A catarinense Bruna Tomaselli (Mormaii | Bruna & Bia | JZ Racing | WNG Sports) cravou, mais uma vez, seu nome na história do automobilismo Sul-Americano. Após ser a primeira mulher a disputar uma etapa da F4 Sul-Americana, a piloto subiu ao pódio pela primeira vez na categoria, no último domingo (3), durante a primeira etapa da temporada de 2016 da categoria, realizada em El Pinar, no Uruguai.
Competitiva desde os primeiros treinos-livres, Tomaselli estava empolgada com o início da temporada. “Ano passado, fiz algumas provas na categoria e gostei muito. Neste ano, vamos disputar a temporada completa e um dos objetivos era ir bem já na primeira etapa”, disse a catarinense. “Logo nos treinos, vi que o carro estava muito bom e que seríamos competitivos durante o final de semana”, completou a piloto.
Com pilotos vindos da Argentina, Uruguai, Chile, Costa Rica e Brasil, a Fórmula 4 Sul-Americana vem se consolidando como a principal categoria da América do Sul. A grande competitividade na primeira etapa foi prova disso. Na pista, Bruna foi para a tomada de tempos confiante e conquistou a segunda posição no grid de largada. “A chuva apareceu na tomada de tempos e tivemos poucas voltas para virar rápido. Pensamos em um acerto ideal para aquelas condições e me adaptei rápido na pista. Com isso, conseguimos o segundo melhor tempo na classificação”, explicou a piloto.
Na primeira corrida, realizada na manhã do domingo (3), Bruna ficou presa em um acidente e completou a prova na sexta colocação. “Na largada, perdi algumas posições e vim recuperando. Mas, na última volta, dois carros rodaram na minha frente e eu não tinha por onde passar. Acabei em sexto”, contou. “O ponto positivo da corrida foi que, novamente, eu fiz o segundo melhor tempo entre todos os concorrentes”, completou a piloto.
Por regulamento, o grid da segunda corrida é invertido entre os seis primeiros colocados. Com isso, Bruna largou na pole-position para a prova final. A catarinense, mais uma vez, mostrou sua personalidade que lhe acompanha desde os tempos do kart: a ousadia. “Durante a corrida, caí para a quarta posição. Vim recuperando, andando forte e cruzei a linha de chegada em terceiro. Estava buscando esse pódio desde o ano passado. Estou muito feliz em ser a primeira mulher a conseguir isso na F4”, disse a catarinense.
Com os resultados, Bruna ocupa a quinta colocação no campeonato, com 23 pontos. O líder é o argentino Baltazar Legizamon, com 43 pontos. “A Fórmula 4 é uma categoria muito competitiva, onde os carros são muito iguais. Qualquer errinho te custa posições. Somamos pontos importantes para o campeonato. Ainda há nove etapas pela frente, então vamos nos preparar para a próxima”, finalizou Bruna.
A próxima etapa da F4 Sul-Americana será disputada em Mercedes, no Uruguai, nos dias 23 e 24 de abril.