Finalmente a nova geração de pilotos brasileiros terá uma
nova e excelente opção para o desenvolvimento dos jovens talentosos esportistas
do automobilismo nacional. A Linardi Sports, empresa que atua no automobilismo
brasileiro há 30 anos, lança no próximo dia 2 de maio em São Paulo a Fórmula
Academy Sudamericana, com sete provas em território brasileiro. O objetivo da
categoria é garantir o próximo passo na difícil carreira dos pilotos
recém-saídos do kart na busca pelo topo do esporte mundial.
A Fórmula Academy Sudamericana traz os monopostos já
conhecidos do meio automobilístico brasileiro, usados na Fórmula Futuro em 2010
e 2011, e na Fórmula 4 sul-americana, de 2014 a 2016. Os carros têm os padrões
de tecnologia e segurança europeus e norte-americanos e são construídos pela
fábrica francesa Signature seguindo os padrões da Federação Internacional de
Automobilismo (FIA).
O chassi Signatech é feito de fibra de carbono, com gaiola,
tanque de combustível, cintos e sistema de prevenção contra incêndios
fabricados na Europa e Estados Unidos sob licença da FIA. O motor de 1.8 litro
e 16 válvulas tem 160 HP, cárter seco, injeção eletrônica e acelerador
eletrônico, acoplado à uma transmissão SADEV de cinco velocidades sequencial,
também de fabricação francesa.
A Fórmula Academy Sudamericana surgiu também de uma parceria
com o piloto e promotor argentino radicado no Uruguai, Gerardo Tato Salaverria,
que passou os direitos dos carros da extinta Fórmula 4 sudamericana para a
Linardi Sports. “Estou feliz por ver
esses carros com tecnologia atual correndo novamente no país conhecido como um
dos melhores celeiros de talentos no automobilismo. Tenho certeza que os
pilotos brasileiros ficarão felizes com a novidade”, comemora Gerardo
Salaverria.
Novo conceito promocional no Automobilismo Brasileiro – A
grande novidade da Linardi Sports, empresa que teve equipes nas maiores
categorias brasileiras, será o formato das provas do calendário que passará por
vários autódromos do país. Muito semelhante aos eventos do automobilismo
norte-americano, a Fórmula Academy Sudamericana trará um novo conceito para o
público que curte as emoções de disputas em alta velocidade. Na programação de
algumas provas deste ano da Fórmula Academy Sudamericana a Linardi Sports promoverá
uma serie de atrações para toda a família e amigos do aficionado em esporte a
motor.
As atrações começam pela parceria com uma das mais famosas
duplas da música brasileira: Fernando e Sorocaba. “Nosso projeto promove a corrida como um evento de entretenimento nos
mesmos moldes do automobilismo norte-americano. Pretendemos colocar atrações
dentro do autódromo no final de semana das provas onde o público poderá se
divertir com seus familiares”, conta animado o promotor Linneu Linardi da
Linardi Sports.
Cobertura de Televisão – A Fórmula Academy Sudamericana terá
a transmissão do canal especializado BandSports com a prova e imagens editadas
para ir ao ar no domingo seguinte ao da prova. Todas as corridas terão
apresentação dos pilotos, equipes e seus patrocinadores na abertura da
transmissão, garantindo o retorno televisivo dos patrocinadores de cada piloto.
“A Fórmula Academy
Sudamericana pretende ocupar a lacuna que existe há alguns anos no
automobilismo brasileiro que hoje ainda tem categorias com custos perto de 1
milhão de reais ou mais. Nossa intenção é profissionalizar cada vez mais o
esporte e dar oportunidade aos jovens pilotos para desenvolverem o potencial
que adquiriram com o kart”, lembra o promotor Linneu Linardi. Com
participações em várias categorias como a Fórmula Atlantic nos Estados Unidos,
Stock Car Light e Mercedes-Benz Challenge no Brasil, o promotor frisa que o
interesse da categoria é acima de tudo o piloto. “A peça principal para nós é o piloto e faremos tudo para a promoção do
talento de cada um na pista”, completa Linneu Linardi.
A Fórmula Academy Sudamericana utilizará o sistema de
monogestão, que proporcionará condições técnicas iguais para todos os pilotos,
como logística, suporte em pista, organização e manutenção, para garantir ao
piloto as melhores condições para treinos e corridas do fim de semana.
O formato dos finais de semana conta com treinos livres e
classificatórios e duas corridas. O grid da segunda prova tem os seis primeiros
colocados na primeira com inversão de posições. O sistema de pontuação segue o
critério da Fórmula 1: 1º 25 pontos, 2º 18, 3º 15, 4º 12, 5º 10, 6º 8, 7º 6, 8º
4, 9º 2, 10º 1 ponto. A melhor volta e o pole position de cada corrida recebem
um ponto.
O CARRO
Chassi – Projetado e construído com padrões de tecnologia e segurança da FIA:
chassi Signatech de fibra de carbono, bicos, gaiola, tanque de combustível,
cintos, sistema de prevenção contra incêndios, todos feitos na Europa e nos EUA
sob licença da FIA.
Motor – 1.8 de 16 válvulas 160 HP, cárter seco, injeção
eletrônica e acelerador eletrônico.
Câmbio – SADEV de cinco velocidades sequencial.
Volante – Semelhante ao das principais categorias mundiais,
sensores de aquisição de dados de parâmetros de motor, força G, longitudinal e
transversal, velocidade, posição do volante, posição do acelerador e pressão
dos freios.
Freios – Marca Alcon, de fabricação inglesa com discos
ventilados nas quatro rodas.
CALENDÁRIO (rodadas duplas)
20/05 Interlagos – SP – 1ª etapa
10/06 Cascavel – PR – 2ª etapa
22/07 Londrina PR – 3ª etapa
19/08 Curitiba ou SP – 4ª etapa
23/09 Campo Grande – MS – 5ª etapa
14/10 Velo Cittá – RS – 6ª etapa
25/11 Interlagos – SP – 7ª etapa
09/12 – Montevideo – UY – 8ª etapa