A velocidade do carro #10 está lá desde os primeiros testes
coletivos de Caio Collet com a equipe MP Motorsport para a temporada 2022 da
FIA Fórmula 3. Mas uma série de contratempos nas quatro corridas realizadas
neste ano impediram o único brasileiro do grid de anotar mais que os quatro
pontos obtidos nas etapas de Bahrein e Ímola.
Na abertura do campeonato, no Oriente Médio, o piloto teve
frustrada a expectativa de abrir a temporada na pole-position. 13º colocado na
tomada de tempos, ele seria favorecido por punição a outro piloto e,
consequentemente ficaria com a posição de honra na prova do grid invertido. Mas
a interpretação da regra foi inverter o grid com os 12 primeiros (incluindo o
carro sancionado) e depois aplicar a punição. Assim Caio largou do meio do grid
e fez uma prova de recuperação, para terminar em sétimo. No domingo, ele foi
obrigado a tomar uma manobra evasiva para evitar um carro atravessado no meio
da pista e teve um braço da suspensão danificado ao cruzar uma zebra no início
da corrida.
Um mês depois, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, Caio
liderou as duas corridas. No sábado abriu a volta final em primeiro lugar e
acabou atingido por um adversário na freada da Tamburello. No domingo apostou
em largar com pneu de chuva e fez uma volta inicial formidável, saltando de
nono no grid para a liderança com direito a vantagem de quase 5 segundos. Mas
um safety-car no início e a pista secando forçaram o piloto a um pit-stop para
equipar o carro #10 com slicks prejudicaram a estratégia, e Caio terminou em
13º.
Agora o representante da Alpine Academy espera ter uma
jornada consistente em Barcelona, para traduzir em pontos a performance que tem
apresentado. A pista da Catalunha foi palco do último teste coletivo da
categoria há pouco mais de um mês. Na ocasião, o campeão da Fórmula 4 Francesa
em 2018 e vice na Fórmula Renault Eurocup dois anos mais tarde estabeleceu a
melhor volta dos dois dias de atividade.
Na passagem da FIA F3 por Barcelona em 2021, quando o
campeonato era realizado com rodadas triplas e não no modelo atual com duas
provas por fim de semana, Collet conquistou pontos nas três baterias. Abriu a
etapa com pódio em terceiro lugar, fez quinto na corrida 2 e oitavo na
terceira.
O cronograma da terceira etapa do calendário determina um
treino livre de 45 minutos e o quali na sexta-feira. No sábado acontece a
“sprint race”, com inversão das 12 primeiras posições em relação ao resultado
da tomada de tempo e previsão de 20 voltas. No domingo a “feature race” terá 24
voltas. O quali e as corridas são exibidos ao vivo no Brasil pela Bandsports.
“Estou animado para voltar a correr, foram duas etapas
complicadas. Acredito no nosso potencial, o carro é muito veloz desde o
Bahrein, só precisamos tomar todas as decisões certas dentro do fim de semana,
vamos focar em todos os detalhes em Barcelona, acertar nas decisões que um bom
fim de semana vai acontecer. Os testes em Barcelona foram bons, então estou
animado e confiante no carro. Vou focar em fazer o máximo possível. Animado em
voltar a correr e brigar por esse bom resultado em Barcelona, acredito que será
uma boa etapa”, disse Caio Collet.