!
    mas se fosse idealizado algo do tipo: só chega lá quem passa por aqui, seria uma reviravolta sem tamanho, movimentando toda a base produtiva, onde todos ganhariam, desde o peão apertador de parafuso ao mega empresário do 'ambiente' kart.
    SONHO é sonho, que cada um trabalhe por seu ideal mas com um único objetivo: que se renove o kartismo brasileiro !
    VIVA O KART !
    Frase que sempre é dita na comunidade Kart Brasil no orkut.




  • 03/07/2011 14:05 Nelsão

    Nada melhor que uma boa panela!!!

  • 03/07/2011 14:25 Nelsão

    Fico muito feliz em acompanhar o desenvolvimento que o kartismo nacional vem alcançando na fabricação de "PANELAS", parabéns a todos.

  • 06/07/2011 12:03 Ruben Carrapatoso

    Rogerio,
    Tambem possuo grande admiração pela sua iniciativa, por ser um empresario de outro segmento e acredita no kart brasileiro investindo nele atraves da Tech Speed.
    Mas preciso resaltar que a janela de homologação para os carburadores, foi fechada a mais de 1 e meio e o proprio Felipe Giaffone me disse que o carburadores "Tillotson" não entraram nesta nova homologação.
    Mas se voce esta dizendo que possui documentos desmentido essa versão, então por favor publique-os aqui, assim podemos ficar esclarecidos sobre esse problema.
    Eu so sei o que me foi falado e o que esta escrito na homologação.
    Outra coisa, se a minha homologação dos carburadores RC-14 feito pela RCparts, assim como os outros que homologaram na mesma janela, vão ate o final de 2012, porque os Tilotsons estão liberados ate 2015 ?
    Como voce tomou a frente desse assunto, estou perguntando a voce.
    Muito Obrigado pelos esclarecimentos.
    Ruben Carrapatoso