E o Campeonato Brasileiro ainda é assunto, mesmo depois de quatro meses já decorridos. No último dia 30 de outubro um novo julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJD) da CBA recolocou o carioca Olin Galli como campeão da Graduados, agora na última instância possível dentro da esfera desportiva.
Vencedor na pista, Galli acabou desclassificado em razão de um protesto efetuado por Johilton Pavlak, que acabaria sofrendo a mesma punição por outras duas irregularidades distintas.
O segundo capítulo da história aconteceu no dia 24 de setembro, quando tanto Galli quanto Johilton tiveram negados seus recursos na Comissão Disciplinar do STJD, a primeira instância. Por consequência, Luca Travglini, segundo na pista e totalmente à parte dos acontecimentos, foi confirmado como campeão.
No último dia 30 de outubro, entretanto, agora no STJD - e não mais na Comissão Disciplinar deste -, em segunda instância, Olin Galli teve seu recurso provido por unanimidade de votos. A decisão garantiu ao carioca seu quarto título na competição. Luca Travaglini, assim, volta a ser o vice-campeão e os resultados de pista ficam mantidos, exceção feita ao próprio Pavlak, que não pôde recorrer pela segunda vez por ter sido seu primeiro recurso julgado intempestivo.
A decisão do STJD, ainda que não tenha seu acórdão publicado no site da CBA, pode ser conferida acessando a cópia do referido documento, ao qual tivemos acesso. Outro documento que comprova o título de Galli está na pontuação oficial do Campeonato Brasileiro, também no site da CBA.