publicidade
05/08/2010 15:08

Calor deverá ser o maior desafio para Rafael Suzuki em Motegi

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante


Pela segunda vez no ano, o circuito de Motegi - a cerca de 150 km de Tóquio - recebe o Campeonato Japonês de Fórmula 3. Dessa vez, os pilotos realizam nessa pista a 9ª e a 10ª etapas da temporada, marcadas para o próximo final de semana (07 e 08/8). E para o brasileiro Rafael Suzuki, a rodada é aguardada com a expectativa de mais uma vez estar na briga pelas vitórias, como aconteceu nas duas últimas etapas disputadas em Fuji.

"Continuamos desenvolvendo o carro, mas especialmente nas últimas provas em Fuji, conseguimos encontrar um setup que se encaixa com meu estilo de pilotagem. Funcionou lá e tenho certeza que fará efeito em outras pistas", comentou Rafael, terceiro colocado no campeonato a dois pontos da vice-liderança. "Para essa etapa de Motegi ainda vamos contar com algumas novidades que a equipe desenvolveu. A principal é uma nova tampa do motor, que vai melhorar a aerodinâmica do carro e a refrigeração", completou o piloto da equipe Petronas Tom’s.

Em pleno verão japonês, o calor deve ser o maior desafio para os pilotos no próximo final de semana. A previsão do tempo estima temperatura ambiente na casa dos 35ºC durante a rodada. "Correr com uma temperatura tão alta é um desafio físico e também para administrar o equipamento. Exige um maior cuidado para evitar quebras", destacou Suzuki.

O circuito de Motegi conta com um traçado misto de 4.801 metros de extensão e também um oval. Está entre as principais pistas do Japão por receber, além das competições nacionais, provas dos mundiais de MotoGP e Fórmula Indy. Porém, a pista estreita é um desafio para as ultrapassagens e torna o treino classificatório ainda mais importante para as pretensões dos pilotos.

Completamente recuperado - Às vésperas da rodada em Motegi em maio deste ano, valendo a 3ª e 4ª etapas do campeonato, Rafael Suzuki sofrera um acidente de bicicleta no qual sofreu uma fissura no osso acima do supercílio direito. Correndo sob observação médica, o brasileiro fechou aquela rodada com um quarto e um quinto lugares. E agora volta ao circuito completamente recuperado e pronto para brigar pelas vitórias.

"O acidente de bicicleta naquela etapa me atrapalhou bastante. Foi na semana da corrida e eu não estava em boas condições físicas. Agora, além de recuperado, estou também mais confortável com o carro e a categoria. Tenho certeza que será um grande final de semana", apontou Rafael Suzuki.

Os treinos livres para a etapa de Motegi da Fórmula 3 Japonesa começam nesta sexta-feira no Japão - ainda noite de quinta-feira no horário de Brasília.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!