Chegou a hora. Neste final de semana (8 e 9), o paulista
Caio Collet dá mais um importante passo em sua carreira e faz sua estreia na
FIA Fórmula 3. O piloto de 19 anos, que integra a Alpine Academy, estará entre
os 30 competidores do grid.
A 1ª etapa da temporada, em rodada tripla, acontecerá no
circuito de Barcelona e os jovens pilotos farão a preliminar do GP da Espanha
de Fórmula 1. As atividades no traçado de 4,655 km terão início na sexta-feira
(7), com treino livre e a definição do grid para a corrida 3, que acontecerá no
domingo, às 7h05 de Brasília.
No sábado, as corridas 1 e 2 terão seus grids definidos da
seguinte forma: na primeira valerá o resultado do classificatório com os 12
primeiros invertidos. Na segunda, o resultado da corrida 1, invertendo
novamente os 12 primeiros. As provas de sábado terão suas largadas às 5h05 e
8h35 (de Brasília). As três provas terão a duração de 40 minutos cada.
O canal Bandsports transmitirá todas as atividades do
final de semana ao vivo para o Brasil, inclusive os treinos livres (5h05) e
classificatório (8h35) de sexta-feira.
Collet fará sua estreia pela equipe holandesa MP Motorsport,
que dominou os dois testes da pré-temporada. O brasileiro foi o melhor nos
treinos na Áustria e seu companheiro, o francês Victor Martins, liderou as
sessões em Barcelona.
Nos testes na Espanha, Collet foi o oitavo no primeiro dia e
terminou em 12º no segundo. Somando as voltas completadas na Áustria e Espanha,
foram quase 400 e muito aprendizado e coleta de dados.
“Estou bem animado para a primeira corrida, até um pouco
ansioso para iniciarmos logo o campeonato”, declarou. “Acho que
mostramos uma boa competitividade, tanto eu quanto a equipe, então acredito que
estamos bem preparados. Lógico que corrida é diferente de teste, mas vamos
trabalhar muito para termos um fim de semana positivo”, continuou o
brasileiro, que terá de se acostumar a um novo formato de disputa, que exigirá
ainda mais estratégia dos pilotos e equipes.
“Teremos só um treino livre e vamos direto para a
classificação. Depois são três corridas, duas com grids invertidos. É um
formato totalmente novo para mim. Então também preciso estar bem preparado
mentalmente para lidar com todas essas situações novas”, lembrou.
Apesar de já ter feito algumas provas junto com a Fórmula 1
no passado (em 2020, inclusive, venceu na preliminar em Ímola pela Fórmula Renault
Eurocup), Collet também vê com entusiasmo o fato de dividir a pista com a
principal categoria do automobilismo em todos os finais de semana.
“Já tive algumas experiências, correndo junto com a
Fórmula 1 e, sem dúvida, é muito especial”, ressaltou. “Agora também
teremos a transmissão das corridas aí no Brasil e vai ser muito legal ter a
torcida de todos”, finalizou Collet, que iniciou sua carreira no kart aos
sete anos e colecionou diversos títulos e conquistas na modalidade.
Nos monopostos, o piloto foi campeão da Fórmula 4 Francesa
em 2018, campeão da Fórmula Renault Eurocup entre os rookies em 2019 e
vice-campeão geral da categoria no ano passado.
A programação para a 1ª etapa da FIA F3 (Horários de
Brasília):
Sexta-feira, dia 7
5h05 às 5h50 – Treino Livre
8h35 às 9h05 – Classificatório
Sábado, dia 8
5h35 – Largada Corrida 1
11h45 – Largada Corrida 2
Domingo, dia 9
7h05 – Largada Corrida 3
Confira alguns detalhes do carro e das corridas da Fórmula
3:
Formato do Final de Semana
- Na sexta-feira, os pilotos participam de um treino livre e o classificatório,
que definirá o grid de largada da corrida 3 (no domingo)
- No sábado, acontecerão as corridas 1 e 2
- O grid da corrida 1 será definido pelo resultado do classificatório de
sexta-feira, mas com os 12 primeiros invertidos
- Já para o grid da corrida 2 valerá o resultado final da corrida 1, também com
os 12 primeiros invertidos
- As três corridas terão a duração de 40 minutos cada
Pontuação
- O piloto que marcar a pole position na sexta-feira receberá quatro pontos
- Nas corridas 1 e 2, os 10 primeiros colocados marcam pontos (15, 12, 10, 8,
6, 5, 4, 3, 2, 1)
- Na corrida 3, a pontuação será maior, já que não haverá grid reverso e valerá
a classificação de sexta-feira (25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1)
- Em cada corrida, o piloto que fizer a melhor volta receberá dois pontos,
desde que esteja entre os 10 primeiros ao final da disputa. Se ele estiver da
11ª posição em diante, não ganhará os pontos
- Nesta temporada, o máximo de pontos no final de semana para um piloto subiu
de 48 para 65
Sobre o carro
- 30 carros idênticos no grid
- Chassis: Dallara Automobili
Monocoque de carbono, em conformidade com os padrões de segurança FIA F3 2019
Asas dianteiras e traseiras feitas de material composto de carbono
- Motor: Mecachrome 6 cilindros 3,4 litros aspirado com 380
cavalos de potência a 8000 rpm
- Caixa de Câmbio: seis marchas longitudinal, desenhada pela
Hewland
Comando eletro-hidráulico da Magneti Marelli por meio de paddle shift no
volante
- Pneus: Pirelli (três compostos: duro, médio e macio). Os
pilotos possuem cinco jogos de pneus para seco e dois para molhado por evento
- Performance: 300 km/h de velocidade máxima
- DRS
Os pilotos podem usar o Sistema de Redução de Arrasto (DRS) como desejarem
dentro das zonas DRS designadas durante os treinos livres e classificação.
Durante as corridas, no entanto, os pilotos só poderão ativar o DRS dentro das
zonas designadas quando estiverem a menos de um segundo do carro da frente no
ponto de detecção.
Além disso, durante a disputa, o DRS estará disponível para uso após duas
voltas, a menos que seja decidido de outra forma pelo diretor de prova, devido
às más condições climáticas ou bandeiras amarelas nas zonas DRS designadas.
As zonas DRS serão as mesmas usadas na Fórmula 1, em todos os circuitos do
calendário.
As mesmas regras de segurança se aplicam: o DRS é desativado no final das zonas
designadas e se o piloto usar os freios ou liberar o acelerador após a
ativação.