publicidade
06/07/2011 09:51

Victor Uchôa disputará Brasileiro em duas categorias

Fonte: Carlos Guerra Jr.


Foto: Divulgação

Victor Uchôa


Depois de diversas corridas na Europa, a atenção do kartista potiguar Victor Uchôa está voltada para a principal competição de kart do país. O piloto viaja na próxima semana para a disputa do Campeonato Brasileiro, que acontecerá dos dias 11 a 16 de julho no kartódromo de Interlagos, em São Paulo. Victor é atual campeão nacional da Mirim, mas sabe que a prova desse ano será ainda mais difícil, já que ele irá competir em novas categorias. O kartista irá competir na Cadete e Super Cadete, o que dobra a sua responsabilidade na prova.

Na Super Cadete o natalense enfrentará pilotos de até 12 anos. A preparação dele, no entanto, já foi pensada em desafios como esses. Victor está competindo atualmente no WSK Master Series, competição que conta com a elite do kartismo mundial e a categoria dele envolve piloto de até 13 anos.

“As dificuldades no WSK Master Series são importantes para que Victor ganhe experiência. Sabemos das dificuldades impostas em um Brasileiro, em que a maioria dos pilotos treina somente no Brasil e conhece cada detalhe da pista, sobretudo, a pista de Interlagos, uma vez que boa parte dos pilotos é paulista”, declarou Gláucio Uchôa, pai e empresário do kartista.

A equipe do kartista sabe que, apesar do título do ano passado, existem outros pilotos que estão mais cotados para conquistar o troféu. Isso porque o Brasileiro é a única prova que Victor participa no país, enquanto os outros pilotos competem com frequência em Interlagos, kartódromo de onde surgiram nomes como Felipe Massa, Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Ayrton Senna.

“Eles já conhecem tudo. A pista, os atalhos dela. E eu não tenho essa intimidade toda com a pista, por isso, fica mais complicado. Vou lutar por uma vaga no pódio, mas acreditando também que posso conquistar o título, dependendo das circunstâncias, mas sei que é muito difícil”, disse Victor, que será patrocinado no Campeonato Brasileiro pela Faculdade dos Guararapes, Unimed Natal, Hotel Sombra e Água Fresca, Ster Bom, Livraria Câmara Cascudo, Escola Lápis de Cor e Banco do Nordeste.

Além disso, o kartódromo de Interlagos tem características bastante diferentes em relação às pistas europeias, que são mais largas. “Eu estou competindo com frequência em kartódromos mais largos. Então, a adaptação é sempre complicada. Tenho que trabalhar pesado para buscar um lugar no pódio, mas sei que será muito difícil”, declarou Victor.

E, para superar essa dificuldade, a grande aposta de Uchôa é na continuação da equipe que o preparou para o evento do ano passado. Victor competirá com o chassi Kart Mini, na qual ele foi convidado exclusivamente para essa prova para correr como piloto de fábrica, com motor da Mittag Preparações e fará parte da equipe Camargo Racing. Essas três empresas, exemplos de profissionalismo, irão trabalhar a preparação de Victor como prioridade e, por isso, o kartista ascende às esperanças na conquista de mais um pódio.

“Essas empresas são excelentes. Acredito no trabalho da Mini, da Camargo Racing e da Mittag Preparações. Com esse trio, a preparação melhora muito e eu vou poder ‘voar’ na pista”, declarou o kartista.

Além disso, Victor está fazendo preparação física em dois turnos, para que ele suporte a uma prova que exige muito dos participantes, como é o Campeonato Brasileiro, evento mais esperado do ano e única que o piloto potiguar participa no país. O kartista ainda fez um relaxamento mental, para que a pressão não o incomode e ele esteja preparado para cada desafio que venha a enfrentar no Campeonato Brasileiro. “A preparação foi pensada de uma forma para que Victor se preocupe apenas em correr. É isso o mais importante”, comentou Gláucio Uchôa.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!