O piloto brasiliense Rodrigo Piquet (Autotrac | B | Kart Mini | RBC), da categoria Sênior A, disputou na última semana a 46ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. A prova teve lugar no Kartódromo RBC Racing, na cidade de Vespasiano (MG) e contou com a participação de 190 competidores em sete categorias.
Com dois títulos de Campeonatos Brasileiros em seu currículo, Piquet se preparou muito para a competição deste ano. Desde o mês de fevereiro o piloto participou das principais competições na pista mineira e, mais do que isso, treinou como poucos com a equipe Dibo Racing em busca de um acerto ideal para o seu equipamento.
Nas atividades desta semana Piquet mostrou porque é um dos principais concorrentes de sua categoria. Com um kart muito bem acertado para o traçado mineiro e os motores preparados pela RBC Preparações com rendimento exemplar, o piloto esteve sempre entre os mais velozes nos treinos livres e, como era de se esperar, na tomada de tempos brigou pela pole-position. Com o tempo de 53s383 ele ficou com a terceira melhor marca da classificação, pela ínfima diferença de 33 milésimos para o pole-position.
Nas corridas, porém, a sorte parece que não estava ao lado de Piquet. Na primeira classificatória seu kart foi tocado na primeira curva e, com isso, acabou rodando. Como partia da segunda fila ele acabou ficando atravessado na pista e recebendo batidas por todos os lados, fazendo com que o piloto abandonasse a corrida. A segunda classificatória foi, efetivamente, a única corrida em que Piquet realmente pôde competir. Andou rápido, fez ultrapassagens e terminou na quarta posição. Na Pré-Final e, principalmente na Final, Piquet foi mais uma vez alvo de toques e da ânsia de alguns concorrentes que pareciam querer definir o títulos naqueles primeiros metros após a largada. Na corrida Final, que foi disputada na tarde de sábado, Rodrigo partia da 12ª posição e tinha chances reais de lutar por um lugar no pódio. Mas, na curva três, uma batida na traseira o fez rodar deixando-o muito para trás do restante do pelotão. Profissional como sempre, Rodrigo voltou à pista e, com a mesma garra como se estivesse disputando o primeiro lugar, continuou na prova até a bandeirada final e terminou o Brasileiro na 20ª posição.
“Acredito muito na categoria Sênior A brasileira e tenho orgulho de fazer parte dela. Acho que podemos ter os melhores pilotos seniores do mundo pilotando de uma maneira muito competitiva a cada competição nacional. Porém, para alguns, ainda é preciso aprender que em 90% das vezes uma corrida não é vencida nas primeiras curvas, mas certamente perdida. Infelizmente para mim não foi desta vez. Acredito que todo o piloto que deseja ser um grande campeão sabe, ou tem que aprender, que nem sempre é possível ganhar todas as corridas, mas que o importante é continuar fazendo o seu melhor e não desistir nunca. Dei o meu melhor durante toda semana e agora já estou com a cabeça nas próximas competições. Quero agradecer ao apoio da Autotrac, B, Kart Mini, RBC e todos que torceram por mim. Tenham certeza que já estamos planejando as próximas competições”, encerrou o piloto.
A agenda de Piquet tem nos próximos meses algumas competições na região Centro-Oeste e, em outubro, o piloto defenderá as cores do Distrito Federal na Copa Brasil. Este ano a última prova nacional do ano terá vez no kartódromo de Imperatriz, no Maranhão.