publicidade
21/05/2022 14:37

Caio Collet foi terceiro em Barcelona e comemorou seu primeiro pódio na atual temporada da Fórmula 3


Foto: Dutch Photo Agency

Caio Collet (D) conquistou seu primeiro pódio na atual temporada da Fórmula 3


Com uma pilotagem segura e bom gerenciamento de pneus, Caio Collet conquistou na manhã deste sábado em Barcelona seu primeiro pódio na atual temporada da FIA Fórmula 3. Único brasileiro do grid, o piloto da Alpine Academy largou em quinto, fez duas ultrapassagens no fim da reta e terminou a Sprint Race em terceiro lugar.

Foi o primeiro pódio do competidor do carro #10 da equipe MP Motorsport na temporada, justamente na pista onde em 2021 ele obteve seu primeiro troféu na categoria.

Favorecido por uma punição imposta a um concorrente forçado a largar do box por não levar o carro para pesagem no quali, Collet alinhou sua máquina na quinta posição do grid. Ele largou com segurança e na curva 3 chegou a emparelhar por dentro com o americano Kaylen Frederik disputando o quarto lugar ao mesmo tempo em que se defendia do ataque da Prema do britânico Oliver Bearman.

O pelotão então se acomodou e o vice-campeão da Fórmula Renault Supercup em 2020 e campeão da Fórmula 4 Francesa em 2018 tratou de manter Frederik dentro do alcance para usar DRS a partir da volta 5.

Depois de contornar melhor que o concorrente a chicane da entrada da reta de chegada, Collet entrou mais lançado que Frederik na abertura da volta 13 e, com o uso do DRS, mergulhou por dentro na freada da curva 1 para assumir a quarta posição.

O americano Juan Manuel Correa era o próximo, com cerca de 2s de vantagem sobre o brasileiro. Gradualmente a margem foi caindo, até que no fim da reta Caio atacou por fora na volta 17. O concorrente se defendeu, mas o carro #10 veio ainda mais colado na volta seguinte. Correa novamente se posicionou para defender a linha interna, mas antes mesmo da zona de frenagem e mais uma vez com o uso do DRS, o brasileiro passou por fora e assumiu a terceira posição.

E assim ele levou até a bandeirada, para acompanhar no pódio o espanhol David Vidales, vencedor da prova, e o americano Jak Crawford, segundo colocado.

Com o terceiro lugar no sábado em Barcelona, Collet conquistou mais 8 pontos e avançou para 15º na tabela de pontos, com o total de 12. Neste domingo ele larga em sétimo na Feature Race, prova com previsão de 24 voltas, que tem largada marcada para 5h05 e transmissão ao vivo pela Bandsports para o Brasil.

“Foi uma boa corrida e é bom estar de volta ao pódio. É um alívio também e uma injeção de ânimo para mim e para a equipe. As duas primeiras etapas da temporada foram um pouco conturbadas e não terminamos corridas. Claro que o pódio é uma motivação para mim e para o time e esperamos continuar entre os primeiros”, disse Caio Collet.

Fonte: Luís Ferrari

  • Não há comentários cadastrados até o momento!