O kartismo brasileiro foi muito bem representado no último final de semana na Itália e nos Estados Unidos em duas competições muito importantes em nível internacional, com presença de pilotos de vários países.
Em Sarno, no Kartódromo Internazionale Napoli – onde Matheus Morgatto venceu o Campeonato Mundial OK em 2022 –, foi disputada a 2ª etapa do WSK Super Master Series, com a participação de oito pilotos brasileiros.
Pedro Faria, que competiu na OK-N Junior, foi um dos destaques com vitória em uma das classificatórias. Com o resultado desta e de outras provas, ele foi o 4º colocado na primeira fase da rodada e, após a Pré-Final, largou em 11º na Final. Na corrida decisiva, já com um rendimento mais fraco por conta do desempenho de seu kart de chuva, ele perdeu posições e, mais tarde, foi tocado por um concorrente, terminando em 34º, resultado que não refletiu seu desempenho geral em Sarno.
Álvaro Medeiros competiu na Mini e seu bom desempenho nas classificatórias misturado aos tradicionais incidentes o fez largar em 26º na Final, prova em que finalizou em 35º.
A OK Junior teve participação de cinco brasileiros. Antônio Pizzonia Neto – que havia vencido a rodada anterior, no Kartódromo La Conca –, largou em 34º na Final e recebeu a bandeirada em 17º.
Felipe Sanches foi 26º na etapa, enquanto Francisco Rocha (45º), Guilherme Busato (57º) e Nicolas Guth (61º), os três ainda em busca de adaptação em sua primeira temporada completa no kartismo europeu, não conseguiram vaga para a Final.
E Rafael Busato, que compete na OK e vive o mesmo momento, terminou a fase classificatória em 51º e não disputou a Final.
ESTADOS UNIDOS – Em Orlando, nove brasileiros competiram na 2ª etapa do Florida Winter Tour / ROK Cup. E, dentre os resultados, uma vitória e dois pódios “brazucas”.
Danillo Ramalho, que havia vencido na rodada de abertura, repetiu a dose e garantiu nova vitória na ROK VLR Master, categoria em que Alessandro Xavier foi o 8º colocado.
Romeo Ferrante também fez bonito e conquistou seu primeiro pódio nos Estados Unidos ao terminar a etapa em 2º na ROK Micro.
Lucas Bertanha foi o 11º na ROK GP Junior e 22º na ROK VLR Junior, enquanto Benny Abdalla terminou em 7º na ROK Mini. Arthur Cordeiro competiu na ROK VLR Sênior e foi o 21º, enquanto João Pedro Pereira (16º), Gael Rampazzo (28º) e Miguel Monteiro (41º) participaram na categoria ROK VLR Junior.
