O piloto potiguar Victor Uchôa conseguiu mais uma grande conquista na carreira. Neste sábado (14), o kartista se tornou vice-campeão brasileiro de kart na categoria super cadete. A prova foi realizada no balneário da Penha em Santa Catarina.
A categoria Super Cadete conta com pilotos de até 12 anos de idade e teve 24 inscritos de várias regiões do país, por isso, o resultado foi muito comemorado pelo kartista do Rio Grande do Norte.
“Estou muito feliz. A concorrência foi muito dura, tinham vários pilotos mais velhos e eu sequer conhecia a pista. Então, foi uma vitória muito grande”, disse o piloto de 11 anos, que agradeceu o patrocínio da Faculdade dos Guararapes e apoios das marcas Condomínio Vitória Régia, Casa Norte Atacado, Hotel Sombra & Água Fresca e Escola Lápis de Cor.
A falta de ritmo foi a principal dificuldade superada pelo kartista potiguar, que fez apenas a sua estreia na temporada, devido a uma determinação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) de vetar a participação de pilotos com menos de 13 anos nas competições internacionais chanceladas pela entidade.
“Foi muito difícil superar essa dificuldade, mas o trabalho específico com um personal trainer e o simulador de pistas foram fundamentais para superar tudo isso. Graças a Deus, aconteceu tudo da melhor forma possível”, salientou Victor Uchôa.
O resultado também foi fruto de uma regularidade mostrada pelo kartista desde o início da competição. Na tomada de tempo, o kartista foi o 3º colocado, depois ficou em 2º lugar na 1ª pré-classificatória e em 2ª na última pré-classificatória. Com isso, o somatório geral garantiu Victor Uchôa em segundo lugar e ele largou na primeira fila.
Daí, Victor se manteve entre os melhores durante toda a prova e conseguiu a segunda colocação ao final da prova, fruto da experiência adquirida na Europa, para manter o controle e equilíbrio nas corridas.
Uchôa ainda competiu na categoria cadete, que é considerada a mais disputada do Campeonato Brasileiro e teve o maior número de inscritos, com 52 pilotos ao total. Ele conquistou outro bom resultado na categoria, ficando na sexta colocação.
Victor foi crescendo a cada etapa nesta prova, chegando a ficar na 12ª colocação nas classificatórias. Na prova final, Uchôa chegou a brigar pela liderança e saiu satisfeito com a sexta posição. “A disputa é a cada volta, foi bem emocionante. Me mantive entre os melhores e isso é o mais importante”, salientou.