Terminou neste sábado (14) a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart, que foi disputada no Kartódromo do parque temático Beto Carreiro World, em Penha (SC). A equipe Squadra Kart, de Sérgio Jimenez e Marcelo Azevedo, participou da competição com dois jovens pilotos, além do próprio Jimenez, que tentava seu sétimo título Brasileiro no kart.
Para Adibe Marques, da categoria Júnior, e seu primo Eduardo Marques, da Cadete, a competição foi uma espécie de ‘batismo de fogo’. "O Adibe está andando de kart desde fevereiro conosco, e temos trabalhando bastante com ele em seu desenvolvimento técnico, físico e emocional", destacou Azevedo. "Cada corrida que ele faz é notável a evolução que ele mostra. Aqui em Penha ele não conhecia a pista e usou os primeiros treinos para isso. Nas provas, ultrapassou, foi ultrapassado, e chegou na final, quando teve que abandonar porque seu kart foi atingido por trás por outro competidor", apontou Marcelo.
"De qualquer forma, este Brasileiro foi uma preparação muito forte para o Adibe encontrar outros pilotos de diversas partes do país. Assim ele vai poder se preparar muito melhor para as competições futuras", disse.
Para Eduardo Marques, de apenas dez anos, o Campeonato Brasileiro representou um marco em sua vida: foi a primeira vez que ele disputou uma prova oficial de kart. "A curva de aprendizado dele aqui foi bem acentuada, porque depois de pouco tempo de treino e preparação conosco, ele decidiu que já queria estrear no meio dos leões, e de fato concordamos com a decisão dele. Acho que isso fez um bem danado em um menino de dez anos, que evoluiu monstruosamente aqui em Penha. Teve que conhecer a pista, se adaptar ao equipamento, ao ritmo de corrida, a ultrapassar, a mudar as linhas no traçado... Enfim, na nossa avaliação ele fez uma ótima estreia mesmo não chegando à final. Isso vai fazer dele um piloto bem mais forte daqui para frente", disse Marcelo.
Já Sérgio Jimenez ((GFS Software/URacer/MercadoRace/Bell/Birel/MG Pneus) tentava seu sétimo título nacional. O hexacampeão, que estreava novo equipamento da Birel, sofreu dois abandonos nas provas classificatórias, e na final terminou em terceiro. "Tivemos alguns problemas, o que acontece mesmo. É uma pena, mas vamos para frente. No fim das contas, o terceiro lugar depois de tudo que enfrentamos fica como um valioso troféu para a equipe", analisou.
"Acho que aqui o mais importante foi trabalhar os meninos na equipe. Eles foram muito bem para uma estreia. Ambos começaram este ano no kart, então este Brasileiro foi uma enorme prova para eles continuaram a crescente evolução que têm demonstrado desde que iniciaram o trabalho conosco", afirmou Jimenez.
A próxima fase do Brasileiro, com outras categorias, acontece no dia 29 de julho no kartódromo de Cascavel (PR).