Depois de apenas um dia para conhecer ou rever as belezas naturais da cidade, 25 dos mais conhecidos pilotos internacionais e brasileiros decidem neste sábado quem sairá na pole do Desafio Internacional das Estrelas, a prova de kart que reunirá Felipe Massa, Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Tony Kanaan e vários outros astros no Kartódromo Internacional dos Ingleses, em Florianópolis.
A maioria sequer conhece o circuito da capital catarinense e dependerá das duas baterias de treinos livres para se adaptar ao traçado de 1.002 metros de comprimento e sete de largura. Nesta sexta-feira, quase todos compareceram ao sorteio dos karts no período da tarde. Pouco antes, Cacá Bueno, Marcos Gomes e Alexandre Barros fizeram uma exibição com os karts no recuo da Av. Beira-Mar Norte, diante da árvore de Natal.
Com a temporada automobilística praticamente no fim, os pilotos sabem que encontrarão neste fim de semana um misto de divertimento e competição. “Esperamos que todos aproveitem bastante estes dias em Florianópolis, mas sei que todo o espírito de camaradagem acaba quando as viseiras baixam. Todo mundo está aqui para ganhar, essa é que é a verdade”, afirmou Massa, que chegou hoje a Santa Catarina depois de fechar o programa de testes de 2006 com a Ferrari em Jerez, na Espanha. O vencedor será conhecido pela soma dos resultados das duas baterias de domingo, uma com 20 e a segunda com 30 minutos de duração.
Pilotos há muito afastados do kart ou com escassa experiência em monopostos, como os da Stock Car, reivindicam uma leve desvantagem. “Deixei o kartismo há 13 anos. E quem anda de fórmula, na teoria, tem muito mais a mão desse tipo de corrida. Estou preparado para encontrar dificuldades. Aliás, não só eu, mas o Giuliano Losacco, o Hoover Orsi, enfim, o pessoal da Stock Car”, lembrou Cacá Bueno, recém-coroado campeão da categoria.
Os argumentos de Cacá, no entanto, não sensibilizaram os rivais da Fórmula GP2. “Não tem essa conversa, não”, rebateu Lucas di Grassi. “O kart é tão diferente de um Stock Car quanto de um GP2. Portanto, as condições serão as mesmas para todos”, disse o novo piloto da ART Grand Prix, bicampeã da Fórmula GP2. Ao lado de Xandinho Negrão, amigo e adversário de pista, ele acompanhou as demonstrações de Cacá, Gomes e Barros nas proximidades da Ponte Hercílio Luz, um dos mais conhecidos cartões postais de Florianópolis.
A programação do Desafio Internacional das Estrelas é esta:
Sábado
10h00 – 10h45: Treino Livre 1 (grupo A)
11h00 – 11h45: Treino Livre 1 (grupo B)
12h00 – 12h45: Treino Livre 2 (grupo A)
13h00 – 13h45: Treino Livre 2 (grupo B)
15h00 – 15h20: Treino Classificatório (grupo A)
15h40 – 16h00: Treino Classificatório (grupo B)
16h30: Top Qualifying
Domingo
09h00: Warm Up
09h30: Desfile dos pilotos
10h00: Abertura oficial
10h30: 1ª bateria (20 minutos mais uma volta)
15h00: 2ª bateria (30 minutos mais uma volta)
A lista de inscritos é esta:
FELIPE MASSA
RUBENS BARRICHELLO
TIAGO MONTEIRO
VITANTONIO LIUZZI
LUCAS DI GRASSI
ROBERT DOORNBOS
RICARDO ZONTA
ANTONIO PIZZONIA
ENRIQUE BERNOLDI
LUCIANO BURTI
FELIPE GIAFFONE
TONY KANAAN
ALEXANDRE BARROS
XANDYNHO NEGRÃO
CACÁ BUENO
POPÓ BUENO
JEAN ALESI
GIULIANO LOSACCO
NELSON PIQUET JR.
MARCOS GOMES
JOÃO PAULO DE OLIVEIRA
VITOR MEIRA
HOOVER ORSI
TARSO MARQUES
JAIME CÂMARA