Foi encerrada neste sábado (13) a 48ª edição do Campeonato Brasileiro, competição do mais elevado nível do kartismo nacional, que contou com a presença de 216 pilotos distribuídos em diversas categorias. A competição ocorreu no Kartódromo de Serra, no Espírito Santo, e o piloto Vanderlei Pacheco Júnior marcou presença na Cadete e Super Cadete.
Os trabalhos iniciaram-se na segunda-feira com lacração de motores, chassis e pneus e a novidade era a utilização do chassi Kart Mini. Porém a pista só recebeu o ronco dos motores na terça-feira, quando foram iniciados os treinos oficiais. Após os treinos livres oficiais, os dias seguintes foram de muito trabalho com classificatórias e aquecimentos para acertar os pequenos detalhes.
As pré-finais e finais ocorreram no ultimo dia de competição, sendo as pré-finais que decidiam as posições de largadas dos pilotos nas finais. Pela categoria Cadete Pachequinho fechou a Pré-Final em 21º entre 38 pilotos na pista. Pela Super Cadete o piloto conseguiu o 2º lugar entre o total de 16 pilotos nesta categoria.
Largando da vigésima primeira colocação pela categoria Cadete, Vanderlei iniciou uma prova de recuperação na Final e recebeu a bandeirada na 10ª posição. A colocação final, no entanto, foi 9º devido à desclassificação de outro piloto. A recuperação poderia ter sido ainda mais surpreendente com o avanço de mais algumas posições se a prova não tivesse terminado com duas voltas de antecedência.
Na categoria Super Cadete Pachequinho largou da segunda posição, porém durante a prova perdeu rendimento e perdeu uma posição, finalizando o Brasileiro em 3º lugar, resultado bem visto pelo piloto e equipe.