Os principais pilotos do kartismo nacional já começam a chegar a Lauro de Freitas para disputar a segunda fase do Campeonato Brasileiro, que acontece entre os próximos dias 24 e 28, no Kartódromo Ayrton Senna. E o que eles encontraram foi o Kartódromo totalmente reformado, resultado de um trabalho conjunto entre a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), Associação Baiana de Karts (ABK) e a Prefeitura de Lauro de Freitas.
Além da pista, que recebeu uma nova camada de asfalto depois de um delicado tratamento nas rachaduras, o Ayrton Senna teve uma ampliação na área de pesagem, para abrigar uma maior quantidade de karts; e os portões ampliados para permitir a passagem das carretas com os equipamentos das equipes que começam a chegar de todo o Brasil.
Toda a estrutura foi pintada e teve também a instalação de alguns toldos para aumentar a área com sombra e facilitar o trabalho dos mecânicos, pilotos e fiscais de pista. Um dos pontos altos da estrutura é a moderna sala de imprensa que vai contar com vinte computadores ligados à internet, para atender profissionais de todo o Brasil, que devem comparecer para fazer a cobertura da mais importante competição do kartismo nacional.
Todo este trabalho foi resultado de uma soma de esforços. Na reforma da pista, foi importante a participação dos pilotos que cotizaram o custo do asfalto e da Prefeitura de Lauro de Freitas que ficou responsável pela aplicação do asfalto e também pela reforma de outros setores do Kartódromo. Também foi muito importante a participação das Tintas Acril para a pintura de toda a estrutura.
Na soma dos esforços, o mais importante é que os maiores ídolos do kart nacional vão encontrar um kartódromo de alto nível, sem deixar nada a desejar as principais praças esportivas do Sul do País. Agora, o trabalho das equipes está concentrado em montar seus boxes e karts já que a pista só será liberada para treinos a partir da terça-feira, quando os motores começam a roncar.
A cada dia mais pilotos se inscrevem para disputar a competição. O Campeonato Brasileiro terá disputa nas categorias Sênior A (PSK A), Sênior B (PSK B), Super Sênior, Graduados B (PGK B), Graduados A (PGK A) e Sudam Júnior. Além dos pilotos da Bahia, a competição terá representantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Sergipe, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pernambuco.
As equipes dos estados mais distantes receberão da CBA um vale de 200 litros de diesel combustível, oferecido pela Federação de Automobilismo da Bahia (FAB). O Campeonato Brasileiro de Kart tem o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, Tintas Acril, Centro de Medicina Humana e Sol.