A Fórmula Júnior, campeonato de monopostos realizado no Rio Grande do Sul e que é destinado a pilotos sem experiência em competições em pista de asfalto, deverá ter um aumento no número de carros no grid, que atualmente conta com 15 monopostos por bateria.
A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e a Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), em conjunto com os promotores da categoria, Cláudio Fontoura e Neco Fornari, trabalham visando a campanha da temporada de 2014 e um possível aumento no número de carros ainda para este ano. A realização da Seletiva para 2014 nos dias 20 e 21 de julho no circuito de Santa Cruz do Sul recebeu pilotos de cinco estados, que tiveram contato com o monoposto considerado a sensação para quem hoje sai do kart e pretende passar para o automobilismo.
Enquanto pilotos que já disputam a primeira temporada da categoria escola fizeram mais um treino coletivo, os novos candidatos receberam orientações de profissionais gabaritados no primeiro contato com o carro da Fórmula Júnior. "É uma categoria que tem treinos coletivos e orientações constantes de profissionais para que o piloto tenha mais horas de banco em carros de corridas", lembra o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro.
Depois da Seletiva de Santa Cruz do Sul, o responsável pela parte técnica da Fórmula Junior Neco Fornari saiu por vários estados do Brasil, onde por indicação da CBA está resgatando novos fórmulas em oficinas de preparação de carros de corrida.
Os carros construídos em chassi tubular com suspensão independente e motorização 1.4 com câmbio Hewland de 4 marchas, estão sendo preparados por profissionais experientes do estado "berço dos fórmulas", como define Cleyton Pinteiro.
Para Pinteiro, não se tem dúvida de que a receita montada entre a CBA e a FGA busca atender a necessidade do automobilismo brasileiro na formação de pilotos de monopostos. Tanto o presidente da CBA como o presidente da FGA Carlos de Deus, acreditam que a Fórmula Júnior deve permanecer em âmbito regional por enquanto.
"Ainda é cedo para se pensar em certame nacional, o mais importante é termos a categoria com o custo baixo e acessível. E com a administração de pessoas competentes e honestas para que haja sempre uma competição justa entre os jovens pilotos que estão começando suas carreiras", explica o presidente da FGA, Carlos de Deus.
"Esse é o princípio da nossa categoria de base. Quem sabe em breve passaremos a mesma receita para outros estados brasileiros", se anima o presidente da CBA. que lembra que foi no Rio Grande do Sul que em 1971 a comunidade do esporte a motor comprou vários monopostos Binos construídos por Luiz Antonio Greco para lançar a Fórmula Ford brasileira.
Próximas provas da Fórmula Junior:
18 agosto - Santa Cruz do Sul
22 de setembro - Guaporé
20 outubro - Velopark
17 de dezembro - Tarumã