Principal novidade do Grupo 2 da 57ª edição do Campeonato
Brasileiro, a categoria Mini 2T estreou mostrando grande equilíbrio e teve
total aprovação de pilotos e equipes que participaram da competição no início
do mês no Circuito Internacional Paladino, no Conde (PB).
Criada pelo empresário Ricardo Fávaro, da MotorBiz Marketing
Esportivo, a categoria foi incorporada ao principal evento do kartismo
nacional, organizado pela CBA, com o intuito de apresentar os motores 2 tempos
mais cedo para os pilotos entre 9 e 11 anos, alinhado com o que é feito na
Europa e proporcionando um aprendizado mais rápido.
A estreia foi tão positiva que a Mini 2T já está confirmada
em todas as competições nacionais organizadas pela CBA em 2023: Campeonato
Brasileiro, Copa Brasil e FIA Regional Cup.
“Desde o início, apoiamos a chegada da Mini 2T para
atender o interesse de pilotos nesta faixa etária, que já queiram acelerar com
motores 2 tempos ou tenham a intenção de se desenvolver para competir fora do
Brasil. Mas, como disse desde o início, ela não elimina a Cadete. Será apenas
mais uma opção, com uma motorização diferente. O retorno no Paladino foi
bastante positivo e, por isso, vamos dar sequência com a categoria no ano que
vem”, declarou Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart da
CBA.
Oito kartistas participaram da Mini 2T no Paladino e as
provas tiveram boas brigas e grande equilíbrio. Pilotos já experientes nos
motores de 2 tempos como Lourenço Varela, Bernardo Leal e Daniel Rebouças
travaram disputas acirradas com outros kartistas com pouca ou nenhuma vivência
nesse tipo de equipamento, como Nicolas Guth, Marcelo Ferreira, Igor Maia,
Pedro Montarroyos e Lucas Ferreira.
Ao final da disputa, a experiência de Varela prevaleceu e o
catarinense tornou-se o primeiro Campeão Brasileiro da Mini 2T, seguido por
Leal (Pernambuco), Rebouças (Rio Grande do Norte), Guth (Rio Grande do Sul),
Maia (Maranhão), Lucas Ferreira (São Paulo), Montarroyos (Pernambuco) e Marcelo
Ferreira (Paraíba).
Utilizando equipamentos sorteados pelos organizadores,
garantindo assim o equilíbrio na disputa, os pilotos e equipes puderam
trabalhar durante a semana e desenvolver o melhor acerto dos karts e regulagem
dos carburadores ao longo dos treinos e corridas para, na grande final, atingir
o melhor da performance.
Comparando as melhores voltas dos cinco pilotos mais rápidos
na corrida final da Mini 2T, a diferença de tempo entre o kartista com a volta
mais rápida e o com a quinta melhor volta foi de exatos 71 milésimos de
segundo, a menor diferença anotada entre as 25 categorias que compuseram o
Campeonato Brasileiro nos dois grupos, quando feita a mesma comparação.
“Estamos muito felizes com o resultado em relação à
equalização dos equipamentos e feedback dos participantes e CBA. Pilotos de
todo o Brasil estão entrando em contato conosco, buscando informações e
confirmando a participação na categoria em 2023”, comemorou Fávaro.
“Nas últimas duas décadas, a grande maioria dos jovens
pilotos brasileiros foi formada com base nos motores de 4 tempos. Desenvolvemos
a Mini 2T com um equipamento nacional, com custo baixo, manutenção simples e
performance alinhada com o equipamento usado na Europa. Nossa intenção é
atender a uma parcela destes pilotos que pretende seguir carreira nos karts de
2 tempos, no Brasil, Estados Unidos ou Europa”, lembrou Fávaro.
O motor utilizado na Mini 2T é da fabricante KTT Karts, sediada
em Itu, no interior paulista. É baseado no motor KPS15 da marca, com diversas
modificações para redução da potência para cerca de 12cv. As principais
modificações foram a substituição do cilindro e cabeçote, antes refrigerados a
água, por um refrigerado a ar, eliminando todo o sistema de refrigeração,
composto por radiador, bomba d´água e mangueiras. Além disso, configurações
internas e um escapamento dimensionado são os responsáveis pelo ajuste de
potência.
“Conversamos frequentemente com parceiros na Europa e
coletamos dados das corridas da categoria que nos inspira, a 60 MINI europeia.
Com informações sobre velocidades máximas, tempos de voltas e diferenças de
tempo entre a 60 MINI e a OK Junior, calibramos nosso motor para ser o mais
próximo possível do equipamento deles”, lembrou Fávaro.
Os calendários oficiais das competições de kart da CBA serão
divulgados em breve, com datas, praças e formatos.
O 57º Campeonato Brasileiro de Kart contou com o patrocínio
do Banco BRB e MG Tires.