Após a grande estreia em 2024, a Regional Cup segue no
Brasil e terá sua 2ª edição em 2025 com as categorias OK Júnior FIA, OK FIA e
MINI.
Organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo
(CBA), a competição tem total apoio da Federação Internacional de Automobilismo
(FIA), que confiou ao Brasil a oportunidade de ser a sede da primeira Regional
Cup na América do Sul, graças à força e tradição do kartismo no país.
A Comissão Nacional de Kart (CNK) da CBA divulgou nesta
quinta-feira (27) alguns detalhes da 2ª edição e as datas e locais da primeira
classificatória e da Final. As demais etapas classificatórias serão divulgadas
em breve.
Os regulamentos seguem as principais bases de 2024, com
motores sorteados e os pilotos utilizando seus próprios chassis. Na OK Júnior e
OK FIA, os competidores usarão os motores que foram enviados pela FIA para a
Regional Cup no ano passado. Já na MINI, os pilotos passarão a utilizar os
motores Vortex.
Ainda como em 2024, as categorias OK Junior e OK FIA irão
classificar 16 pilotos para a disputa da Final e a MINI terá 12 finalistas. Os
regulamentos técnico e desportivo também estarão disponíveis nos próximos dias.
Para as categorias OK Júnior e OK FIA, a primeira seletiva
será realizada no dia 29 de março no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP),
dentro da Copa São Paulo Bradesco KGV.
A última etapa classificatória das três categorias (OK
Júnior, OK FIA e MINI) e suas finais serão disputadas no Kartódromo
Internacional de Imperatriz, no Maranhão, no dia 23 de agosto e acontecerá
junto com a 8ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart Endurance, com as
categorias Endurance F4 e Cadete também na pista maranhense.
Entre os dias 24 e 25, será realizada a Final da Regional
Cup. Além disso, na categoria OK FIA, após a decisão, os melhores colocados
também participarão da Seletiva OK N, com mais um título em disputa.
A CBA também já confirmou as premiações para os campeões da
Regional Cup 2025 e, como no ano passado, será uma das maiores do kartismo
nacional.
Os três campeões passam a integrar a Academia CBA de
Pilotos. O vencedor da MINI disputará o ROK SuperFinal 2025, entre os dias 13 e
18 de outubro, em Lonato, na Itália, com vaga, inscrição, kart completo
(chassis + motor) e um jogo de pneus como prêmios.
Na OK Júnior e OK FIA, os campeões de cada uma delas
ganharão a isenção na taxa de inscrição e todo equipamento para a disputa do
Mundial FIA em suas respectivas categorias, entre os dias 11 e 14 de setembro,
em Kristianstad, na Suécia.
Já o campeão da Seletiva OK N receberá a mesma premiação,
mas para a disputa da Copa do Mundo OK N, entre os dias 25 e 28 de setembro, em
Cremona, na Itália.
“A Regional Cup Brasil chegou para ficar e estamos muito
felizes em poder anunciar a continuidade das premiações, que sem dúvida são
muito importantes para os pilotos brasileiros”, comentou Rubens Carcasci,
presidente da CNK.
“Todos nós sabemos o esforço que o presidente da CBA
Giovanni Guerra fez desde o início para que o campeonato acontecesse aqui e
temos certeza de que ele crescerá ainda mais este ano. A edição de 2024 já foi
um grande sucesso, dando a chance aos nossos pilotos, bem como alguns
competidores sul-americanos, de correrem em seu continente com os mesmos
equipamentos utilizados nos principais campeonatos da Europa e no Mundial.
Vamos seguir trabalhando para que a Regional Cup evolua cada vez mais no
Brasil”, completou Carcasci.
Criada por Felipe Massa em 2021, quando o piloto ocupava a
presidência da FIA Karting, a Regional Cup contou desde a sua concepção com o
apoio de Giovanni Guerra, que trabalhou nos últimos anos para a viabilização do
evento no Brasil, tendo suporte de importantes dirigentes do esporte, como
Mohammed bin Sulayem, presidente da FIA, Fabiana Ecclestone, vice-presidente da
FIA para o Esporte na América do Sul, Simone Perego, ex-diretor de campeonatos
da FIA Karting, Bruno Famin, também membro da FIA Karting, e Ricardo Gracia,
proprietário do Speed Park e parceiro da CBA na utilização estratégica dos
motores OK enviados para a competição.
A FIA enviou ao país os mesmos motores OK, que os pilotos
utilizam no Europeu e Mundial, tornando possível alcançar o principal objetivo
da Regional Cup: possibilitar que os kartistas possam correr em seu próprio
país com os mesmos motores e regras dos campeonatos mundiais, o que facilita
seu aprendizado, reduzindo substancialmente os custos para a disputa de um
evento fora do país, onde normalmente o piloto chega sem ter familiaridade com
o equipamento e necessita de mais tempo para adaptação.
Os campeonatos de kart organizados pela Confederação
Brasileira de Automobilismo contam com o patrocínio do Banco BRB, o
'Patrocinador Máster do Automobilismo Brasileiro'.