publicidade
15/12/2014 09:19

Bruno Baptista é o primeiro campeão da F4 Sul-Americana. Comemoração foi na Argentina

Fonte: MasterMídia


Foto: Damian Barischpolski

Bruno Baptista


O brasileiro Bruno Baptista (Pr1me Sport Energy Gel) conquistou no último final de semana (13 e 14) o título de campeão sul-americano de Fórmula 4, em provas realizadas em Concórdia, na Argentina. Com o segundo lugar na etapa de sábado ele já garantiu por antecipação o troféu de primeiro campeão da história da categoria continental, e no domingo não deixou dúvidas de ser o melhor de 2014 vencendo a sua quarta corrida em sua temporada de estreia no automobilismo.

"Sou campeão! É uma sensação maravilhosa, estou muito feliz com este título no meu primeiro ano de automobilismo. Ser o primeiro campeão da Fórmula 4 Sul-americana me anima muito para a continuidade de minha carreira e mostra que devo continuar a lutar para alcançar o meu objetivo de um dia chegar na Fórmula 1", comemorou o piloto de 17 anos de idade.

Na primeira prova do final de semana Bruno Baptista se concentrou em apenas marcar o seu principal oponente na briga pelo título, para tentar a conquista por antecipação ou pelo menos ampliar a sua vantagem na pontuação.

"A corrida de sábado foi complicada, todos estavam ‘virando’ igual. Acho que todos estavam nervosos, mas foi uma corrida bem emocionante para o público vibrar e aplaudir", contou o campeão. "Larguei bem, mas nas cinco últimas voltas o meu carro não estava rendendo bem. O Felipe Ortiz chegou a me passar e imediatamente dei o X e reconquistei a segunda posição, para não perdê-la até a bandeirada que sacramentou o meu título. Nunca pensei em ganhar aquela corrida, o objetivo sempre foi chegar na frente do Ortiz. Cheguei perto do argentino Lima Capitao, mas não ia arriscar, não seria necessário", lembrou Baptista logo após a conquista.

Com a tranquilidade de já ser campeão, na prova de encerramento da temporada Bruno Baptista teve a frieza de pular de quinto para segundo na primeira volta. Depois, ficou acompanhando Felipe Ortiz de perto, esperando o melhor momento para assumir a ponta.

"Faltando duas curvas dei o bote sem que ele esperasse, fazendo a ultrapassagem que permitiu que eu terminasse a temporada recebendo a bandeirada em primeiro. Foi uma vitória linda e acho que fechei a temporada com chave de ouro", que somou 352 pontos, 88 de vantagem sobre o vice-campeão, Felipe Ortiz.

Além de ter vencido quatro etapas, Bruno tem em seu currículo uma incrível regularidade, subindo no pódio entre os três primeiros em 15 das 17 etapas da temporada. Ele ainda conquistou a pole position por duas vezes em oito disputas, e garantiu cinco voltas mais rápidas.

"Acho que a Fórmula 4 me garantiu a minha experiência inicial para que eu possa seguir a minha carreira em outras categorias. Tenho que agradecer o apoio dos meus pais, de meu patrocinador e a ajuda e orientação do Alan Hellmeister, todos essenciais para a minha conquista", encerrou o piloto da Pr1me Sport Energy Gel.

Resultado da segunda e última corrida:
1) Bruno Baptista (BRA)
2) Felipe Ortiz (BRA)
3) Diego Muraglia (URU)
4) Agustín Lima Capitao (ARG)
5) André Vollmer (BRA)
6) Nicolás Muraglia (URU)
7) Francisco Cammarota (URU)
8) Maximiliano Soto Zurita (CHI)

Resultado da primeira corrida:
1) Agustín Lima Capitao (ARG)
2) Bruno Baptista (BRA)
3) Francisco Cammarota (URU)
4) Felipe Ortiz (BRA)
5) Nicolás Muraglia (URU)
6) Maximiliano Soto Zurita (CHI)
7) Diego Muraglia (URU)
8) André Vollmer (BRA)

Classificação do campeonato após 17 etapas:
1) Bruno Baptista (BRA) - 352 pontos
2) Felipe Ortiz (BRA) - 264 pontos
3) Agustín Capitao (ARG) - 198 pontos
4) Francisco Cammarota (URU) - 188 pontos
5) Nicolas Muraglia (URU) - 156 pontos
6) Juan Manuel Casella (URU) - 83 pontos
7) Diego Muraglia (URU) - 107 pontos
8) Martín Ponte (ARG) - 51 pontos
8) Adrian Chiribao (URU) -51 pontos
10) Federico Ensslin (URU) - 46 pontos
11) Frederick Balbi (URU) - 45 pontos
12) Enzo Bortoleto (BRA) - 41 pontos
13) Miguel Wholer (URU) - 28 pontos
13) André Vollmer (BRA) - 28 pontos
15) Lucas Kohl (BRA) - 26 pontos
16) Maximiliano Soto Zurita (CHI) - 24 pontos
17) Rodrigo Baptista (BRA) - 23 pontos
18) Mauro Marino (ARG) - 18 pontos
19) Alessandro Salerno (ARG) - 14 pontos
19) Maximiliano González (MEX) - 14 pontos
21) Salvador de Alba (MEX) - 12 pontos
22) Junior Calamari (ARG) - 10 pontos

  • 09/01/2015 15:45 Mauricio Diegues

    Parabéns Bruno, grande conquista.
    Desejamos sucesso, Mauricio e Gregory Diegues.