O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) teve bastante trabalho no último dia 24 de setembro, uma quarta-feira. E quem "deu trabalho" foram os kartistas, já que neste dia a pauta da Sessão de Instrução e Julgamento incluiu cinco processos originados no último Campeonato Brasileiro.
No primeiro deles, o de número 12/2014, Recurso com Pedido de Efeito Suspensivo, o piloto Luiz Felipe Matheus teve, por unanimidade de votos, revogada a liminar anteriormente concedida e, com isso, o paulista "perdeu" o vice obtido na categoria Novatos. No Processo 16/2014, diretamente ligado ao 12, o Sr. João Carlos Matheus, pai de Luiz Felipe, foi, também por unanimidade, condenado à proibição de ingressar ou permanecer em quaisquer praças desportivas do automobilismo pelo período de 365 dias.
Já o Processo 15/2014, Denúncia, julgou condenado, por unanimidade, o Sr. Patrick Sakzenian ao pagamento de multa pecuniária de R$ 45 mil, mais a proibição de ingressar ou permanecer em quaisquer praças desportivas do automobilismo pelo período de 45 dias. O Sr. Fernando Sakzenian, por sua vez, foi condenado a pagar multa pecuniária de R$ 85.500,00 e também foi proibido de ingressar ou permanecer em quaisquer praças desportivas do automobilismo, mas pelo período de 139 dias.
Dois outros recursos, o 13/2014 e o 14/2014, foram julgados nesta sessão, relativos aos pilotos Olin Galli e Johilton Pavlak, que recorreram de suas desclassificações na Graduados. Para Galli foi negado, por unanimidade, o provimento ao recurso, sendo mantida punição estipulada pelo comissariado técnico. Pavlak, por sua vez, teve negado, por maioria de votos, conhecimento ao recurso, por intempestividade.
Assim, Nikolas Gaigalas, Rodrigo Baptista, Erick Lutum e Pedro Gabriel sobem uma posição e, com isso, terminaram o Brasileiro, respectivamente, em 2º, 3º, 4º e 5º. Luca Travaglini, por sua vez, teve confirmado seu título de campeão brasileiro na Graduados.
O resultado da Sessão de Instrução e Julgamento do dia 24 de setembro é público e está disponível no site da CBA.