O automobilismo brasileiro voltará a ter um representante
fixo na Indycar em 2026. Caio Collet, vice-campeão da Indy NXT nesta temporada,
foi anunciado como piloto da AJ Foyt Racing para conduzir o Chevrolet #4. O
projeto contará com o patrocínio principal da Combitrans Amazônia, empresa
brasileira de logística.
A chegada de Collet à principal categoria de monopostos dos
Estados Unidos marca o retorno do Brasil à Indy em tempo integral após uma
temporada de ausência - o último piloto a competir regularmente havia sido em
2024.
A partir de 2026, o país voltará a ter representantes
simultaneamente nas duas maiores categorias do planeta, com Gabriel Bortoleto
na Fórmula 1 e Collet na Indycar, algo que não acontecia desde 2017, com Felipe
Massa, Hélio Castroneves e Tony Kanaan.
Com 23 anos, o paulista construiu uma trajetória consistente
e vencedora desde o kart, com destaque para o terceiro lugar no Campeonato
Mundial de 2015. Sua estreia nos monopostos aconteceu em 2017, na Fórmula 4 dos
Emirados Árabes Unidos, e já na temporada seguinte ele conquistou o título da
Fórmula 4 Francesa, vencendo 7 das 21 corridas. O desempenho chamou a atenção
da Renault Sport Academy, programa de jovens pilotos da montadora, que passou a
apoiar sua formação internacional.
Nos anos seguintes, Collet competiu na Fórmula Renault
Eurocup – onde foi vice-campeão em 2020 – e na Toyota Racing Series, além de
disputar três temporadas na FIA Fórmula 3 sempre terminando no top10, com
direito a vitórias em Hungaroring, Zandvoort e Spa-Francorchamps bem como
pódios regulares e pole-positions. Em 2024, atuou como piloto reserva e de
simulador da Nissan Formula E Team, e disputou a rodada dupla de Portland no
lugar de Oliver Rowland.
No mesmo ano, iniciou sua jornada nos Estados Unidos pela
HMD Motorsports, uma das forças na Indy NXT. Em sua temporada de estreia,
conquistou uma vitória dominante em Mid-Ohio e terminou o campeonato em
terceiro, assegurando o Rookie of the Year. Em 2025 se firmou como um dos
principais nomes da categoria: venceu em Road America e duas vezes em Laguna
Seca, somando três vitórias, três poles, nove pódios, doze top-5 e treze top-10
em 14 corridas, desempenho que o levou ao vice-campeonato.
A AJ Foyt Racing, que receberá o brasileiro em 2026, é uma
das equipes mais tradicionais da história da Indycar. Fundada pelo lendário
A.J. Foyt, primeiro piloto a vencer as 500 Milhas de Indianápolis quatro vezes,
a escuderia acumula mais de 50 vitórias e sete títulos na categoria e preparou
carros para outros pilotos brasileiros ao longo de sua história, casos de Tony
Kanaan, Marco Greco, Airton Daré, Felipe Giaffone, Vitor Meira e Matheus Leist.
Atualmente sob o comando de Larry Foyt, combinando tradição
e estrutura moderna, a equipe atingiu metas ambiciosas nos últimos anos com
novos parceiros técnicos e programas de desenvolvimento voltados a jovens
talentos, cenário no qual a chegada de Collet se encaixa como parte de um novo
ciclo de crescimento.
O projeto é ancorado com suporte da Combitrans Amazônia, que
será a patrocinadora principal do carro #4. A companhia oferece soluções
integradas de transporte rodoviário e fluvial para o escoamento de produtos da
Zona Franca de Manaus, destacando-se por seu modelo intermodal e pela inovação
tecnológica das balsas SW (Swimming Warehouse).
Com sede administrativa em Orlândia (SP), escritório
comercial em São Paulo (SP) e operações nos portos de Manaus (AM) e Belém (PA),
a Combitrans atua em todo o território nacional com foco em eficiência e
sustentabilidade logística.
Collet já iniciou sua adaptação à nova categoria, com testes
bem-sucedidos em Mid-Ohio e no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
A temporada 2026 terá início no dia 1º de março, em St.
Petersburg, na Flórida, e contará com 17 etapas, com destaque para a mítica
prova de 500 Milhas de Indianápolis, em maio.
“É a realização de um sonho chegar a uma vaga de titular
na Indy e motivo de orgulho e responsabilidade pilotar para a AJ Foyt Racing. Sou
muito grato ao Larry Foyt pela oportunidade. Agradeço ao Marcelo Camargo por
confiar no projeto e à Combitrans pelo apoio decisivo. Estou diante de uma
oportunidade única na carreira e sou muito grato a todas as equipes, mecânicos,
engenheiros e patrocinadores com quem pude aprender desde o kart. Muitas
pessoas estiveram comigo nessa trajetória, especialmente o Gastão Fraguas, que
me acompanhou desde o kart, esteve comigo na Europa e foi fundamental na
transição para os EUA. A Indy é uma categoria de tradição no Brasil e fico
contente de levar nossa bandeira de volta ao grid em 2026”, disse Caio
Collet.
