publicidade
02/11/2011 07:58

CBA amplia ações para formar novos pilotos para o automobilismo mundial

Fonte: Lilian Christine



A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) está ampliando as ações de incentivo à formação de novos pilotos brasileiros capacitados para disputar a categoria de maior visibilidade do automobilismo mundial. Entre as iniciativas estão prêmios de 70% do valor necessário para um piloto campeão de kart participar de uma temporada da Fórmula Futuro.

Segundo Paulo Gomes, ex-piloto, diretor de Marketing da CBA, a atual gestão da Confederação está investindo muito na base do automobilismo nacional. “No Brasil não faltam talentos. A questão é promover o acesso dos pilotos às provas das diversas categorias, que têm custo muito elevado”.

Desde 2009, a CBA tem criado premiações e patrocinado campeões de kart - uma das principais formadoras de novos pilotos profissionais. Em julho desse ano, a Comissão Nacional de Kart (CNK) da CBA anunciou a realização da I Copa das Federações de Kart. O torneio, aberto aos dois primeiros colocados nos certames estaduais e interestaduais, será disputado no primeiro trimestre de 2012 e terá premiação no valor de R$ 100 mil.

A CBA tem negociado apoios para a formação de novos talentos para a categoria que consagrou pilotos campeões como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna. “Muitas empresas perceberam o alto retorno de ter sua marca ou produto vinculado ao automobilismo, porém são necessários investimentos na base do esporte para garantir sua sustentabilidade e a renovação de pilotos brasileiros na Fórmula 1”, afirma o diretor de Marketing da CBA.

A Fórmula Futuro, que tem como padrinho o piloto Felipe Massa, é uma categoria na qual a CBA está apostando como base para formação de novos talentos e que, por isso, terá o número de provas ampliado em 2012. Uma comissão da CBA irá, em dezembro, ao Espírito Santo para confirmar a realização de provas da Fórmula Futuro e de Línea (Fiat) no Circuito de Rua de Vitória, no ano que vem. O Kartódromo Internacional de Serra, na mesma cidade, caso realize obras exigidas pela CBA para garantir a segurança de pilotos, também poderá receber pelo menos uma competição de nível nacional em 2012.

Facilitar o acesso de pilotos à Fórmula 3 é outro objetivo da CBA. A categoria, que já formou vários pilotos de sucesso mundial, considerada uma das portas de entrada da Fórmula 1, apesar de fundamental para a carreira de um jovem piloto que queira chegar ao topo do automobilismo, tem custros altíssimos – um assento competitivo custa cerca de 400 mil euros -, e limita a participação de novos talentos.

  • 02/11/2011 09:36 Adilsonbaldin

    tudo isso eh muito bom,mas vcs deveriam olhar mesmo eh para o alto custo do kart muitos nao conseguem dar seguencia e para antes de ir para a categoria graduados por causa dos custos aiii se formam pilotos que tem dinheiro e nao talento por exemplo hoje no kart tem muitos pilotos de talento e nao tem dinheiro e muito menos patrocinadores pq? o kart nao tem a midia e os patrocinadores querem ver o nome na midia e nao interessa onde o piloto vai chegar ,, eu passo por isso , entao se formam pilotos filhos de empresarios com muito pouco talento e muitas da vzs o pai que quer e aiii os meninos de puro talento fica fora do automobilismo ,,, nao eh possivel vc disputar um campeonato na aldeia da serra e pagar 100,00reais por treino alguem deveria interferir nisso ,, ou tds estao levando vantagem e pensando soh no dinheiro e o pior os pais nao fazem nada ,, sendo que nos colocamos a mao no nosso bolso e ficamos parados sem fazer nada ,,, dinheiro ACABA muitos jah ficaram na MERDA ,,, eu com certeza nao,,,abraços.

  • 02/11/2011 10:20 Renato

    bom concordo com ele baixe o nivel de custo do kart e tera mais ainda talentos novo aqui vcs fazem campeonato para milhonario pense um pouco na europa não é assim e nem nos EUA é mais facil ir lá competir do q aqui enquanto vcs não mudarem essa atitude sempre vai ficar assim nunk vai melhorar

  • 02/11/2011 12:39 Haroldo Steuck

    Meus parabéns a CBA pelas novas iniciativas de incentivo para formação de novos pilotos, algo que deveria ser feito há muito tempo, eu acho que deveria ser feito alguma coisa, referente aos altos custos para graduar e manter um piloto no Kart. reuzir o valores de incrição, reduzir valores de chassis, não cobrar valores tão altos de aluguel de pista para treinos, talvez criar uma tabela nacional para treinos não oficiais, deveria ser proibido a cobrança de aluguel de pista para trinos oficiais. pneus muito carros homologar outras marcas para reduzir custos.
    cedula desportiva reduzir valor criar uma tabela nacional.