Campeão do Open Goiânia, que antecedeu no mesmo Kartódromo Ricardo Santos as disputas da 44ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, o kartista paulista Igor Melo (Ligeirinho Express/ AMF Karting Parts / Roger Motorsport) passou a ter seu nome inscrito em todas as listas que indicavam os favoritos à disputa do título máximo nacional da categoria Mirim, a efetiva porta de entrada no mundo da velocidade, já que reservada aos pilotos com idade entre seis e oito anos.
Durante as sessões de treinos livres esse favoritismo foi se confirmando, com Igor Melo sempre conquistando as melhores marcas no difícil e sinuoso circuito goiano, fato que se repetia no último treino da categoria Mirim antes da tomada de tempos, que definiu a ordem dos bólidos no grid das duas baterias classificatórias. De súbito, um kart surgiu parado em sua frente sobre a “zebra” de saída da veloz Curva 1, sem que houvesse qualquer sinalização de bandeira amarela. Sem espaço para qualquer manobra, o acidente foi inevitável, com Igor sofrendo violenta capotagem que resultou na quase destruição de seu kart e a constatação no hospital de que estava com o pulso fraturado e um dedo fortemente luxado.
Medicado e após uma longa noite de tratamento com gelo, o piloto que é integrante do time de desenvolvimento da maior fabrica de eixo do Brasil, a AMF Karting Parts, juntamente a grandes nomes da modalidade, como André Nicastro, Danilo Dirani e Yurik Carvalho, decidiu tentar prosseguir na competição em atenção ao prestimoso trabalho da equipe Roger Motorsport e da fabrica Techspeed que cuidaram de reconstruir seu kart madrugada afora. Mesmo com fortes dores, sem seu capacete – o “titular” foi destruído no acidente – e com o micromonoposto ainda fora dos ajustes ideais, Igor Melo (Ligeirinho Express/ AMF Karting Parts / Roger Motorsport) garantiu a terceira posição do grid de largada.
As corridas
Na largada da primeira bateria classificatória, Melo conseguiu assumir a segunda colocação, colado no pole position Gregory Diegues, para ao final da primeira passagem tomar a dianteira da corrida. Três voltas depois Gregory Diegues e João Pedro Guim conseguiram superar Igor, que permaneceu na terceira posição acossado pelo potiguar Victor Uchoa, mas buscando manter-se na briga pela liderança. Esse quarteto dianteiro conseguiu, aos poucos, destacar-se do restante do pelotão e travar intensa batalha pela vitória que foi decidida apenas na linha de chegada, com João Pedro Guim vencendo por apenas “um bico” de vantagem para Igor Melo, o segundo colocado.
Com as posições de partida se repetindo na segunda bateria classificatória, Igor Melo voltou a largar bem, dividindo a tomada da curva com o segundo colocado Victor Uchoa. Todavia os karts se tocaram e Melo acabou rodando no contorno da variante e caindo para as ultimas posições. O resultado final da corrida estava irremediavelmente comprometido, mas em grande prova de recuperação, Igor Melo conseguiu superar nada menos que treze concorrentes, para finalizar na sexta colocação e permanecer no “páreo” pela luta do título máximo.
No dia seguinte, o sábado (11/07) estava reservado para as disputas das baterias Préfinal e Final, a que definiria o Campeão Brasileiro da temporada 2009. Pela soma de resultados Igor Melo garantiu a segunda posição do grid, ladeando o pole position João Pedro Guim. Guim manteve a dianteira na largada, seguido por Sinder Bitton e Igor Melo, na terceira colocação. Todavia já na segunda passagem Melo surgia na vice-liderança da prova, colado no kart de Guim e com Gregory Diegues em terceiro. Como na primeira bateria, o trio de ponteiros destacou-se do restante do pelotão e passando a combater ferrenhamente pela vitória. Nas voltas finais Nathan William conseguiu aproximar-se para fazer parte desse grupo de elite, mas Guim perdeu contato com o grupo, após uma escapada da pista que deu oportunidade para Igor assumir a dianteira da prova, que venceu, com William em segundo e Diegues na terceira posição.
Apesar do drama vivido no grave acidente, das fortes dores decorrentes da fratura no pulso direito e da luxação do dedo, Igor Melo chegava à bateria Final superando todas as adversidades, largando na pole position e com reais chances de conquista do titulo máximo da categoria Mirim em seu primeiro ano no esporte.
Autorizada a largada, Igor foi surpreendido por Gregory Diegues, que tomou a dianteira, com Igor em segundo. Na terceira volta Igor conseguiu recuperar a liderança, invertendo o posicionamento com Gregory Diegues, que não se deu por vencido e mais três voltas retomava a dianteira de Igor Melo. Nesse verdadeiro jogo de “gato-e-rato”, Igor conseguiu ultrapassar Gregory duas voltas mais tarde, mas na seguinte Gregory surgia novamente em primeiro, com Igor em segundo.
Três voltas depois era a vez de Igor despontar na liderança, mais uma vez invertendo as posições com o combativo adversário. A corrida entrava em seu ocaso e restando três voltas para o final Gregory Diegues conseguiu ultrapassar Igor Melo, que deu o troco na volta seguinte. A cronometragem abria a ultima volta da emocionante corrida. Igor contorna a veloz Curva 1 na ponta com Gregory “embutido” em seu kart e, valendo-se do vácuo do kart dianteiro, dá o bote final na tomada da Curva 2 do circuito goiano. Gregory Diegues venceu a prova, conquistando com méritos o titulo de Campeão Brasileiro da categoria Mirim em 2009, titulo valorizadíssimo pelo fantástico desempenho do melhor “rookie” da temporada, Igor Melo (Ligeirinho Express/ AMF Karting Parts / Roger Motorsport), que com a segunda colocação conquistou o titulo de Vicecampeão Brasileiro de Kart, na categoria Mirim.
“Estamos extremamente felizes pela conquista do Igor desse titulo em seu primeiro ano no kart, em qual vem disputando ‘de igual’ com pilotos bem mais experientes e reconhecidamente velozes. O trabalho da equipe Roger Motorsport também foi mais do que perfeito, pois além de dar um kart campeão para o Igor, todos se desdobraram para reconstruir o kart acidentado, deixá-lo novamente competitivo e, ainda, não olvidaram esforços para ajudar o Igor na recuperação física e ter o mínimo de conforto para poder competir nesse Brasileiro. O Igor foi um valente, foi um guerreiro e mostrou estar no caminho certo para se tornar, se Deus quiser, um piloto de renome internacional”, exultou Wagner Reboreda, ex-piloto de kart e pai do jovem Vice-campeão Brasileiro de Kart da categoria Mirim de 2009. “Não podemos deixar de parabenizar o Gregory Diegues pela merecida conquista do titulo de Campeão, pois foi um grande adversário e extremamente leal em todas as disputas”, complementou Reboreda.
Igor Melo (Ligeirinho Express/ AMF Karting Parts / Roger Motorsport) está de volta a São Paulo, com o braço já imobilizado com gesso e em fase de recuperação para voltar a acelerar no próximo dia 15, na sexta etapa do Campeonato Paulista de Kart.