Mais jovem campeão brasileiro de kart da história - com o título conquistado em 2006, aos sete anos de idade -, o mato-grossense Gabriel Sereia tem um currículo digno de um veterano na modalidade-base do automobilismo. Entre os vários desafios e novidades que enfrentou na carreira, o piloto do Mato Grosso faz sua estreia em uma importante competição neste final de temporada.
Mas a corrida, agora, é fora das pistas. Sereia é um dos indicados ao Capacete de Ouro 2010 na categoria Revelação, destinada a jovens competidores do kart. O prêmio é um oferecimento da editora Motorpress Brasil através da Revista Racing - principal publicação sobre automobilismo do pais.
Gabriel tornou-se finalista após encerrar a primeira fase da premiação sendo o único a conquistar o máximo de pontos possíveis (100) em sua categoria. Entre os meses de fevereiro e outubro, todos os pilotos que disputaram as principais competições de kart no Brasil marcaram pontos para o Capacete de Ouro, e nessa fase Gabriel foi imbatível.
Ele fechou o período de classificação descartando ainda sete outras notas máximas, o que significa que poderia ter somado 170 pontos no período caso não houvesse descartes, um resultado único na categoria Revelação e um dos melhores de todos os tempos no Capacete de Ouro.
A indicação para o prêmio coroa uma temporada de grandes resultados do piloto mato-grossense, marcada por um incidente que o tirou das pistas por quase 60 dias na metade do ano.
Nas competições regionais, Gabriel conquistou um título e um vice-campeonato na Copa São Paulo Granja Viana, torneio em que subiu 16 vezes ao pódio, com sete vitórias. Ele faturou a categoria Cadete e ficou com a segunda colocação na Super Cadete - que se diferencia da primeira apenas pela potência (maior) dos motores.
Na Super Cadete Gabriel competiu apesar de ainda ter idade para estar na Cadete, apenas como forma de preparação para a temporada 2011. Para efeito de comparação, sua incursão no universo dos karts de motores dois tempos pode ser comparada à estreia de um jogador do time de Juniores no grupo dos profissionais do futebol.
Ainda em São Paulo, mas na Copa Light de Kart, Gabriel liderou todas as fases do campeonato e chega para a etapa decisiva – neste sábado (4) - precisando apenas de um oitavo lugar para garantir o título da categoria Cadete.
A temporada 2010 ainda foi de novas experiências para Gabriel Sereia em competições internacionais. No mês de agosto ele ficou entre os cinco melhores do Campeonato Sul-Americano, disputado no Rio Grande do Sul e no qual foi pole-position da corrida decisiva. Dois meses depois, Sereia estreou no berço do kartismo mundial, disputando o Easy Kart International Grand Finals em Castelletto di Branduzzo, na Itália.
O ano de vitórias e novas experiências pode ser coroado no próximo dia 13 de dezembro, quando a Revista Racing anuncia os vencedores do Capacete de Ouro em sua tradicional cerimônia de final de ano, em São Paulo.