O paranaense Claudio Cantelli Jr (Agrícola Cantelli) foi um dos grandes destaques do Campeonato Pan-Americano de Kart, disputado na última semana no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis (SC).
Desde cedo apontado como um dos pilotos que poderia brigar pelo título, Cantelli Jr. não decepcionou e, depois de estar sempre entre os primeiros colocados nos treinos oficiais, cravou a pole position na principal categoria do kartismo sul-americano, a Sudam. Seu tempo, de 37.256, passou a ser também o recorde oficial da pista catarinense.
Depois de três provas classificatórias, que atribuíam pontos negativos aos pilotos conforme sua posição de chegada em cada uma delas, Cantelli Jr. terminou na 10a colocação, fruto de um 14o, um 3o e uma vitória. “O balanço das classificatórias já era muito bom. Foi uma pena o acidente com um concorrente, que acabou fazendo com que eu rodasse e terminasse a prova em 14o”, explicou Cantelli Jr. “Mas na Pré Final consegui me recuperar muito bem e já estava outra vez na briga pelo título”, complementou.
E realmente Cantelli Jr. se recuperou na Pré Final, prova que antecedia a Final e que determinou a ordem de largada para a grande decisão. Fazendo a melhor volta da prova, Cantelli Jr. ultrapassou sete concorrentes para terminar a Pré Final em terceiro lugar, confirmando mais uma vez que poderia lutar pelo inédito título de Campeão Pan-Americano.
“Foi uma prova fantástica. Deu tudo certo, fiz boas ultrapassagens e confirmei que estava com um bom equipamento para disputar o título. Agora só faltava a Final”, disse o piloto, que compete na Fórmula Renault e que fez uma linda ultrapassagem sobre dois fortes concorrentes na parte mais lenta da pista.
Na largada da Final, com previsão de 29 voltas, Cantelli Jr. procurou não envolver-se em acidentes e manteve-se na terceira posição. Seguindo sua estratégia, fez uma prova conservadora nas primeiras voltas, buscando poupar equipamento, já que tinha pela frente uma prova relativamente longa para os padrões dos karts 125cc.
A partir da 8a volta, o piloto da Agrícola Cantelli resolveu atacar e começou a diminuir a diferença para os dois primeiros colocados, Rafael Suzuki e Felipe Guimarães. Aos poucos, aproximou-se de Felipe Guimarães, para, no final da reta, assumir a segunda colocação na prova. Quando já começava a atacar o líder, Rafael Suzuki, foi traído pelo plástico da bolacha do virabrequim, que causou o travamento de seu motor no mesmo ponto onde havia ultrapassado Guimarães uma volta antes.
“Fiquei bastante decepcionado na hora, afinal eu já estava começando a chegar no Suzuki, que liderava a prova e certamente teria sido o campeão”, disse Cantelli Jr, lembrando que Suzuki acabaria por sair da pista, deixando o título com Felipe Guimarães, a quem ele havia ultrapassado uma volta antes de abandonar. “Mas tudo bem. Mais tarde eu vi que fiz um belo trabalho em todo o Pan e se não ganhei na pista, moralmente estou muito satisfeito”, finalizou.