publicidade
31/07/2009 14:01

Victor Caliman quer tirar da memória o Brasileiro de Curitiba

Fonte: MotorBiz - Ricardo Fávaro


Foto: Ricardo Fávaro

Victor Caliman


O paulista Victor Caliman (Anderson Competições/ Thunder  Racing/ SulFiat/ PPK/ MotorBiz) certamente quer apagar da memória o 44º Campeonato Brasileiro de Kart. Disputado no Kartódromo Internacional Raceland, em Pinhais (PR), o certame vinha sendo encarado com boas expectativas pelo piloto e equipe, uma vez que o novo Thunder vem apresentando bom desempenho na Copa São Paulo Light de Kart, apesar do pouco tempo de desenvolvimento do modelo TK-1.

Caliman havia realizado algumas sessões de treinos no Raceland, semanas antes do certame nacional, e os resultados também foram positivos. Na ocasião, os melhores tempos do piloto foram na casa de 47,5 segundos, bem melhores do que obteve durante todo o Campeonato Brasileiro, mesmo utilizando uma motorização inferior, configurada para o Paulista Light.

Diante de tantos fatores positivos, Caliman e a equipe Anderson Competições esperavam uma boa participação no Brasileiro, prevendo subir ao pódio entre os cinco primeiros na categoria Graduados A. Mas não foi nada disso que aconteceu.

Durante toda a fase de treinos livres, tomadas de tempos e provas classificatórias, o que se viu foi um piloto empenhando toda a sua dedicação no acerto do kart e na pilotagem, com o apoio do preparador Anderson e do engenheiro Ricardo Molina, mas obtendo resultados pífios.

Apenas ao final da última prova classificatória pôde-se enxergar uma sensível melhora no kart, quando Caliman figurou entre os mais rápidos da pista, fazendo a segunda melhor marca do dia. Entretanto, as chances de Caliman em relação ao campeonato já haviam diminuído bastante. Largando para a pré-final da nona posição, o piloto fez o que pôde, cruzando a linha de chegada numa honrosa sexta colocação, posição em que largou na bateria final.

Na bateria final, disputada sob forte chuva e com iluminação artificial, Victor novamente enfrentou problemas com acerto do equipamento para estas condições, e figurava em oitavo lugar quando sofreu um grave acidente.

Com pouquíssima visibilidade, o piloto deixou a roda traseira esquerda do kart sair da pista e tocar a grama, fazendo-o perder totalmente o controle. Com o monoposto inteiro deslizando sobre a grama molhada, Victor nada podia fazer para controlar o kart, que decolou ao bater na tampa de concreto de uma caixa de inspeção do sistema de drenagem de água, lançando o piloto vários metros à frente.

Felizmente, o piloto foi prontamente atendido pela equipe médica e nada sofreu além de escoriações nas pernas e joelhos, voltando a pé para os boxes após avaliação do médico de plantão. “O susto foi grande, mas felizmente nada de grave aconteceu. Foi um Brasileiro para esquecer, não deu nada certo. Agora vamos voltar ao trabalho e nos concentrar no Light”, comentou o piloto.

Na Copa São Paulo Light, Victor Caliman ocupa a sétima colocação entre os 29 pilotos que participaram, até aqui, das provas da categoria Sprinter A. A próxima etapa da competição acontecerá no dia 22 de agosto, em Aldeia da Serra, São Paulo.

  • 02/08/2009 16:26 Cristina Aparecida Teixeira Melo Gabriel

    Que bom que está tudo bem com você!Quem bom saber que apesar de todas as dificuldades você esta firme e perseverante nos seus objetivos como piloto! Continue sempre assim nós aqui estamos torcedo por você!