O paulista Bruno Baptista (Pr1me Sport Energy Gel) assumiu a liderança do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 4, que teve sua segunda rodada dupla disputada no final de semana (3 e 4) no Uruguai. Com dois segundos lugares, o estreante passou a somar 73 pontos, sete de vantagem sobre Felipe Ortiz, o vice-líder, que venceu no sábado e abandonou no domingo.
"Estou muito feliz. A minha aplicação e a minha regularidade, terminando todas as quatro corridas até agora em segundo, me deram a liderança. O importante é ir somando muitos pontos para lutar pelo título até na última corrida", avalia Baptista.
Os brasileiros dominaram o treino de classificação no autódromo Borrat Fabini Victor, em El Pinar, com Felipe Ortiz conquistando a pole position (59s549), seguido de Enzo Bortoleto (59s604) e Bruno Baptista (59s636), os três separados por apenas 87 milésimos de segundo.
"O que me falaram é que o Ortiz e o Bortoleto usaram a referência um do outro e foram se revezando para assegurar as duas primeiras posições. Então, acho que estou muito bem, pois fui de cara para o vento, sem pegar nenhum vácuo", explicou Bruno.
Largando da pole, Ortiz manteve a ponta durante toda a corrida e se defendeu dos ataques dos compatriotas Bruno Baptista e Enzo Bortoleto, que completaram o segundo pódio brasileiro na temporada.
"Larguei bem e estava rápido. Tentei de todas as maneiras pressionar o Felipe, mas ele não errou em nenhum momento e ficou difícil ganhar a posição. No finalzinho, estava embutido na traseira do carro dele, mas optei por tirar um pouco o pé e garantir a posição. De qualquer forma, gostei do nosso desempenho. Para domingo, acredito que a corrida será decidida logo na largada, pois os carros estão muito iguais", disse o piloto Pr1me Sport Energy Gel, que largaria em quinto com a inversão dos seis primeiros da corrida para a formação do grid da segunda bateria.
E foi o que aconteceu. Enquanto Bruno Baptista pulava de quinto para a liderança na largada, o argentino Mauro Marino e os brasileiros Bortoleto e Ortiz se envolviam em acidente e abandonavam. Após a saída do safety car, na quarta volta o uruguaio Frederick Balbi perdeu o ponto de freada e atingiu em cheio o líder. Com isto, o uruguaio Juan Manuel Casella assumiu a ponta e venceu, deixando o brasileiro em segundo.
"Na batida que levei a suspensão traseira esquerda ficou desalinhada e o câmbio foi afetado. Eu não conseguia passar as marchas direito, ficou muito duro", contou o líder do campeonato.
Homenagem a Senna
A organização do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 4 não deixou passar a ocasião e prestou uma bonita homenagem a Ayrton Senna, na semana em que se lembra os 20 anos da morte do maior ídolo do automobilismo mundial de todos os tempos.
"Fizeram uma homenagem muito bonita. Eu sou fã número 1 do Senna, ele me inspira muito, principalmente nas ultrapassagens, eu gosto muito do jeito agressivo dele. Eu tento transformar o jeito agressivo dele na largada e nas ultrapassagens para o meu Fórmula 4", inspira-se Bruno Baptista, de apenas 16 anos de idade.
"É uma responsabilidade muito grande liderar um campeonato internacional de Fórmula, mas preciso assumir esta responsabilidade e ter cabeça para ir somando mais pontos. Tem que administrar bem", continuou Baptista, que vai defender a liderança do Sul-americano de F-4 nos dias 21 e 22 de junho, em El Chaco, na Argentina. "A melhor sensação para um piloto é vencer corridas e liderar campeonato. Líder eu já sou e só não venci ainda por conta de circunstâncias, pois já liderei duas corridas e sempre fui um dos três mais rápidos em todas as provas", encerra.
Resultado da corrida de domingo:
1) Juan Manuel Casella (URU) - 22 voltas em 24min52s741;
2) Bruno Baptista (BRA) - a 11s614
3) Diego Muraglia (URU) - a 18s702
4) Nicolás Muraglia (URU) - a 1min00s016
5) Frederick Balbi (URU) - a 18 voltas
6) Mauro Marino (ARG) - a 22 voltas
7) Enzo Bortoleto (BRA) - a 22 voltas
8) Felipe Ortiz (BRA) - a 22 voltas
Resultado da corrida de sábado:
1) Felipe Ortiz (BRA) - 22 voltas - 22min07s006
2) Bruno Baptista (BRA) - a 0s669
3) Enzo Bortoleto (BRA) - a 2s111
4) Juan Manuel Casella (URU) - 4s093
5) Frederick Balbi (URU) - 12s943
6) Mauro Marino (ARG) - 18s168
7) Nicolás Muraglia (URU) - 22s980
8) Diego Muraglia (URU) - 53s660
Classificação da F4 Sudam após 4 etapas:
1) Bruno Baptista (BRA) - 73 pontos;
2) Felipe Ortiz (BRA) - 66;
3) Frederick Balbi (URU) - 44;
4) Enzo Bortoleto (BRA) - 41;
5) Juan Manuel Casella (URU), 39;
6) Federico Ensslin (URU) - 24;
7) Diego Muraglia (URU), 19;
8) Nicolás Muraglia (URU), 18;
8) Mauro Marino (ARG) - 18;
10) Alessandro Salerno (ARG) - 14;
10) Francisco Cammarota (URU) - 14